domingo, 21 de março de 2021

EU JÁ FUI CANTADO

EU JÁ FUI CANTADO

O Giron era nosso colega dos tempos de faculdade. Ele pertencia ao grupo dos homens sérios, ou seja, era casado e sua idade estava bem adiante da idade da maioria dos componentes da turma. Era contabilista de profissão e tinha um raciocínio muito rápido. Se notabilizava pelas perguntas (muitas) que fazia aos professores. Houve uma época em que o nominamos de "Gironsprudência". A propósito e a título de gozação, certa feita, antes de iniciada a aula, o Saldanha colocou no quadro uma tabela de preços, fictícia. é claro, para perguntas dirigidas aos professores. Pelo placar, enquanto alguns deveriam pagar valores mínimos, ao Giron competia pagar somas astronômicas. Pois bem. Certa noite tínhamos uma aula de Direito Civil. O professor era o Dr. Renan, que explicava as diferenças entre a menoridade e maioridade e as formas de aquisição desta última. Em meio à explanação, como era de se esperar, o Giron pediu esclarecimentos. Só que desta vez, por traz da pergunta havia um caso concreto a resolver com um cliente do escritório de contabilidade. No fundo, a dúvida do aluno-consulente era se um rapaz de 16 anos de idade, vindo a contrair matrimônio, teria direito a obter a carta de motorista. Ao invés de formular a pergunta de forma direta, o Giron foi colocando detalhes, a começar pelo fato de uma moça de 28 anos de idade ter seduzido um rapaz de 16. (Risos). A moça engravidou e seu pai exigiu a reparação do mal pelo casamento. (Mais risos). Para auxiliar o início da nova família, o pai da sedutora propôs-se a presentear o genro com um caminhão. (Risos e mais risos). O professor Renan ouvia pacientemente as colocações do nosso colega e com a mesma paciência, mas com os olhos, acompanhava os demais nos risos. O Giron ficou um pouco nervoso e a cada vez que tentava remendar a situação, tudo piorava. Até que, lançou mão do argumento extremo: 

- Professor, nós mais velhos, sabemos que antigamente eram as mulheres que deviam cuidar-se dos homens, mas nos tempos modernos, a coisa se inverteu.

Foi quando o Ivo, que sentava bem à frente, com a rapidez de raciocínio que sempre o caracterizou, virou-se para o Giron e num tom de concordância, asseverou:

- É, eu já fui cantado.

Aí a classe veio abaixo. O professor Renan, vendo que não teria mais condições de transmitir conhecimentos (e ele os tinha de sobra), de maneira aproveitável, saiu-se com esta:

- Meus caros. O Giron está correto. A aula está encerrada. Vamos todos direto para casa, mas, cuidado, por que as mulheres estão por aí mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário