quinta-feira, 12 de março de 2020

NÃO TROPECE NA LÍNGUA


COR BRANCA E GRAFIA DE HORAS E DATAS

--- Tenho uma dúvida quanto ao gênero da palavra branca na frase a seguir: Sugestão de cor: BRANCA. Já vi a mesma frase escrita Sugestão de cor: BRANCO. Qual o correto? Sônia M. T. da Silva

Existem as duas possibilidades.

1) Sempre que você coloca a palavra “cor” junto da própria cor, é preciso fazer a flexão masculino/feminino ou singular/plural, porque aí você está usando um adjetivo (amarelo, azul, branco, castanho, lilás, marrom, preto, roxo, verde, vermelho), que deve  concordar com o substantivo. Exemplos:
  • Sugiro que você opte sempre pela cor branca.
  • A cor roxa não fica bem na decoração, a não ser em detalhes.
  • Fez uma seleção de várias cores vermelhas.
  • As cores amarelas não lhe caem bem.
2) Por outro lado, as cores são também usadas como substantivos do gênero masculino: (o) branco, (o) verde, (o) vermelho, (o) amarelo etc. É o caso de:
  • Prefiro o branco ao preto.
  • Esse roxo não caiu bem no sofá da sala.
  • O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
  • Vermelho é sua cor preferida.
Posta a questão dessa maneira, vemos que a concordância gramatical com a palavra “cor” tem de ser “branca” (adjetivo singular feminino concordando com substantivo singular feminino); todavia, na frase em discussão existem os dois-pontos a quebrar esse elo entre substantivo e adjetivo. Isso permite o uso do substantivo para designar a cor. Assim sendo, estão ambas corretas:
  • SUGESTÃO DE COR: BRANCA ( = cor branca)
  • SUGESTÃO DE COR: BRANCO ( = o branco, subst.)
Mais detalhes sobre o uso das cores se encontram no livro Só Palavras Compostas – Manual de consulta e autoaprendizagem.

HORAS

A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte:

  • HORA REDONDA: 8 horas / 10 horas ou 10 h [abreviação sem s e sem ponto; espaço antes do h]
  • HORA QUEBRADA: 8h35min / 10h05min / 10h35   [sem dar espaço entre os elementos]

A grafia por extenso – que é menos visual – se reserva para convites formais como o de um casamento: A cerimônia será realizada às dez horas do dia vinte de maio. Entretanto, já se encontram convites bem modernos e elegantes com o uso de algarismos: às 10 horas do dia 20 de maio de 2007.

A grafia com dois-pontos, por ser a mais visual, é usada em áreas específicas como anotações de voo, competições, agendas ou programações com horário em sequência ou um abaixo do outro etc.: 08:00 h / 09:30 h / 10:00 h / 10:05 h / 14:35 h / 20:01 h

GRAFIA DAS DATAS

Existem três possibilidades de escrever datas abreviadas. Com traço, barra ou ponto: 6-12-2007, 16/9/2007, 16.10.2007.

O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 16/11/08. Observe que, a não ser em formulários onde haja dois espaços, não se coloca o zero antes do dia ou do mês formado de um só algarismo: 2.2.92, 8/1/99, 4/12. Por orientação do governo federal, o primeiro dia do mês deve ter esta grafia: de maio, 1°/10/09 (escrevendo à mão, coloque um ponto ou tracinho embaixo do 'o' elevado).

Fonte: www.linguabrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário