quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

PÂNICO NO ELEVADOR

No início, os torneios futebolísticos no âmbito das associações de magistrados aconteceram apenas no sul do Brasil. Com o decorrer do tempo associações de outros estados foram aderindo e hoje é um evento nacional. 

Participei de apenas um desses encontros, realizado na cidade de Guarujá, no litoral paulista. Ficamos hospedados num prédio da associação anfitriã, sendo que o restaurante ficava na cobertura. 

Depois do jantar resolvemos dar uma volta pelas imediações. Para descer, alguns utilizaram o elevador, inclusive eu. 

Em meio à descida o elevador parou. O colega Cesar Abreuentrou em pânico. Disse que tinha claustrofobia e começou a abrir a camisa e sua respiração ficou ofegante, pesada. Agitado, o padecente transmitiu seus pavores para todos os demais. Era impossível se mexer dentro do elevador e para piorar aquela terrível sensação, a temperatura foi aumentando. 

Entre nós, contudo, havia alguém que conseguia raciocinar. Era o colega Tzelikis. Indagou dos presentes se alguém tinha uma caneta bic - as melhores e mais úteis esferográficas - e havia quem portasse uma. Sem maiores dificuldades, o nosso socorrista colocou a caneta salvadora num orifício existente nos elevadores e logo a porta se abriu. 

Estávamos no meio, entre dois andares. Fui o primeiro a sair do elevador, já que estava colocado junto à porta. Mais dois ou três saíram e logo a porta fechou. O Dr. César permaneceu no elevador, esbravejando por não ter conseguido sair também. 

Descemos pelas escadas enquanto que os demais concluíram a descida com o elevador. O semblante de todos não era nada amigável. No pensamento de todos, como no meu também, a certeza da imprudência cometida, desprezando os avisos de segurança quanto ao limite de peso. 

Mas, penso eu, como todos se consideravam atletas, ninguém se considerava gordo ou com peso acima do normal. O Dr. Cesar que o diga, pois só não seria considerado gordo se medisse 1,90m ao invés dos seus 1,70m ou menos. 

Alguns homens são como vasos musicais; para que produzam as notas mais finas, temos que mantê-los molhados. (Samuel Taulor Coleridge, poeta inglês, 1772-1834)

LUGARES

JARAGUÁ DO SUL - SC

A imagem mostra uma planta identificada como moringa (Moringa oleifera), também conhecida como acácia-branca. A moringa é uma árvore de rápido crescimento, nativa da Índia, e amplamente cultivada em regiões tropicais. É considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), com folhas, flores, frutos e raízes comestíveis e ricas em nutrientes. Conhecida como "árvore da vida" ou "árvore milagrosa" devido aos seus diversos benefícios nutricionais e medicinais. As flores são brancas, perfumadas e produzem néctar, florescendo durante boa parte do ano. As sementes trituradas têm a capacidade de purificar água barrenta, aglutinando impurezas e bactérias. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Um exército de cervos comandado por um leão é muito mais temível que um exército de leões comandado por um cervo. (Plutarco, escritor grego, 50-125)

LUGARES

LONDRES - REINO UNIDO

A imagem mostra o Palácio de Buckingham, a residência oficial e sede administrativa do monarca do Reino Unido em Londres.cServe como residência oficial da monarquia britânica desde 1837.cPossui 775 quartos, incluindo 19 salões de Estado, 52 quartos reais e de hóspedes, e 188 quartos para funcionários. O palácio é frequentemente o centro de ocasiões de estado, hospitalidade real e eventos nacionais. Partes do palácio, como os Salões de Estado, são abertas para visitação pública em determinadas épocas do ano, geralmente durante o verão europeu. A tradicional cerimônia de Troca da Guarda ocorre em frente ao palácio e é uma grande atração turística. (Google)

ACONTECEM COISAS

Martha MedeirosMartha Medeiros

Cada minuto que passa indica que a vida se modifica

Acontecem coisas todos os dias. Quem tem medo de já ter envelhecido não imagina os ineditismos que ainda estão por vir. Quem é jovem e não vê perspectiva se surpreenderá com o que vai encontrar logo adiante. Quem tem uma rotina aborrecida não está enxergando direito. Acontecem coisas todos os dias, basta prestar atenção.

Coisas acontecem quando menos se espera, que é o momento preferido dos acontecimentos. Você está retocando o esmalte e entra uma mensagem surpresa no Whatsapp. Você está saindo do mar e encontra uma pessoa que não via faz tempo. Você está parado num sinal fechado e um garoto entrega um folheto com a informação que você buscava. Você está tendo uma conversa banal com sua mãe e ela diz aquilo que você não queria ouvir, mas precisava.

Todos os dias alguma coisa faz você pensar o que ainda não havia pensado, faz você escolher pelo que ainda duvidava, coloca um rosto desconhecido bem em frente ao seu. Você compra uma revista, e a reportagem de capa sugere uma ideia, você escuta uma música no rádio e a lembrança de alguém invade a sala, uma promoção na internet faz você decretar: é agora.

Mesmo que você esteja numa fase em que nada parece tão estimulante quanto dormir, em alguma hora do dia, desperto, o que enxergar da janela fará você pensar no que ainda não havia pensado, e o barulho da chuva poderá emocionar por nada.

Por outro lado, acordando cedo e tendo 16 horas pela frente, vai dar vontade de comprar uma bobagem no meio da tarde, de ligar para um amigo, de marcar aquele churrasco, de procurar aquela mulher, de cortar a barba, de alternar as ruas onde costuma levar o cachorro para passear – e por estas mínimas experiências casuais a vida pode mudar, porque coisas acontecem quase sempre por causa de detalhes, de mínimos desvios do cotidiano.

Aquele disco que estava no fundo de uma gaveta e que você resolveu ouvir depois de sete anos sem escutá-lo é uma coisa que acontece. Ter dito para seu filho algo que você nunca gostaria de ter verbalizado é outra coisa que acontece. E, desses pequenos quase nadas, começa o início de algo ou o fim de uma etapa, mesmo que na hora ninguém perceba.

Porque as coisas acontecem sem que sejam festejadas, às vezes nem ao menos percebidas. No entanto, cada minuto que passa indica que a vida se modifica.

Acontecem coisas todos os dias. Você estava indo ao cinema sozinho e na fila ganhou inesperada companhia. A conversa trivial virou declaração. As peles se roçaram sem querer. Bateu saudade de uma sensação já esquecida. Seus olhos brilharam mais do que deviam. Você se apaixonou. Você se deu conta. Ninguém hesitou. Você nem esperava que fosse hoje, muito menos agora, mas essas coisas não avisam.

Acontecem.

Fonte: Zero Hora

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

BATATA ASSANDO NACIONALMENTE

Ruy Castro

Bolsonaristas sabem que Tarcísio só finge torcer pela descondenação de Bolsonaro E 35% dos paulistas já acham que ele é o responsável pela disparada do crime em São Paulo

Ninguém hoje mais deliciosamente na frigideira do que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Seu indigesto carreirismo está entupindo o exaustor. Os bolsonaristas passaram a detestá-lo ao perceber que, por trás dos discursos pela descondenação de Bolsonaro, ele torce com fervor para que seu benfeitor siga inelegível —sem contar sua ardilosa compaixão ao descrever Bolsonaro como um inválido, donde sem forças para a disputa presidencial. Como pode fazer isso com o homem que o moldou do barro e lhe soprou uma carreira política pelas narinas?

Os neutros, por sua vez, também não veem por que confiar em Tarcísio. Sabem que seu em-cima-do-murismo pode se definir contra quem quer que seja, como ele está fazendo com Bolsonaro —e isso vale para os faria-limers que o achavam quase tolerável. E, por enquanto, ainda estão em 35 por cento os paulistas que atribuem a disparada do crime em São Paulo —homicídios, feminicídios, violência sexual, letalidade policial, latrocínio, roubo de celulares— ao congelamento das verbas para programas de enfrentamento a esses crimes.

Para muitos, Tarcísio é ruim porque é carioca. Mas dessa virtude ele não pode ser acusado. Tarcísio só nasceu no Rio. Mudou-se aos três anos com sua família para uma cidade-satélite de Brasília, de que saiu quando ingressou no Exército, em Campinas, aos 19. Pelos 17 anos seguintes, alternou quartéis em Resende, Recife e Natal e, ao deixar o Exército, aos 36, foi ser burocrata em Brasília.

Em dias de sua vida, nunca foi visto caindo n’água em Ipanema, comendo uma empada no Caranguejo ou tomando um chope no Pavão Azul. Nunca foi vereador, prefeito, deputado ou senador pelo Rio. Na verdade, nunca foi sequer síndico de condomínio na Barra. Nunca tínhamos ouvido falar dele aqui na rua do Ouvidor até que Bolsonaro o plantou na garupa de sua moto em São Paulo, ungiu-o candidato e o elegeu.

Daí que, ao ver sua batata assar nacionalmente, a Tarcísio só resta a reeleição em São Paulo. Mas agora sem Bolsonaro.

Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/2025

O talento consiste em saber avaliar a semelhança das coisas que diferem entre si e a diferença entre coisas iguais. (Anne Louise Germaine de Staël, escritora francesa, 1766-1817)

LUGARES

BRATISLAVA - ESLOVÁQUIA

A imagem mostra o edifício histórico do Teatro Nacional Eslovaco (Slovenské národné divadlo), localizado em Bratislava, Eslováquia. O edifício em estilo neorrenascentista está situado na Praça Hviezdoslav, na cidade antiga de Bratislava. É a sede do Teatro Nacional Eslovaco, que também possui um edifício novo, inaugurado em 2007, na zona ribeirinha. Uma faixa preta na fachada exibe o texto "Malý princ", que significa "O Pequeno Príncipe" em eslovaco. O teatro é um ponto central de interesse cultural e turístico na cidade.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 28 de dezembro de 2025

DOIS IRMÃOS, UMA GUERRA


Dois Irmãos, Uma Guerra é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 - um judeu e seu irmão adotivo ariano -, criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial - um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico - e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado? (https://dlivros.com/categoria/romance)
O homem é o capital mais precioso. (Karl Marx, filósofo alemão, 1818-1883)

LUGARES

SAINT-MALO - FRANÇA

A imagem mostra o navio de três mastros Étoile du Roy atracado em Saint-Malo, França, em um dia nublado. O Étoile du Roy é uma réplica de 47 metros de uma fragata de sexta categoria de 1745. Anteriormente conhecido como Grand Turk, o navio foi construído em 1996 na Turquia para a série de TV Horatio Hornblower. O navio é usado em eventos de vela, fretamento e recepções, e também apareceu no filme O Conde de Monte Cristo. A empresa francesa Étoile Marine Croisières comprou o navio em 2010 e o renomeou. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 27 de dezembro de 2025

ROMANCE FORENSE

Teste doméstico de audiometria

O desembargador imagina que sua esposa esteja com dificuldades de audição e, preocupado, liga para o médico especialista. Este diz que tem disponibilidade para os exames de audiometria só para o final de agosto. Mas sugere, que enquanto isso, o magistrado faça um teste simples para ser comentado por ocasião da futura consulta. Então, ensina:

- Fique a quatro metros de distância da sua esposa e fale com ela como de costume. Se ela não responder, fique a três metros dela e fale novamente. Vá se aproximando assim, de metro em metro, até que ela ouça.

Na mesma noite, a esposa está na cozinha, preparando o jantar. Da sala, a quatro metros de distância, o desembargador pergunta:

- Querida, o que temos para o jantar?

Não há resposta. Por isso, o desembargador avança um metro e desfecha nova pergunta:

- Nosso jantar quase pronto?

Novamente sem resposta. O douto magistrado vai ainda mais perto e pergunta:

- Vais me oferecer algo para o jantar?

De novo sem resposta, o desembargador se irrita, chega perto dos ouvidos da esposa e grita:

- Afinal, o que tem para o nosso jantar?

A esposa vira-se, com raiva e, aos berros, liquida o diálogo.

- Pela quarta vez eu já disse que hoje teremos frango grelhado!...

Fonte: www.espacovital.com.br
Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio. (Sigmund Freud, psicanalista austríaco, 1856-1939)

LUGARES

MADRI - ESPANHA

A imagem mostra a famosa pintura "Guernica", de Pablo Picasso, uma das obras de arte mais icônicas e politicamente carregadas do século XX. A obra é um mural imenso, pintado em preto, branco e tons de cinza, que retrata o horror e o sofrimento causados pelo bombardeio da cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola em 1937. É considerada um manifesto pacifista e um símbolo mundial contra a guerra e a violência. A pintura, em estilo cubista, utiliza figuras retorcidas e fragmentadas para evocar a sensação de caos, angústia e desespero das vítimas. Atualmente, "Guernica" está em exposição no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madri, Espanha. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

JOHNNY CASH

BONANZA THEME 

Aprendi que uma vida não vale nada; mas também que nada vale uma vida. (André Malraux, escritor francês, 1901-1976)

LUGARES

DUBROVNIK - CROÁCIA

Dubrovnik é uma cidade costeira na região da Dalmácia, conhecida como a "Pérola do Adriático". A cidade é famosa por suas impressionantes muralhas medievais e arquitetura histórica, sendo classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1979. Historicamente, foi a capital da República de Ragusa, uma poderosa cidade-estado marítima que rivalizava com Veneza na Idade Média. A prosperidade da cidade sempre se baseou no comércio marítimo. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

BRASÍLIA ACABOU MINHA GENTE

Stephen Kanitz

Brasília virou uma cidade alienada do povo, uma ilha da fantasia.

Em vez de destruí-la, de soltar uma bomba atômica, sonho da maioria dos brasileiros, precisamos ser mais humanos, mas agir com firmeza.

Precisamos tirar o poder excessivo de Brasília.

Precisamos reduzir seu poder.

Reduzir o tamanho do Estado imediatamente, sonho liberal que eu posso entender, do ponto de vista prático será uma luta sangrenta e impossível.

Eu proponho algo intermediário, mas que pode nos trazer resultados parecidos de forma mais rápida.

Descentralização do Governo Federal.

Menos poder Federal, mais poder para Estados e Municípios.

Menos poder para Ministros, e mais poder para Secretários.

Menos decisões em Brasília, mais decisões a nível Estadual, Municipal e a Comunitário.

Menos impostos Federais e mais impostos Estaduais, e menos transferências para Brasília.

Assim teremos governadores, prefeitos, deputados estaduais a nosso favor e eles são maioria.

Descentralizado, aí sim poderemos fazer aquilo que queremos.

Poderemos fazer tudo com mais eficiência, e quem sabe até devolver impostos no final do ano.

Entenderam a jogada?

Descentralizado, poderemos desestatizar mais facilmente sem mudar a Constituição, etc, etc.

Se lutarmos por Descentralização do Estado, teremos por tabela o sonho de uma Redução do Estado logo em seguida, de forma mais rápida e factível.

Palavra de administrador.

Fonte: blog.kanitz.com.br 
O fim da história será o começo da paz: o reino da inocência recobrada. (Octavio Paz, escritor mexicano)

LUGARES

MORGES - SUÍÇA

A imagem mostra uma rua de paralelepípedos na cidade de Morges, Suíça, conhecida por seus festivais anuais. Morges é uma cidade pitoresca às margens do Lago Léman (Lago de Genebra). A cidade é famosa pelo seu Festival das Tulipas (Fête de la Tulipe), que acontece anualmente na primavera no Parc de l'Indépendance, próximo ao centro histórico. O festival gratuito apresenta mais de 140.000 tulipas de centenas de variedades. Além do Festival das Tulipas, Morges também sedia um Festival de Dálias de julho a outubro. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

O HOMEM DA COBRA

Para quem trabalhava na Carrocerias Nicola (Marcopolo) e dependia de transporte, a empresa mantinha duas linhas exclusivas em convênio com a concessionária local. As duas linhas partiam do centro da cidade. O percurso de uma se dava pelo lado oeste, passando pela Avenida São Leopoldo e a outra pelo lado leste, culminando o trajeto pela BR116. Os horários eram apenas aqueles que coincidiam com a entrada e saída dos empregados. 

Era o ano de 1964, muito complicado por sinal. Pelo meio do ano a empresa admitiu uma funcionária, a qual, segundo se soube, tinha origens em Foz do Iguaçu, fora casada e estava separada. Para a época aquilo ainda soava como escândalo. Ela era alta, loira, bonita e morava sozinha numa pensão no centro da cidade.

Os conquistadores de plantão ficaram ouriçados, pensando numa aventura muito louca. Mas, pelas aparências e pela conduta, ela não dava esperanças para nenhum dos interessados. 

Rotineiramente ela utilizava o ônibus que fazia o percurso leste e como eu utilizava a outra linha, raras vezes andamos com o mesmo veículo. Poucas vezes conversei com ela em função do trabalho. Numa dessas vezes, em companhia de outros colegas de escritório, ela nos dizia que grandes oportunidades de trabalho existiam no Paraná, notadamente para quem trabalhava com contabilidade e que nós, de certa forma, estávamos perdendo tempo como mero empregados de grandes empresas. Com o tempo percebi que ela tinha razão. 

Uma das passagens marcantes da sua presença na empresa ocorreu no interior do ônibus ao retornar no final do expediente. Naquela oportunidade ao seu lado sentou um rapaz do almoxarifado e, como quem não arrisca não petisca, tentou uma comunicação com a dita cuja. Como ela não alimentasse os desejos dele de prosseguir no bate-papo eis que ele saiu com a seguinte pérola: - Depois da tempestade sempre vem o vendaval. Ela balançou a cabeça afirmativamente e decretou o final do monólogo. 

Mas haviam também os gaviões extra fábrica, aqueles que moravam, como ela, na pensão. Um deles era um desses artistas de rua. Por aquela época haviam muitos vendedores de poções mágicas, para todos os gostos e cores. Desde perder peso como prender namorado. Remédio contra a calvice era o mais recorrente. E para captar o interesse dos incautos, tais vendedores, verdadeiros artistas, eram dotados de uma grande capacidade de se comunicar e lidar com bichos, verdadeiras ferramentas de trabalho. A mais tradicional era a cobra, uma jibóia inofensiva. 

Pois um desses artistas de rua andava arrastando a asa para a nossa colega, sem contudo experimentar qualquer tipo de avanço nas suas pretensões. Certo dia, cansado de tanta rejeição, resolveu dar uma de salvador. Sabendo do horário que ela saia do seu quarto para ir ao trabalho, depositou a cobra bem junto porta e esperou pelo grito desesperado, oportunidade em que simularia o ato heróico de afastar a cobra e de um suposto bote venenoso. 

Mas aconteceu o inesperado. Nossa colega, como dito no início, era oriunda de Foz do Iguaçu, região onde cobras venenosas faziam parte do dia-a-dia dos seus habitantes. Ao abrir a porta e se deparar com a jibóia, nossa colega não teve dúvidas, desferiu vários golpes na cabeça da mesma, utilizando o cabo de uma vassoura, matando-a, mesmo sob os protestos do pseudo conquistador. Não permaneci muito tempo na empresa e não sei o que aconteceu com ela depois disto e nem com o homem da cobra, se continuou suas atividades profissionais nas ruas da cidade, sem a sua principal ferramenta de trabalho. 
O poder está para as Ciências Sociais assim como a energia para a Física. (Bertrand Russell, 1872-1970, filósofo inglês)

LUGARES

JOSSELIN - FRANÇA


Josselin é uma comuna na região da Bretanha, França. A cidade é conhecida por seu castelo medieval e arquitetura tradicional. A arquitetura em enxaimel, com a estrutura de madeira exposta e preenchimento de argila ou tijolos, é típica da região da Bretanha. Possui um castelo notável, que é a residência dos Duques de Rohan desde a sua construção no final do século XV. O castelo e a cidade circundante são listados como Monumento Histórico na França. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

NINGUÉM MAIS FALA DE AMOR

Fabrício Carpinejar
Fabrício Carpinejar

Ninguém mais fala de um bicho de estimação fofo na praça, de um bebê nascendo na vizinhança, de um exibicionista nu na janela. Ninguém mais fala de esperança e da possibilidade de férias. Ninguém mais fala de amizade. 

Ninguém mais fala do fim do ano letivo dos alunos. Ninguém. O assunto é um só: o medo. Já morei na alegria do Petrópolis, moro atualmente no medo. A felicidade é alienação em minha rua.

Fui comprar couve na fruteira e a dona estava constrangida no balcão, perguntei qual o motivo da vergonha, Ju disse que seu irmão de 25 anos foi assassinado ao buscar sua namorada de carro e tentar fugir diante da ação dos assaltantes. Suspirei. Não consegui resmungar nada. Engoli o meu bom-dia de volta. O riso emagreceu de doente.

Precisava passar na ferragem para trocar lâmpadas do corredor. As lâmpadas do corredor sempre queimam primeiro, estava pensando nesta coincidência, quando vi um tumulto entre os vendedores. A loja acabara de ser roubada. Dois homens armados renderem os clientes e os funcionários, esvaziaram o caixa e recolheram os pertences das pessoas.

Engoli o meu boa-tarde de volta. Já me sentia espectador de meu velório. Começava a raciocinar que – por um triz – não estava lá dentro sendo dilapidado. A violência explode tão perto, que gasto os meus pensamentos me colocando como vítima das situações. Não há tempo para sorrir. É ranger os dentes e seguir em frente.

Meu celular toca e o amigo médico Bruno avisa que levaram seu celular e sua carteira, pede que eu passe números de nossos conhecidos em comum para repor a agenda, apenas repito “Que horror” e não lamento, esqueço de lamentar, procuro apressar o passo, não posso ficar distraído e fazer poemas caminhando, não existe trégua para devaneios, é guerra civil em meu bairro.

Encontro um outro amigo, o Marcelo, no supermercado e ele nem me cumprimenta, vem com a nova saudação porto-alegrense:

— Não sabe o que aconteceu?

— O que aconteceu, Marcelo?

— Um amigo aproveitou que estava passeando com o cachorro e deu um pulo no escritório de sua esposa. Ladrões pegaram o casal, e ele viu sua mulher ser baleada em sua frente por represália, pois eles não carregavam dinheiro ou coisa alguma no bolso.

Você morre se mostra resistência. Você morre se não mostra resistência. Não há mais conduta de defesa.

Os carros marrons dos brigadianos correm de um lado para outro das nossas ruas como baratas tontas – são vários os chamados e a gasolina anda cara. Pulam de endereço a endereço, compulsivamente.

Meu filho entra em casa e conta que uma mãe de dois filhos recebeu 11 tiros em um ônibus em plena Protásio Alves – deve ser queima de arquivo. Engoli o meu boa-noite de volta.

Saudade das fofocas e dos vizinhos enxeridos, hoje somos notícias policiais.

Fonte: Zero Hora
A infinidade da criação é bastante grande para fazer com que um mundo ou uma Via Láctea de mundos, se pareça, em comparação, com o que uma flor ou inseto se parece ao ser comparado à Terra. (Immanuel Kant, filósofo alemão, 1724-1804)

LUGARES

ESTORIL - PORTUGAL

O edifício na imagem é o Forte da Cruz (Forte de Santa Cruz). É um castelo histórico e fortaleza do século XVII localizado na praia do Tamariz, no Estoril, Portugal. Originalmente construído para defesa costeira, o local foi transformado em uma luxuosa vila e, mais tarde, em um salão de chá. Atualmente, é um local popular e pitoresco para eventos privados, especialmente casamentos, oferecendo vistas deslumbrantes do mar. A área do Estoril, onde se situa, é conhecida por ter sido um refúgio para famílias reais e figuras de renome mundial durante a Segunda Guerra Mundial.

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

LUTA E BRAVURA DE MOACYR LUZ

Ruy Castro

Diagnosticado com Parkinson em 2008, o sambista foi em frente e enfrentou a doença no palco Operado no Einstein, voltará a tocar como antes e roubar comida na geladeira sem derrubar tudo

Moacyr Luz não cabe num verbete de enciclopédia. Sambista, cantor, compositor, autor, com parceiros queridos, de "Vida da Minha Vida", "Pra Que Pedir Perdão", "Choro das Ondas", "Som de Prata", "Saudades da Guanabara" e muitas mais. Gourmet da baixa gastronomia carioca, expert em asas de galinha e bochecha de porco e padroeiro de botequins pelo país. Veio ao mundo para fazer amigos. Encontra-os onde quer que esteja. Mas só os 500 mais íntimos o chamam de Moa.

samba lhe deve uma multidão de convertidos. Desde 2005, eles cruzam a cidade ou as fronteiras dos estados para comparecer ao Samba do Trabalhador, sua roda de toda segunda-feira no Clube Renascença, no Andaraí. A roda extrapolou para São Paulo, aos sábados, no restaurante Pirajá, fora as frequentes incursões a Lisboa, Paris e, se duvidarem, Adis Abeba. Mas o que, no começo, era só o trabalho de um artista para ganhar a vida tornou-se, para Moacyr, sua maneira de salvar a vida.

Em 2008, aos 50 anos, ele foi diagnosticado com Parkinson. Desde então, a rigidez no corpo, as dores, o tremor, a dificuldade motora, começaram seu lento e cruel processo. Mas, em vez de entregar-se, Moacir resolveu lutar. Em todos esses anos, nunca faltou ao Samba do Trabalhador. Embora tudo tenha se tornado difícil, continuou a enfrentar a rotina de aeroporto, avião e hotel e o desafio de cantar e tocar violão com a voz e os dedos que às vezes fogem de seu controle. Nunca escondeu a doença ou se escondeu. Sua luta se passa no palco, para plateias que, quando percebem sua condição, torcem por ele.

