domingo, 21 de janeiro de 2024

RECEBENDO O TROCO

 

Fizemos de Treviso a nossa primeira base daquela viagem. Foi nossa primeira experiência nos hospedando num Agriturismo.

Depois do café da manhã fomos de carro até a estação ferroviária onde deixamos a "máquina" e compramos os bilhetes para ir de trem para Veneza. A pessoa que nos vendeu os bilhetes foi muito atenciosa. Sabendo que éramos brasileiros nos brindou com material turístico de Treviso.

Depois de meia hora até chegamos em Veneza, anotando que estava muito quente. A primeira providência, ainda na Estação, foi procurar o banheiro e logo veio uma dificuldade: Deveríamos pagar oitenta (80) centavos de euro, sendo que a catraca só abria mediante o prévio pagamento. A máquina aceitava moedas de 0,50, 0,20 e 0,10 centavos. Tínhamos apenas moedas de 1,00 euro. Até descobrirmos que havia uma máquina auxiliar ao lado que fazia a troca da moeda de maior valor, demorou um pouco. Mas, descoberta a novidade, fizemos o câmbio e nos aliviamos sem maiores problemas.

Passamos o dia caminhando e nos perdendo pelas ruelas da Sereníssima. No meio da tarde encerramos o passeio e nos preparamos para retornar.

A Estação Ferroviária é enorme e há linhas para as mais diversas localidades. Chegamos na estação passando um pouco das 17,00 hs. e por isto perdemos o trem. Na verdade chegamos em tempo. Ocorre que é preciso validar os tickets numas maquininhas que existem por todo lugar na estação. Demoramos para validar os nossos, eis que a máquina não estava funcionando direito. Um funcionário da estação teve dificuldades para validá-los para nós. Não sei se foi isto que atrasou o nosso embarque. Acho que mesmo assim não teríamos tempo para tal. Sem alternativas, restava esperar a próxima saída. Demoramos um pouco para identificar o nosso terminal, mas por fim encontramos e embarcamos no trem que vai em direção a Udine.

Para não errar, é preciso identificar o horário numas tabelas que existem afixadas no saguão. É bem semelhante ao sistema do Metrô de Paris. Identificado o ponto final (Udine no nosso caso), é preciso verificar se o seu destino faz parte do itinerário e então, tudo fica fácil.

Desembarcamos em Treviso, e ali mesmo na estação compramos uns sanduíches e coca-cola para comer no hotel, pois já sabíamos de antemão que o estabelecimento só oferece jantar nos finais de semana. Tive um pouco de dificuldades para pagar o estacionamento. Eu estava colocando o ticket do lado errado. Mas logo acertei. Como eu não sabia o valor total a pagar, coloquei uma nota de 20 euros e para minha surpresa recebi cerca de 12 euros de troco, tudo em moedas. Ou seja, todas as moedas que Lourdes tinha descartado durante o dia, retornaram com juros. (04.08.2009)

Um comentário:

  1. Meu nobre amigo e irmão Irineu, fizeste bem descrever essa visita à bela Veneza !
    Sabias que fui guia turismo em Veneza? Nossa guia não se sensentiu bem naquele dia,

    ResponderExcluir