domingo, 29 de março de 2020

MOBILIDADE URBANA

Primeiros dias de janeiro do ano de 2009. Estávamos em Milão e em duas oportunidades encontramos cartazes publicitários da Comune. Fiquei intrigado com os dizeres "Hai voluto l´auto? Adesso pedala!".  Algo como: "Você quis o automóvel? Agora pedala!". Uma forma elegante de dizer "bem feito".


Para nós que ainda não discutíamos o tema mobilidade urbana, aquilo soava diferente. Fotografei os cartazes, mais por curiosidade, e as fotos ficaram no arquivo. 


Na oportunidade não chequei, digamos, a  parte publicitária do cartaz. Só agora verifiquei que no canto inferior direito encontra-se a logomarca BIKEMI e em letras menores lê-se: "Il bike sharing è arrivato a Milano".  Portanto, anunciava-se que o compartilhamento de bicicletas havia chegado a Milão.

Segundo pesquisei, um dos modos para se locomover em Milão se chama BikeMi e é o serviço de compartilhamento de bicicletas da prefeitura da cidade. 


São 128 estações espalhadas por toda a cidade (a maior parte concentradas dentro dos 1º e 2 º anéis) que permitem que você alugue uma bicicleta por uma diária de 2,50 euros. Clique aqui para saber mais sobre o compartilhamento de bicicletas.

Enquanto isto, continuamos dando ênfase ao "quatro rodas" que aos poucos vai inviabilizando o funcionamento das cidades e gerando mais e mais poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário