domingo, 2 de agosto de 2020

ATENTADOS

No ano de 1980 ocorreu um ataque terrorista o qual ficou conhecido como o Massacre de Bolonha. Foi na Estação Central, na manhã de sábado, 2 de agosto de 1980, que matou 85 pessoas e feriu mais de duzentas. 


O ataque foi materialmente atribuído à organização terrorista neofascista Nuclei Armati Rivoluzionari. As suspeitas de envolvimento do serviço secreto italiano surgiram pouco depois, devido ao uso de explosivos ​​para a bomba e o clima político em que o massacre ocorreu, mas nunca foi provado.

Às 10:25 uma bomba-relógio contida em uma mala abandonada foi detonada dentro de uma sala de espera da estação ferroviária que estava repleta de pessoas. A explosão destruiu a maior parte do edifício principal e atingiu um trem que estava esperando na primeira plataforma. Dois relógios estão afixados no prédio da estação: o da direita registra o horário local. O da esquerda está parado justamente às 10:25hs, como forma de lembrança perene daquela atrocidade.


A explosão foi ouvida a quilômetros da estação. O teto da sala de espera desabou sobre os passageiros, o que aumentou consideravelmente o número total de mortos. O ataque foi registrado como a pior atrocidade na Itália desde a Segunda Guerra Mundial.

Outra ocorrência mas sem danos maiores, ocorreu em 2016, desta vez nas proximidades de um dos mais importantes pontos turísticos de Bolonha, as Duas Torres. Uma estátua de São Petrônio, padroeiro da cidade que encontra-se na praça ‘di Porta Ravegnana’, exatamente abaixo de ‘As Duas Torres’, amanheceu com uma inscrição em árabe. A frase “Alá Akbar”, que significa “Deus é grande”, ocupou em grande medida a base da escultura. Para saber mais clique aqui.


O fato está intimamente ligado à um afresco existente na Basílica de San Petrônio considerado ofensivo ao Islã. É uma obra do Giovanni da Modena, no qual se representa o Profeta do Islã nu condenado ao inferno.

Em vista destes acontecimentos, a basílica tornou-se um dos locais mais vigiados de Bolonha. É ostensiva a presença de policiais à porta do templo, assim como de viaturas oficiais.



Pesquisando na internet toma-se conhecimento de que ao menos duas ações policiais frustraram ataques terroristas naquele local. A vigilância foi reforçada a partir dos ataques terroristas de Paris em 2015 à sede da Charlie Hebdo.

A Itália, assim como a Europa, é maravilhosa, mas tudo tem seu preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário