domingo, 22 de novembro de 2020

POLÍTICA DAS ANTIGAS

 POLÍTICA DAS ANTIGAS

Houve um tempo em que a campanha eleitoral era centrada nos comícios. A propaganda dos candidatos tinha seu ponto alto na distribuição de santinhos. Ainda não eram chegados os tempos de propaganda eleitoral gratuita, de carreatas e nem de showmícios. Fundo Partidário? Nem pensar.

Os candidatos a prefeito e vice, assim como os candidatos a vereador, percorriam os bairros e de casa em casa iam vendendo o seu peixe. 

Normalmente na parte da noite o partido ou a coligação organizava um comício. Havia distribuição de santinhos e fim. Sem rodadas de bebidas ou comilanças. 

Os comícios no meu bairro eram realizados no salão de bailes do nosso clube. Naquele local, ainda criança, tive o privilégio ouvir dois dos mais brilhantes tribunos da política gaúcha e brasileira: Nadir Rossetti e Pedro Simon. Foi um verdadeiro privilégio. Mas, já que não se fazem mais oradores como antigamente. 

Numa determinada eleição municipal um candidato do meu bairro resolveu inovar. Todos os domingos, no início da noite, ele organizava uma reunião dançante na casa de seus pais. Sempre havia comes e bebes. Em meio à diversão, de forma velada, eram enaltecidas as qualidades do candidato.

Foi a primeira vez que ouvi falar de "comícios" daquela natureza. O tal candidato deu-se bem. Foi algo inédito pois um jovem iniciante na atividade política suplantou velhas raposas de todos os partidos. 

Tempos depois corria à boca pequena que nos bailes, referido edil, que era solteiro, no meio da conversa indagava de seu par: 

- A senhorita sabe com quem tem a hora de estar dançando? E de pronto dava a resposta:

- Com o vereador mais jovem de Caxias. 

Se é verdade não sei mas ele era de um tipo meio folclórico, o que emoldura a versão com uma certa credibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário