quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

DUVIDAR NÃO É SER CHATO, É SER LIVRE!

“Venham depressa, estou experimentando as estrelas!”

Eu acho essa frase do frei Dom Pérignon, no mínimo, perfeita, e diria mais, ela é “poética”, tão belíssima que se eternizou, mas é fake! Uma puta mentira perpetuada como a maioria da história antiga.

Dom Pérignon nunca disse isso. O monge que virou símbolo da Champagne morreu em 1715, mas a frase só apareceu em um anúncio de marketing impresso no fim do século XIX. Quase 200 anos depois.

Isso importa? Depende!

Se você gosta de romantizar a vida, não, mas se você quer entender o mundo como ele é, ou pelo menos, como foi de fato, deveria importar, e muito. Porque a verdade é que boa parte da história que a gente consome vem enfeitada, embalada, vendida, e, às vezes, inventada.

Tem gente que acredita porque viu num filme que dizia “baseado em fatos reais”. Tem gente que compartilha porque leu num post viral. Tem gente que repete porque aprendeu assim na escola, e tem gente, a minoria, que para tudo, coça a cabeça e pensa: “Será?”

Essa minoria pesquisa, pergunta, esmiúça, não engole qualquer história só porque parece bonita. Não se deslumbra com frases perfeitas. Não se rende a narrativas embaladas em laço de fita.

Moral da história?

Nem tudo que soa mágico é verdade, e nem tudo que é verdade soa mágico. Ah! Nem toda mentira é feia! Tem mentira que dança, brilha e encanta, mas continua sendo mentira. Então, da próxima vez que te venderem uma história pronta, com cheirinho de final feliz, pergunte antes: Quem contou isso? Por quê? Quando? Onde estão as provas?

Duvide, logo pesquise! Duvidar não é ser chato, é ser livre.

Duvide mais, pesquise sempre, romantize menos, e lembre-se: Até as estrelas que você “experimenta” podem ter sido só uma bolha de marketing.

Ah, e antes que eu me esqueça… alguém aí sabe o nome do gênio que descobriu o Brasil sozinho, com o mar calmo, o céu azul e o GPS espiritual apontando pra Bahia? Pois é… me avisa, porque até hoje ninguém achou os registros da galera que já morava aqui.

Fonte: https://champbrasil.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário