quarta-feira, 10 de julho de 2024

CICLISTA COLOMBIANO

Lá pelo final dos anos cinquenta (50) apareceu na cidade um ciclista colombiano que se propunha pedalar durante quatro dias e quatro noites sem parar.
Todo aquele espaço defronte à catedral foi interditado e o referido atleta iniciou a sua maratona por um trajeto circular. 

A curiosidade foi grande. Muitas pessoas passavam pela então praça Rui Barbosa para ver o ciclista. Alguns permaneciam mais tempo para, quem sabe, descobrir uma fraude, já que aguentar tanto tempo pedalando era algo meio surreal. 

Mas como o percurso era um oval contínuo, depois de alguns minutos de observação percebia-se que era algo monótono. 

Mesmo assim, pude testemunhar que algumas vezes ele era parado por membros da sua equipe, possivelmente para se alimentar e para as necessidades fisiológicas, mas sem nunca parar de pedalar, sendo que tais "paradas técnicas" eram bem rápidas. 

Dizia-se que nas madrugadas, o dito ciclista passava as horas cantando. Nunca vi. Mas amigos meus que confirmaram o fato. 

Esses mesmos, mais velhos que eu, inventaram uma quadrinha que era dita alto e bom som: - Luís Fernando Zuluaga/ faz quatro dias e quatro noites/ que não caga. Aqui o Luís Fernando é usado apenas para os fins de métrica pois não recordo o nome do dito cujo, mas o sobrenome, esse sim, era Zuluaga. 

Ao que me lembro, ele cumpriu os quatro dias e quatro noites pedalando, feito que foi repetido em outras cidades gaúchas. Confira aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário