domingo, 9 de novembro de 2025

LÁ E CÁ

Quando viajo faço muitos registros fotográficos. Os temas são infinitos. Paisagens e lugares históricos formam a maioria dos registros. Na medida do possível procuro captar temas que possam traduzir os hábitos dos locais visitados, principalmente aqueles que não fazem parte do nosso modo de "viver no mundo".  É uma maneira de mensurar o grau de civilidade de determinado grupo humano.

Para o dia de hoje separei duas fotos obtidas em lugares distantes, uma da outra, mas que têm a mesma motivação: o consumo do mate e o descarte da erva já exaurida. 

Captei a primeira numa parada estratégica (pipi-stop) em deslocamento de Montevideo para Colônia del Sacranento, no Uruguai.

No sanitário, bem visível, sobre a pia, estava afixado um apelo aos usuários para não jogar papéis no vaso sanitário e não limpar o mate na pia.

Para que tal aviso estivesse bem visível, tal como na foto, pressupõe-se que o costume de descartar o mate na pia é uma constante. 

A outra foto foi captada no "Sabor Colonia", às margens da BR116, no entroncamento desta com a BR470. 

Em outra parada estratégica, me deparei com um aviso, e para não dizer, um apelo semelhante àquele encontrado no Uruguai. 

Neste caso, os proprietários foram mais didáticos nas recomendações, explicando as razões para que a erva-mate não fosse depositada nas pias do banheiro, com a seguinte frase, bem abaixo: Pode ocasionar entupimento dos encanamentos.

Mas o que importa, afinal, é entender ou decifrar a mente de quem descarta seus lixos de forma deliberada de maneira tão inusitada. 

Certamente é falta de bom senso. Mas uma boa dose educação ajudaria muito.
O desejo de ordem é a única ordem no mundo. (Georgee Duhamel, escritor francês, 1884-1966)

LUGARES

MADRI - ESPANHA

A imagem mostra a Plaza de Cibeles, uma das praças mais emblemáticas de Madri, na Espanha. A praça é um ponto de encontro de quatro importantes vias da cidade: a Calle de Alcalá, o Paseo de Recoletos e o Paseo del Prado. No centro da praça está a Fonte de Cibeles, que representa a deusa da natureza e dos animais, Cibeles, em uma carruagem puxada por leões. O Palácio de Cibeles, que já foi a sede central dos Correios, é agora a prefeitura de Madri e abriga um centro cultural chamado CentroCentro. O palácio possui um mirante, o Mirador Madrid, que oferece vistas panorâmicas da cidade. A entrada para o Palácio de Cibeles é gratuita, e o local oferece exposições temporárias e permanentes.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 8 de novembro de 2025

ROMANCE FORENSE

As diferenças entre jurista e advogado

O juiz Ruy Armando Gessinger - desembargador aposentado e reingressado na Advocacia (OAB-RS nº 5.275) - sempre mantinha as portas do seu operoso gabinete abertas e não tinha receio de receber os advogados.

Certo dia, em comarca do Interior, o oficial de justiça anunciou ao magistrado que um professor catedrático, doutor emérito, famoso por seus trabalhos acadêmicos, estava distribuindo uma petição inicial e queria apresentar seus cumprimentos.

Gessinger tinha sido seu aluno e ignorava que o jurista efetivamente advogasse. Mas, claro, recebeu o visitante com alegria.

- E daí, colendo mestre! Que bom revê-lo! O que o traz aqui? - disse o juiz.

O visitante mostrou uma petição inicial que trazia, num negrito bem ornado, o nome de seu escritório.

O magistrado fez uma leitura dinâmica, passou por alto das citações doutrinárias e jurisprudenciais, e procurou ver se estavam todos os requisitos da inicial. Mas, faltavam o valor da causa e o pedido de citação dos réus.

- Professor, acho que no seu escritório a datilógrafa esqueceu desses dois detalhes. Mas o senhor não precisará voltar a Porto Alegre. Empresto-lhe minha máquina de escrever e o senhor só refaz a última folha. Sente aqui!

O juiz saiu da sala e quando voltou, 15 minutos depois, o jurista continuava imóvel ante a máquina.

- Professor, espere aí que eu faço pro senhor.

O magistrado sentou-se, refez a última folha, colocou o valor da causa e requereu a citação dos réus.

- Assine aqui, professor - arrematou o juiz.

Até hoje, não se sabe se o jurista não sabia datilografar ou se esquecera das formalidades do CPC, o que de maneira alguma tisna a admiração por sua sabedoria. Mas Gessinger está convicto de que "ser catedrático é uma coisa, ser advogado é outra - embora, claro, as duas condições possam coexistir".

Questionando-se se terá agido errado ao ajudar o professor emérito, Gessinger já antecipa:

- Caso sim, qualquer deslize meu já tem sua pena prescrita.

Fonte: www.espacovital.com.br
A arte, quando é boa, é sempre entretenimento. (Bertolt Brecht, dramaturgo alemão, 1898-1956)

LUGARES

TOURS - FRANÇA

A imagem mostra a Place Plumereau, uma praça histórica localizada em Tours, na França. É conhecida por suas casas em enxaimel e ruas de paralelepípedos, que conferem um charme autêntico ao local. A praça é um ponto de encontro popular, especialmente devido aos seus muitos restaurantes e bares com terraços. É um local vibrante, frequentado tanto por turistas quanto por estudantes e moradores locais, contribuindo para a atmosfera animada da cidade. A Place Plumereau é considerada um dos pontos turísticos imperdíveis em Tours.

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

40 FINGERS

(Beethoven meets Flamenco)

As mentes mais puras e sisudas são as que amam a cor acima de tudo. (John Ruskin, crítico de arte inglês, 1819-1900)

LUGARES

SANTIAGO - CHILE


Vista panorâmica da cidade de Santiago, no Chile. Santiago é a capital do Chile, situada num vale rodeado pela Cordilheira dos Andes e cortada pelo rio Mapocho. É o centro político e financeiro do país, abrigando a maioria dos organismos governamentais (com exceção do Congresso Nacional, que fica em Valparaíso), financeiros, administrativos, comerciais e culturais do país.

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Udo Gollub em Messe Berlin - (Conferência da Universidade da Singularidade)

Em 1998, a Kodak tinha 170.000 funcionários e vendeu 85% de todo o papel fotográfico vendido no  mundo. No curso de poucos anos, o modelo de negócios dela desapareceu e eles abriram falência. O que aconteceu com a Kodak vai acontecer com um monte de indústrias nos próximos 10 anos – e a maioria das pessoas não enxerga isso chegando. Você poderia imaginar em 1998 que 3 anos mais tarde você nunca mais iria registrar fotos em filme de papel?

No entanto, as câmeras digitais foram inventadas em 1975. As primeiras só tinham 10.000 pixels, mas seguiram a Lei de Moore. Assim como acontece com todas as tecnologias exponenciais, elas foram decepcionantes durante um longo tempo, até se tornarem imensamente superiores e dominantes em uns poucos anos. O mesmo acontecerá agora com a inteligência artificial, saúde, veículos autônomos e elétricos, com a educação, impressão em 3D,  agricultura e empregos.

Bem-vindo à quarta Revolução Industrial! O software irá destroçar a maioria das atividades tradicionais nos próximos 5-10 anos.

O UBER é apenas uma ferramenta de software, eles não são proprietários de carros e são agora a maior companhia de táxis do mundo. A AIRBNB é a maior companhia hoteleira do mundo, embora eles não sejam proprietários.

Inteligência Artificial: Computadores estão se tornando exponencialmente melhores no entendimento do mundo. Neste ano, um computador derrotou o melhor jogador de GO do mundo, 10 anos antes do previsto.  Nos Estados Unidos, advogados jovens já não conseguem empregos. 

Com o WATSON, da IBM, V. pode conseguir aconselhamento legal (por enquanto em assuntos mais ou menos básicos) dentro de segundos, com 90% de exatidão se comparado com os 70% de exatidão quando feito por humanos. Por isso, se V. está estudando Direito, PARE imediatamente. Haverá 90% menos advogados no futuro, apenas especialistas permanecerão.

O WATSON já está ajudando enfermeiras a diagnosticar câncer, quatro vezes mais exatamente do que enfermeiras humanas. 

O FACEBOOK incorpora agora um software de reconhecimento de padrões que pode reconhecer faces melhor que os humanos.  Em 2030, os computadores se tornarão mais inteligentes que os humanos.

Veículos autônomos: em 2018 os primeiros veículos dirigidos automaticamente aparecerão ao público. Ao redor de 2020, a indústria automobilística completa começará a ser demolida.  Você não desejará mais possuir um automóvel. Nossos filhos jamais necessitarão de uma carteira de habilitação ou serão donos de um carro. 

Isso mudará as cidades, pois necessitaremos 90-95 % menos carros para isso.  Poderemos transformar áreas de estacionamento em parques.  Cerca de 1.200.000 pessoas morrem a cada ano em acidentes automobilísticos em todo o mundo. Temos agora um acidente a cada 100.000 km, mas com veículos auto-dirigidos isto cairá para um acidente a cada 10.000.000 de km. Isso salvará mais de 1.000.000 de vidas a cada ano.

A maioria das empresas de carros poderão falir. Companhias tradicionais de carros adotam a tática evolucionária e constroem carros melhores, enquanto as companhias tecnológicas (Tesla, Apple, Google) adotarão a tática revolucionária e construirão um computador sobre rodas.  Eu falei com um monte de engenheiros da Volkswagen e da Audi: eles estão completamente aterrorizados com a TESLA.

Companhias seguradores terão problemas enormes porque, sem acidentes, o seguro se tornará 100 vezes mais barato. O modelo dos negócios de seguros de automóveis deles desaparecerá.

Os negócios imobiliários mudarão. Pelo fato de poderem trabalhar enquanto se deslocam, as pessoas vão se mudar para mais longe para viver em uma vizinhança mais bonita.

As cidades serão menos ruidosas porque todos os carros rodarão eletricamente. A eletricidade se tornará incrivelmente barata e limpa: a energia solar tem estado em uma curva exponencial por 30 anos, mas somente agora V. pode sentir o impacto. No ano passado, foram montadas mais instalações solares que fósseis. O preço da energia solar vai cair de tal forma que todas as mineradoras de carvão cessarão atividades ao redor de 2025.

Com eletricidade barata teremos água abundante e barata. A dessalinização agora consome apenas 2 quilowatts/hora por metro cúbico. Não temos escassez de água na maioria dos locais, temos apenas escassez de água potável. Imagine o que será possível se cada um tiver tanta água limpa quanto desejar, quase sem custo.

Saúde: O preço do Tricorder X será anunciado este ano.  Teremos companhias que irão construir um aparelho médico (chamado Tricorder na série Star Trek) que trabalha com o seu telefone, fazendo o escaneamento da sua retina, testa a sua amostra de sangue e analisa a sua respiração (bafômetro). Ele então analisa 54 bio-marcadores que identificarão praticamente qualquer doença. Vai ser barato, de tal forma que em poucos anos cada pessoa deste planeta terá acesso a medicina de padrão mundial praticamente de graça.

Impressão 3D: o preço da impressora 3D mais barata caiu de US$ 18.000 para US$ 400 em 10 anos. Neste mesmo intervalo, tornou-se 100 vezes mais rápida. Todas as maiores fábricas de sapatos começaram a imprimir sapatos 3D. Peças de reposição para aviões já são impressas em 3D em aeroportos remotos.

A Estação Espacial tem agora uma impressora 3D que elimina a necessidade de se ter um monte de peças de reposição como era necessário anteriormente. No final deste ano, os novos smartphones terão capacidade de escanear em 3D. Você poderá então escanear o seu pé e imprimir sapatos perfeitos em sua casa. Na China, já imprimiram em 3D todo um edifício completo de escritórios de 6 andares. Lá por 2027, 10% de tudo que for produzido será impresso em 3D.

Oportunidades de negócios: Se V. pensa em um nicho no qual gostaria de entrar, pergunte a si mesmo:  "SERÁ QUE TEREMOS ISSO NO FUTURO?" e, se a resposta for SIM, como V. poderá fazer isso acontecer mais cedo? Se não funcionar com o seu telefone, ESQUEÇA a idéia. E qualquer idéia projetada para o sucesso no século 20 estará fadada a falhar no século 21.

Trabalho: 70-80% dos empregos desaparecerão nos próximos 20 anos.  Haverá uma porção de novos empregos, mas não está claro se haverá suficientes empregos novos em tempo tão exíguo.

Agricultura: haverá um robô agricultor de US$ 100,00 no futuro. Agricultores do 3º mundo poderão tornar-se gerentes das suas terras ao invés de trabalhar nelas todos os dias. A AEROPONIA necessitará de bem menos água. A primeira vitela produzida "in vitro" já está disponível e vai se tornar mais barata que a vitela natural da vaca ao redor de 2018. 

Atualmente, cerca de 30% de todos as superfícies agriculturáveis são ocupados por vacas. Imagine se tais espaços deixarem se ser usados desta forma. Há muitas iniciativas atuais de trazer proteína de insetos em breve para o mercado. Eles fornecem mais proteína que a carne. Deverá ser rotulada de FONTE ALTERNATIVA DE PROTEÍNA (porque muitas pessoas ainda rejeitam ideias de comer insetos).

Existe um aplicativo chamado "moodies" (estados de humor) que já é capaz de dizer em que estado de humor V. está. Até 2020 haverá aplicativos que podem saber se V. está mentindo pelas suas expressões faciais. Imagine um debate político onde estiverem mostrando quando as pessoas estão dizendo a verdade e quando não estão.

O BITCOIN (dinheiro virtual) pode se tornar dominante este ano e poderá até mesmo tornar-se em moeda-reserva padrão.

Longevidade: atualmente, a expectativa de vida aumenta uns 3 meses por ano.  Há quatro anos, a expectativa de vida costumava ser de 79 anos e agora é de 80 anos. O aumento em si também está aumentando e ao redor de 2036, haverá um aumento de mais de um ano por ano. Assim possamos todos viver vidas longas, longas, possivelmente bem mais que 100 anos.

Educação: os smartphones mais baratos já estão custando US$ 10,00 na África e na Ásia.  Até 2020, 70% de todos os humanos terão um smartphone.  Isso significa que cada um tem o mesmo acesso a educação de classe mundial.  Cada criança poderá usar a academia KHAN para tudo o que uma criança aprende na escola nos países de Primeiro Mundo.

Fonte: https://diplomatizzando.blogspot.com - 11 de setembro de 2016
Se assim foi, assim pôde ser; se assim fosse, assim poderia ser; porém como não é, não é. Isso é lógica. (Lewis Carroll, escritor inglês, 1832-1898)

LUGARES

THUN - SUÍÇA

Thun é uma comuna da Suíça, no Cantão Berna, com cerca de 41.899 habitantes. Estende-se por uma área de 21,58 km², de densidade populacional de 1.942 hab/km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

AS PERNAS DA GALINHA

Existem pessoas especiais, que têm a capacidade de se antecipar (ou quase) ao pensamento do seu interlocutor. 

Não, não é exercício de paranormalidade ou coisa que o valha. Simplesmente são portadores de uma faísca adiantada o que as faz ter na ponta da língua a resposta apropriada para qualquer pergunta inesperada. 

Há ainda as que conseguem aliar ainda um senso de humor muito especial, sutil e de muito bom gosto. 

Uma dessas pessoas é o Aristeu. Fomos colegas de aula nos tempos de ginásio durante dois anos. Meu irmão também fazia parte da mesma turma ginasial e como eles tinham a mesma idade, acabaram servindo ao exército nacional juntos. 

Ao completar o curso ginasial, houve a despedida da turma, que foi celebrada com um jantar no ainda não famoso restaurante La Vindima. Sentei ao lado do Aristeu. Na nossa frente estavam duas colegas de aula. 

Em dado momento o Aristeu pegou uma coxa de frango com as mãos, separando-a da sobrecoxa. Uma das colegas à nossa frente falou para aquela que estava ao seu lado: 

- Fulana, o Aristeu abriu as pernas da galinha! 

A outra comentou: 

- Nossa, Aristeu, com esta eu ficaria vermelha! ao que ele, imediatamente respondeu: 

- Que nada, quem devia ficar vermelha era a galinha! (toiing - na mosca).
A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar sua aparência. (Aristóteles, 384-322 a.C.)

LUGARES

VAL DI FIEMME - ITÁLIA

O Vale de Fiemme é um dos principais vales da região Dolomitas, que é uma parte dos Alpes e está localizada a leste de Trentino, na Itália. É a bacia hidrográfica do rio Avisio, afluente do lado esquerdo do rio Adige. O vale está rodeado por várias cadeias de montanhas, incluindo Latemar, o Monte Agnello, o Alpe di Lusia e a catena del Lagorai. (Wikipédia)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 4 de novembro de 2025

A FAVOR DO VENTO

Martha MedeirosMartha Medeiros

Se ninguém se posicionasse contra a violência, contra a corrupção e contra outras tantas indignidades, viver seria ainda mais difícil do que normalmente é.  Ser combativo é uma atitude necessária e exige bravura, coragem, empenho, espírito de luta. Meus aplausos e respeito a quem tem disposição para o enfrentamento.

Eu deixei de ter faz tempo. Lutei pelo o que eu queria lutar quando era garota e o saldo foi bom, mas parei de dar murro em ponta de faca e troquei de estratégia. Hoje, em vez de me posicionar contra isso e aquilo, em vez de ataques virulentos e muitas vezes quixotescos, prefiro viver de acordo com o que acredito que é o certo. Funciona também, e desgasta menos.

Na esfera privada, não tento mais fazer ninguém mudar de ideia. Desisti de trazer para perto quem prefere ficar afastado. Não crio ilusão de que o que já se provou ineficaz um dia funcionará por obra do Espírito Santo. Não me fixo mais nos defeitos dos outros.

Não perco a cabeça quando ouço asneiras (antes tinha vontade de sacudir a pessoa pelos ombros, fazendo seus cabelos voarem para frente e para trás como se fosse um boneco de pano).

Há muito que não espero que os outros ajam conforme eu gostaria. Não aguardo favores, elogios ou adesões. Não fico em estado de alerta para flagrar quando pisam na bola comigo – percebo quando pisam, mas procuro não estressar com isso. Nem sempre consigo ser tão magnânima, mas tento. E, por fim, perdoo.  Não por ter parentesco em primeiro grau com Nossa Senhora, mas porque dá menos trabalho.

Lei do menor esforço, sim. Mas com resultados práticos muito favoráveis.

Agora escolho os caminhos menos tortuosos e as parcerias mais afetivas, sinceras e engraçadas. Se me fizer rir, está valendo. Digo não com a mesma facilidade com que digo sim: passei a ser 100% honesta em relação aos meus desejos, deixei de ser condescendente com o que não me satisfaz. Só tolero dificuldades que gerem algo positivo mais à frente. Cumpro tudo aquilo que eu exigiria dos outros se ainda tivesse disposição para fazer exigências. Agora só exijo de mim, e ainda assim, pouco.

A minha porção rigorosa e mesquinha existe, mas tenho educação suficiente para não exibi-la por aí. A minha parte canalha restrinjo aos meus pensamentos secretos. Sou do contra só quando contra mim. A briga é interna e não muito violenta: não me aplico golpes baixos. Meus demônios são inimigos adestrados.

No mais, sigo a favor do vento. Falo com clareza, faço escolhas condizentes com quem sou e facilito o que posso. Talvez, para alguns, uma vida sem tormentas diárias produza um vazio impossível de suportar. Cada um, cada qual. Eu joguei a toalha: o que não suporto mais nessa vida é peso.

Fonte: Facebook
Uma alegria compartilhada se transforma em dupla alegria; uma pena compartilhada, em meia pena. (provérbio sueco).

LUGARES

AVIGNON - FRANÇA

A imagem mostra a Catedral de Avignon, também conhecida como Notre Dame de Don, e o Palácio dos Papas, em Avignon, França. A Catedral está localizada ao lado do Palácio dos Papas e é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. O Palácio dos Papas é uma das construções góticas mais importantes da Europa na Idade Média, construído entre 1335 e 1352. Avignon foi a residência oficial de vários Papas da Igreja Católica entre 1309 e 1377, período conhecido como o Cativeiro dos Papas de Avignon. O centro histórico de Avignon, incluindo as muralhas e o Palácio dos Papas, é considerado Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO desde 1995.

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

EM BUSCA DE ARCAS DO TESOURO PERDIDAS

Ruy Castro

A grande música é grande música em qualquer época, e a melhor é aquela que fica para sempre

No domingo (31/8), a respeito de uma lista que me pediram das 20 maiores canções brasileiras, escrevi que a grandeza de uma música popular não se faz de hit parades. É obra de gerações de compositores, letristas e intérpretes que, mesmo produzindo grande material, amam o que se fez antes deles. Foi assim no Brasil, durante boa parte do século 20, com músicos e cantores cujos discos alternavam as últimas novidades com os clássicos do passado, fixando o nosso sólido patrimônio musical.

Sólido? A partir de certo momento, talvez meados dos anos 1980, esse patrimônio foi abandonado, em troca de material feito para durar pouco mais que o tempo de rotação de um CD. E assim continua. Um dos motivos é que ninguém mais quer ser apenas intérprete. Todos se julgam autores —mesmo que seu trabalho "autoral" não se compare a tanta coisa já produzida e de uma riqueza que eles deveriam encarar como um desafio.

Por sorte há exceções e, não por acaso, vindas da música instrumental. O saxofonista Mauro Senise contribui há anos para a canonização de um cancioneiro nacional com seus álbuns dedicados a grandes nomes —songbooks de Chiquinha Gonzaga, Johnny Alf, Edu Lobo, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Dolores Duran, Sueli Costa, Tom e Vinicius e o recém-lançado "Lembrando Garoto", com o repertório do violonista Garoto (1915-55), pai espiritual da bossa nova.

E o pianista Antonio Adolfo, a quem devemos a façanha de, em 1977, ter quebrado a ditadura das multinacionais com seus discos independentes, não para de abrir arcas do tesouro perdidas. Depois de songbooks de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Carlos Lyra e Roberto Menescal, e discos temáticos sobre o choro, o baião e o samba-jazz, nos brinda agora com o álbum "Carnaval", de clássicos da folia com uma inflexão jazzística. Nunca se ouviu "As Pastorinhas", "Oba! (O Bafo da Onça)", "Agora É Cinza" e "A Lua É dos Namorados" como aqui.

Grande música é grande música em qualquer época. A melhor é para sempre.

Fonte: Folha de S.Paulo - 06/09/2025
Mais vale um galo no terreiro do que dois na testa. (Barão de Itararé)

LUGARES

VIÑA DEL MAR - CHILE

A imagem mostra o Museu Fonck, também conhecido como Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck. Situado em Viña del Mar, no Chile. Foi fundado em 1937 e dedicado ao Dr. Francisco Fonck. Abriga exposições sobre as culturas Rapanui e Mapuche, além de uma exposição de ciências naturais, explorando a história e a biodiversidade do Chile.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 2 de novembro de 2025

14 DE JUNHO

No dia 14 de junho de 2007 estávamos em Cracóvia, na Polônia. O nosso roteiro previa uma visita à Mina de Sal de Wielczka, que é uma das atrações turísticas daquele país.

Estávamos próximos do centro de extermínio em Auschwitz, porém, não constava do programa conhecer aquele local. Então, alguém do grupo sugeriu uma visita. Cabia ao grupo a escolha do que conhecer. Nosso motorista, um italiano, sugeriu a segunda opção sob o argumento de que todos nós devíamos conhecer o campo de extermínio, tendo em vista que os fatos eram recentes em termos históricos, e que a humanidade não deveria esquecê-los para não repetí-los. O argumento convenceu a todos.

Ao iniciar a visita, notamos uma movimentação fora do comum, com jovens portanto instrumentos musicais perfilados num cortejo. Também notamos a presença de autoridades religiosas, como mostra a foto que ilustra este post. Mas seguimos o nosso guia, sem saber do que se tratava aquela movimentação.

Um dos padres que acompanhava as autoridades religiosas, notou que alguém do nosso grupo portava a bandeira do Brasil, de modo a identificar e orientar os componentes a não se dispersar. Dito padre aproximou-se e nos cumprimentou. Ele era brasileiro, e nos explicou o que estava acontecendo.

Num determinado local do campo de extermínio, se realizaria uma celebração ecumênica para relembrar aquele dia - 14 de junho de 1940 - quando lá chegou o primeiro trem trazendo prisioneiros ao campo de concentração. Dos 728 que desembarcaram naquele dia apenas 325 sobreviveram. Saber mais:

Confirmou-se aquele ditado: "estar no lugar certo, na hora certa". 
As iniciativas da juventude valem tanto quanto as experiências dos velhos. (Josephine Knorr, escritora austríaca, 1827-1908)

LUGARES

SOAVE - ITÁLIA

O Castelo de Soave é um castelo medieval localizado na província de Verona, no Vêneto, Itália. Ele é um dos melhores exemplos de arquitetura de castelos na região do Vêneto. A fortaleza foi construída pela família Scala no século XIV e é cercada por muralhas e torres. Soave é uma comuna conhecida pelo seu vinho branco homônimo, produzido a partir das uvas cultivadas nas colinas ao redor do castelo. Atualmente, o castelo é uma atração turística e pode ser visitado, oferecendo vistas panorâmicas da região.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 1 de novembro de 2025

ROMANCE FORENSE

Cachorro comedor de ovelha...
Por Ronaldo Sindermann, advogado (OAB/RS nº 62.408)

O empregado da fazenda de um conhecido desembargador traz, por uma estrada em Bagé, um rebanho de ovelhas, quando surge pelo inóspito caminho uma Toyota Hilux reluzente.

Para na frente do campeiro e desce um cara de terno preto, camisa risca de giz, gravata vermelha e sapatos de couro de jacaré, que propôs:

- Meu nobre senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas tem neste rebanho, o amigo me dá uma?

O velho gaúcho pensa e meio desconfiado responde:

- Sim! Não são minhas, mas pago para o patrão.

Então o cara volta até a camioneta, pega um notebook, se conecta via celular à Internet e começa a pesquisar.

Identifica a área do rebanho via satélite, calcula a criação de ovinos na região da fronteira, examina a média de abate, raças, quantidade de lã, baixa tabelas, cruza dados e depois de alguns minutos, diz ao campeiro:

- O amigo tem 634 ovelhas neste rebanho e 32 estão prenhas.

O gaúcho admite que estava certa a quantidade de animais.

- Pode levar a ovelha que eu prometi!

O cara pega o bicho e o coloca no porta-malas da Toyota. Quando está fechando a tampa, o gaudério pergunta:

- Desculpe, mas se eu adivinhar a sua profissão, o amigo me devolve o animal?

Duvidando que acertasse, o cara concorda.

- O senhor é candidato a deputado! - diz o gaúcho.

- Incrível! Como adivinhou?

- Por quatro razões.

- Quais?

- Primeiro, pela frescura da sua roupa. Segundo, parou sem que eu o chamasse. Terceiro, está bancando o esperto. E, quarto, nota-se que não entende nada de ovelhas.

Há um hiato e logo o empregado do desembargador ruralista arremata:

- Devolve já o meu cachorro!

Fonte: www.espacovital.com.br
As interferências são gnomos que jogam futebol nos campos magnéticos. (Ramón Gómez de la Serna, escritor espanhol, 1888-1963)

LUGARES.

LYON - FRANÇA

A imagem mostra a Fonte Bartholdi, localizada na Place des Terreaux, em Lyon, França. A fonte foi criada por Frédéric Auguste Bartholdi, o mesmo escultor da Estátua da Liberdade

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

GILLES DREU

ALOUETTE
A experiência é a mestra dos imbecis. (Tito Livio, historiador romano, 59-64 a.C.- 17.d.C.)

LUGARES

VICO EQUENSE - ITÁLIA

A imagem mostra a Chiesa della Santissima Annunziata em Vico Equense, Itália, à noite. Vico Equense é uma comuna italiana na província de Nápoles, Campânia, localizada na Península Sorrentina e na Baía de Nápoles. A Chiesa della Santissima Annunziata é notável por ser considerada a primeira e mais bela catedral da Itália construída sobre o mar. A localização oferece vistas panorâmicas espetaculares da Baía de Nápoles.

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

ESSES IDIOTAS DEVERIA LER NELSON RODRIGUES

Oliver Harden

Há uma espécie de idiotice triunfante que se alastra como erva daninha no jardim da modernidade. É a idiotice satisfeita, exibicionista, pavoneada em vídeos, reels e frases de efeito que parecem saídas de manuais de autoajuda escritos por analfabetos emocionais. É o império da mediocridade narcisista, onde a burrice adquire um ar de virtude e a ignorância, um tom de sabedoria alternativa. Diante desse espetáculo grotesco de superficialidades, só há uma sentença possível, esses idiotas deveriam ler Nelson Rodrigues.

Ler Nelson Rodrigues seria, para essa geração de idiotas digitais, como olhar-se pela primeira vez num espelho que não mente. Nelson foi o anatomista da alma nacional, o cirurgião sem anestesia do ridículo humano. Onde o senso comum enxerga moral, ele via hipocrisia, onde a sociedade via pureza, ele via recalque, onde o povo via progresso, ele via decadência. Ler Nelson é confrontar-se com o próprio abismo, com o lodo disfarçado de virtude, com o teatro farsesco da normalidade social.

O problema é que o idiota moderno, e aqui falo do idiota que opina, influencia e vende sua ignorância com entusiasmo de pregador, jamais suportaria essa leitura. Nelson Rodrigues exige inteligência e vergonha, duas coisas que o influenciador contemporâneo não possui. Sua escrita é um espelho que não devolve filtros, um espelho que mostra o hálito podre da opinião, o fetiche da exposição e a nudez moral de quem confunde visibilidade com valor.

A idiotice atual não é uma ignorância inocente, mas uma ignorância performática. O sujeito não sabe, mas exibe o não saber com orgulho, como se a estupidez fosse sinal de autenticidade. Nelson chamaria isso de "idiotice orgulhosa", uma doença do espírito que transforma a burrice em capital simbólico. O que vemos nas redes sociais é exatamente isso, um desfile de egos que acreditam ser profundos porque falam de si mesmos, um carnaval de opiniões rasas travestidas de consciência crítica.

Nelson Rodrigues compreendia o Brasil, e o ser humano, com uma lucidez insuportável. Ele sabia que o homem é uma criatura cômica e trágica, movida por desejos inconfessáveis, paixões ridículas e ambições miúdas. Sua ironia não era gratuita, era terapêutica, nascia do diagnóstico preciso da estupidez coletiva. Ler Nelson é vacinar-se contra a demagogia do otimismo, contra a burrice das frases prontas e contra a estética do vazio que domina a internet.

Esses idiotas, que hoje se sentem missionários do óbvio, não suportariam a brutal honestidade de Nelson. Ele não os pouparia. Chamá-los-ia de canalhas sentimentais, de cretinos com diploma, de mediocridades convencidas de sua própria genialidade. Nelson tinha horror à burrice travestida de virtude, à ingenuidade arrogante, à pureza que apodrece por dentro. Se vivo fosse, faria do feed digital um palco de tragicomédias e dos influenciadores, personagens de suas peças mais sombrias.

Porque, no fundo, Nelson Rodrigues continua atual justamente por ser cruelmente humano. Ele desmascara, ridiculariza e, ao mesmo tempo, compreende. E é por isso que esses idiotas deveriam lê-lo, não para aprender literatura, mas para descobrir o que significa olhar-se sem filtro, sem plateia, sem a covardia confortável do "like".

Ler Nelson Rodrigues é perder a inocência, e talvez seja esse o problema. O idiota contemporâneo não quer lucidez, quer aplauso, não quer pensar, quer aparecer, não quer compreender o trágico, quer vendê-lo em prestações. Mas a verdade é simples, enquanto não lerem Nelson Rodrigues, continuarão tropeçando nas próprias selfies, convencidos de que iluminam o mundo, quando na verdade apenas ampliam o breu.

Fonte: Facebook
Deus não é compatível com a maquinaria, a medicina e a felicidade universal. A gente tem que escolher. Nossa civilização escolheu a maquinaria, a medicina e a felicidade. (Aldous Huxley, escritor inglês, 1894-1963)

LUGARES

VALPARAÍSO - CHILE

Valparaíso é conhecida por suas colinas íngremes, casas coloridas e arte de rua, sendo um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A cidade está localizada na região central do Chile, a cerca de 120 km de Santiago, e abriga um dos principais portos do país. O nome Valparaíso tem origem em Valparaíso de Arriba, em Castela-La Mancha, Espanha. A Grande Valparaíso é a segunda região metropolitana mais populosa do Chile.

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

AMOR INCONDICIONAL

O processo versava sobre uma tentativa de homicídio. A acusada era a pessoa mais popular da sua comunidade, quer pela sua truculência, quer pelo seu porte físico. Com a autoridade de quem media 1,80 de altura, com um físico de lutador de sumô e uma força descomunal, sua palavra era verdadeira lei no morro.

Aquele era mais um dos inúmeros processos em que ela figurava como acusada, pois briga era com ela mesma. E como tinha uma, digamos, certa vantagem física em relação aos seus opoentes, quase sempre do sexo masculino, ela acabava levando a melhor nas contendas e a pior nas conseqüências legais.

Por razões que desconheço, a acusada investiu contra seu companheiro, munindo-se de um machado e num só golpe acertou a face do mesmo, provocando-lhe um ferimento daqueles que lembram o Bochincho - "cortado do beiço à orelha..."

Pois naquela audiência seriam ouvidas as testemunhas da acusação e é claro, a vítima, na condição de informante.

Assim que a vítima ingressou na sala de audiências, imaginei a covardia da acusada. Era nítida vantagem física dela, com o corpanzil já mencionado e a figura mirrada do seu opoente. E ainda munida de um machado, enfrentando, se é que o termo é apropriado, o seu companheiro, um sujeito alto, magro e tímido ao extremo. A imensa cicatriz que portava no rosto era como um documento de identidade.

Quanto à desavença entre os dois, com a voz tão baixa quanto possível, quase sussurrando, ele respondeu que fora motivada por ciúmes.

- Seu Juiz, ela é muito ciumenta, disse ele, parecendo muito assustado.

Dado que a acusada era notoriamente muito truculenta, indaguei da vítima se depois daquela briga eles tiveram outras e se voltaram a conversar, ao que respondeu prontamente que apesar da briga, a convivência conjugal continuava como antes.

A resposta pegou a todos de surpresa, pois não seria de imaginar que depois de uma tentativa de homicídio alguém pudesse continuar vivendo sob o mesmo teto com o seu agressor.

- Então vocês continuam amigados, vivendo na mesma casa, comendo na mesma mesa e dormindo na mesma cama?

- Sim, respondeu prontamente.

- Mesmo depois de ter levado aquela machadada?

- Sim senhor.

- O senhor levou uma machadada que quase o matou. A cicatriz provocada lhe desfigura o rosto. Ela é ciumenta e mesmo assim você continua morando com ela? Você não tem medo?

- Medo eu tenho...

- E então? reforcei.

- O que faz o amor... Disse ele com um olhar matreiro para a sua amada.
As verdades convertem-se em dogmas, desde o instante em que passam a ser discutidas. (Gilbert Keith Chesterton, escritor inglês, 1874-1936)

LUGARES

BUDAPESTE - HUNGRIA

A Praça dos Heróis é uma das praças mais importantes de Budapeste, capital da Hungria. Fica situada num extremo da avenida Andrássy, perto do parque da cidade. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 28 de outubro de 2025

DIFERENÇA ENTRE APOIAR E APROVAR NO CASAMENTO

Fabrício Carpinejar
Fabrício Carpinejar

No casamento, um dos grandes equívocos é aguardar aprovação enquanto o correto é esperar o apoio. 

Aprovação é paternal ou maternal, não pode ser ritual de casados, porque cria a dependência e a submissão. Alguém se anulará pela carência. Alguém se arrependerá de sua iniciativa e de suas ideias. Alguém agirá pela ansiedade do aplauso. Alguém será permanentemente avaliado. Alguém deixará de viver as suas opiniões em nome do aval de um dos lados. 

Não é agradável sofrer com a oposição, é desgastante, às vezes cansa e traz o divórcio, porém é desesperador adotar o que não se acredita só para não brigar. 

Mulher e marido devem apoiar, jamais aprovar. Apoiar é respeitar a diferença. Apoiar é reconhecer o valor da posição contrária. Apoiar não é submissão, é estar junto concordando ou discordando. Apoiar é admitir o contraponto e não sonhar com o consenso entre duas personalidades diferentes. 

Consenso entre dois é um disparate, o termo democrático funciona com mais envolvidos. Consenso entre dois corresponde a uma miragem de paz, é quando o primeiro manda e o segundo obedece. Consenso entre dois não é liberdade, é poder. E poder restringe a ação, não ilumina todos os caminhos. Quem tem poder tem menos liberdade. Quem tem liberdade não precisa do poder. 

Há gente que não faz nada na relação se não obtém aprovação. Depende da aprovação do que vestir, depende da aprovação para receber amigos em casa, depende da aprovação para o que comer e o que beber, depende da aprovação para dormir e mexer no celular. São escravos silenciosos do amém. O sim que começou como agrado, avançou como hábito e recrudesceu em abandono do próprio pensamento. 

Na simbiose da aprovação, o amor é perigosamente infantilizado e abre a guarda para o surgimento de um tirano dentro de casa. Sempre existe aquele que se beneficia da fragilidade, explora os bem-intencionados e manda e desmanda no casamento. 

O desejo de agradar de qualquer jeito desemboca na obediência cega. No fim, terminará não determinando o que é realmente seu da rotina, apagará a sua identidade, não saberá escolher um canal de televisão ou uma roupa ou uma comida, de tanto que ficou sujeita ao que a sua companhia considera adequado. 

Apoie, que é um gesto de igualdade, não aprove. Ninguém é melhor do que o outro para aprovar.

Fonte: Zero Hora
Deus dá pente a quem não tem cabelo. (Barão de Itararé)

LUGARES

LOURDES - FRANÇA

A imagem mostra o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, um importante centro religioso católico localizado na cidade de Lourdes, na França.

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

O CRIADOR ANÔNIMO

Ruy Castro

Todos admiram os logos de 007, 'Cabaret', 'Manhattan' e outros e ninguém sabia de quem eram

O logotipo de James Bond, 007, todos conhecem. O 7 é a coronha da pistola, a que se acoplou o gatilho e o cano de uma Walther PPK. Para alguém com licença para matar, nada melhor como cartão de visita. O pôster de "Amor, Sublime Amor" (1961) —"West Side Story", claro—, também já dizia tudo: a silhueta de um casal dançando nas escadas de incêndio de um edifício depauperado. E o de "Cabaret" (1971)? Um totem luminoso de teatro com Liza Minnelli encarapitada nele. E o de "Manhattan" (1979), de Woody Allen? As silhuetas de edifícios-símbolo de Nova York, como o Empire State, o Chrysler, as Torres Gêmeas e o Citicorp Center, soletrando a palavra "Manhattan" para formar o famoso skyline.

Tenho fascínio por artes gráficas e sempre quis saber de quem eram essas marcas. Em vão —os créditos dos filmes não as atribuíam a pessoas, mas a empresas que não me diziam nada. Agora sei. São todas de autoria de Joe Caroff, um designer gráfico morto há dias em Nova York, aos 103 anos.

Caroff não era famoso nem entre os colegas. Ao contrário deles, não assinava os desenhos, não fazia exposições, não publicava portfólios. Só trabalhava. E, como fazia isso muito bem, era requisitado por editoras de livros, companhias de teatro e produtores de cinema. Chegou a produzir uma capa de livro por dia. Para ele, estava bom —"Sou só um prestador de serviços", dizia.

Caroff recebeu US$ 300 pelo logotipo de 007, criado para um filme de produção modesta, "O Satânico Dr. No", em 1962. Nada mal, porque a marca só lhe tomou alguns minutos para bolar e uma hora para executar. Como ele poderia adivinhar que aquele seria o primeiro de uma bombástica série de filmes, hoje no 25º? Todos explorando o famoso logotipo, pelo qual nunca mais recebeu um centavo —e nunca se queixou.

Ele foi também o autor dos belíssimos cartazes de "Os Reis do Iê-Iê-Iê" (1964), dos Beatles, "Último Tango em Paris" (1972), com Marlon Brado, e "Zelig" (1983), também de Woody Allen. Sempre anônimo, como parecia gostar.

Fonte: Folha de S.Paulo - 07.09.2025
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein, físico alemão, 1879-1955)

LUGARES

NYON - SUÍÇA

A imagem mostra o Castelo de Nyon, localizado na cidade de Nyon, Suíça, às margens do Lago Léman. O Castelo de Nyon fica no alto de uma pequena colina e oferece uma vista panorâmica da cidade e do lago. Parte do castelo foi utilizada como prisão até o final do século XX, e as escritas dos presos foram mantidas. O castelo abriga um museu histórico, com exposições de arte e porcelanas antigas. Nyon também é a sede da UEFA e tem um museu romano com ruínas bem preservadas.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 26 de outubro de 2025

OUTRO ORIENTAL EM APUROS

A cultura japonesa é muito distinta da ocidental. Muito respeitosos e reverenciais, os japoneses têm no trabalho um dos pilares da sua existência. No Japão, é rude olhar as pessoas nos olhos e tocá-las. Um amigo nissei, a quem recorri para entender o que ocorreu comigo, confirmou o comportamento do nosso personagem. Pois bem. Era o nosso último dia de férias. Estávamos em Florença de onde partiríamos para o Brasil via Paris. Malas prontas, encetamos a última caminhada sem qualquer destino ou compromisso, apenas para ajudar a passagem do tempo. Sem nos afastarmos demasiadamente do nosso hotel, fomos em direção a um prédio antigo, com muros altos, semelhante a uma fortaleza. Paramos para identificar no mapa aquele local. De repente senti um um toque no meu ombro esquerdo e ao me virar dei de cara com um japonês. Aparentava uns sessenta ou setenta anos de idade (a gente nunca sabe a idade dos orientais). Sua expressão facial era de desespero. Ele não falou nada. Apenas abriu a mão e me mostrou um papel com uma única palavra escrita: QUESTURA. Ele procurava desesperadamente a sede da polícia que eu de pronto sabia o significado em italiano. Houve um tempo em que meus planos para alcançar a cidadania italiana era residir por uns tempos naquele país. Dentre as providências a serem tomadas, uma delas seria solicitar a permanência no país justamente na tal Questura. Voltemos ao problema do japonês. Eu não tinha dúvidas de que deveria ajudá-lo pois com certeza ele não falava outro idioma que o próprio. Caso contrário, teria falado comigo em inglês, o que é muito comum entre os orientais. Sem saber onde era a Questura, a primeira ideia que surgiu em minha mente foi a de obter informações nas proximidades. Não foi necessário. Bem às minhas costas identifiquei o prédio da polícia por uma placa. Gesticulei para o desesperado senhor para que me acompanhasse os poucos metros que faltavam para alcançar o seu objetivo e relatei para a pessoa que estava na recepção o ocorrido. O japonês me agradeceu com aquele gesto característico de curvar-se um pouco e imediatamente seguiu a pessoa que pediu para acompanhá-lo. Não sei qual era o problema que afligiu aquele senhor, mas como viajante, suponho que ele tivesse perdido o passaporte, que convenhamos, dá uma tremenda dor de cabeça. A propósito de outro oriental.
De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada. (Heródoto, historiador grego, 484 a.C.(?)-430-420 a.C.)

LUGARES

ALBEROBELLO - ITÁLIA

Alberobello é uma comuna italiana da região da Puglia, província de Bari, com cerca de 10.855 habitantes. Estende-se por uma área de 40 km², tendo uma densidade populacional de 271 hab/km². 

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 25 de outubro de 2025

ROMANCE FORENSE

Tudo por dinheiro
Por Ronaldo Sindermann, advogado (OAB/RS nº 62.408)

Um estagiário voltando, de lotação, do Foro Central para o escritório senta-se ao lado de um senhor muito bem vestido.

O estagiário olha e pergunta:

- O senhor é aquele que aparece nos debates jurídicos na televisão?

- Sim, eu costumo ir a muitos debates e por isso o jovem me reconheceu.

E o douto logo propõe:

- Como vai demorar o nosso percurso, que tal fazermos um jogo de perguntas e respostas?

Após instantes de vacilação, o estagiário concorda.

- Pode ser !...

- Como tenho grande conhecimento jurídico, eu lhe faço eu uma pergunta; se você não souber a resposta me dará dois reais. Em seguida, você me faz uma pergunta sobre qualquer ramo do direito; se eu não souber responder dou-lhe cem reais. Aceita?

- Tudo bem ! - concorda o estagiário.

- É proibida a realização de qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, aos menores de... ?

- Não sei ! - responde o estagiário.

- A resposta correta é 16 anos, conforme o artigo 403 da CLT, que estabelece ser proibido qualquer trabalho a menores de 16 de idade, salvo na condição de aprendiz. Assim, dê-me os dois reais e faça-me uma pergunta - sentencia o douto.

- Qual a fruta que, por meio de lei, se transformou em fruta nacional ? - questiona o jovem.

- Realmente não sei - responde o mestre do Direito.

- Então passe-me os cem reais - reclama o estagiário.

O douto atende e pede:

- Aqui está seu dinheiro, mas agora me diga que fruto é esse que, por previsão legal, se transformou em fruta nacional ?

- Também não sei. Tome lá seus dois reais que eu vou descer na próxima esquina.

Já fora da lotação com a cédula de cem reais na mão, o estagiário grita:

- Cupuaçu ! Cupuaçu ! Cupuaçu !...

Fonte: www.espacovital.com.br
A fotografia é um método de desenho que corta e modela a realidade de um momento. (Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês)

LUGARES

CAXIAS DO SUL - RS

O Museu Ambiência Casa de Pedra é um museu instalado em uma casa histórica da cidade de Caxias do Sul, no Brasil.

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

THE MARMALADE

REFLECTIONS OF MY LIFE

O bacalhau é um peixe lavado e passado a ferro. (Barão de Itararé)

LUGARES

OLÍMPIA - GRÉCIA

O Templo de Hera , ou Heraion , é um antigo templo grego arcaico em Olímpia , Grécia , que foi dedicado a Hera :61 , rainha dos deuses gregos :195–197 . É o templo mais antigo de Olímpia :61 e um dos mais veneráveis ​​de toda a Grécia.

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

MATER ET MAGISTRA

Carlos Heitor Cony
  
Nada mais estúpido do que, católicos ou não, aconselharem o papa João Paulo 2º a renunciar. Antes de tudo, qualquer renúncia é questão de foro íntimo. Além do mais, a pressão de grupos ou pessoas, por mais importantes que sejam, no sentido de alguém pedir a renúncia de um papa ou de um governante, é uma violência provinda de uma conspiração preliminar. Imprópria, por conseguinte, no seio de uma igreja regida por códigos e tradições.

Que o atual papa está doente, caindo pelas tabelas, está. Continua lúcido, mas suas energias minguam a cada dia, tornando difícil o comando que ele exerce sobre uma instituição que conta com 20 séculos de existência e um bilhão de crentes.

Contudo, o governo central da Igreja, a cúpula política e administrativa, criada e mantida por ele, permanece intacta, azeitada nos mínimos detalhes. Evidente que este mecanismo tem como núcleo as diretrizes e a personalidade do papa reinante. E assim permanecerá enquanto João Paulo 2º estiver vivo, condição que, segundo os católicos, não pertence aos homens mas a Deus.

Os apressadinhos, que desejam mudar a Igreja para lá ou para cá, devem pensar duas vezes antes de dar qualquer palpite a respeito. A Igreja atravessou dois mil anos na História sem pressa, o problema central dela não é adaptar-se aos tempos, mas continuar dando o seu recado espiritual, seja ele simpático ou não às gerações que chegam e vão embora.

De tempos em tempos, concílios ecumênicos são convocados por determinado papa e algumas correções de curso são feitas, mas sempre em torno do eixo central que a mantém, para os verdadeiros católicos, e como disse outro papa, mãe e mestra.

Fonte: Folha de S. Paulo - 15/02/2005
Condenar a televisão seria tão ridículo como excomungar a eletricidade ou a teoria da gravidade. (Federico Fellini, cineasta italiano)

LUGARES

ORTÍGIA - ITÁLIA

Ortígia é uma pequena ilha italiana onde se encontra o centro histórico de Siracusa, Sicília. Segundo a lenda, recebeu o nome de Ortígia quando os deuses a deram a Ártemis; as ninfas da ilha fizeram brotar a fonte de Aretusa para agradar Ártemis. Wikipédia