Nesta terça-feira (14), a ciência juntou-se à sua bravura. Moacyr submeteu-se a uma cirurgia de estimulação cerebral profunda, no Einstein, em São Paulo. As chances de recuperação são enormes. Aos poucos, voltará aos estágios mais toleráveis da doença.

O suficiente, segundo ele, para voltar a tocar e cantar com desembaraço e, de madrugada, "roubar comida da geladeira sem derrubar tudo". Mas ele não vai esperar. Daqui a 15 dias, tem show de novo.

Fonte: Folha de S.Paulo - 16/10/2025

Mais perto dos deuses nenhum mortal pode chegar. (Edmond Halley, astrônomo inglês, 1656-1742)

LUGARES

PARIS - FRANÇA

A imagem mostra a Chama da Liberdade (Flamme de la Liberté), uma réplica em tamanho real da tocha da Estátua da Liberdade de Nova York, localizada em Paris, França. O monumento, feito de cobre dourado sobre um pedestal de mármore, foi um presente oferecido à França por doadores de todo o mundo em 1987, simbolizando a amizade franco-americana. Está situado na Place Diana, próximo à entrada norte da Pont de l'Alma, com a Torre Eiffel visível ao fundo. Após a trágica morte da Princesa Diana em um acidente de carro no túnel logo abaixo do monumento em 1997, o local tornou-se um memorial não oficial para ela, onde as pessoas deixam flores e homenagens. Apesar de sua associação popular com a Princesa Diana, a placa original do monumento comemora o centenário do jornal International Herald Tribune.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 21 de dezembro de 2025

O CREPÚSCULO E A AURORA

O crepúsculo e a aurora nos leva em uma jornada épica ao fim da Idade das Trevas para contar a história de guerra, rivalidade, amor e ódio que antecede a saga de Os pilares da Terrae marca a criação da cidade de Kingsbridge.Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro. Os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei. Na falta de uma legislação clara, o caos reina absoluto.Nesse cenário de selvageria, a vida de três jovens se entrelaça de maneira brutal. Um construtor de barcos vê sua terra ser dilacerada pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um povoado inóspito.Uma nobre normanda desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico.Um monge sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira.Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna.Com uma trama elaborada que une um extenso trabalho de pesquisa histórica a uma criatividade extraordinária, O crepúsculo e a aurora é um presente tanto para os leitores veteranos de Ken Follett quanto para quem deseja conhecê-lo. Ken Follett é um mestre. – The Washington Post O crepúsculo e a aurora tem de tudo: romance, traição, dados históricos... É o tipo de livro que você não consegue deixar de lado. – Windy City Reader (https://dlivros.com)
A luz das estrelas fixas é da mesma natureza que a luz do Sol. (Isaac Newton, filósofo inglês, 1643-1727)

LUGARES

TREZE TÍLIAS - SANTA CATARINA

A imagem mostra o Museu Municipal Andreas Thaler, localizado em Treze Tílias, Santa Catarina. O museu é a antiga casa de Andreas Thaler, o fundador da cidade, e é conhecido como "Castelinho". Ele homenageia Thaler e a imigração austríaca na cidade. O acervo do museu inclui diversos itens que retratam a vida na década de 1930, como utensílios domésticos, móveis, cédulas antigas e instrumentos musicais. A arquitetura do prédio é inspirada no estilo austríaco. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 20 de dezembro de 2025

ROMANCE FORENSE

O tatu de estimação

O advogado viaja pela BR, vê um tatu atordoado na beira, para o carro, utiliza um puçá que usava para pescas e pega o bicho. Coloca-o no porta-malas e segue viagem.

Alguns quilômetros adiante, um policial rodoviário manda parar o veículo. O advogado recebe a ordem:

- Por favor, documentos. Após, desça e abra o porta-malas. Estou em missão de apoio à operação Lava Jato.

O policial surpreso vê o tatu e segura-o com as duas mãos.

- Esse animal é selvagem, tem proteção ecológica. O senhor vai pegar cana por cometer crime ambiental.

O advogado se defende:

- Esse tatu é meu, de estimação, tá comigo desde novinho. Têm importância para a medicina, pois os tatus são os únicos mamíferos capazes de contrair lepra, sendo usados nos estudos dessa enfermidade. O meu é treinado. Se você soltar ele no chão, eu dou dois assobios e ele volta pro meu lado.

- Duvido!...

- Então solta ele, para você ver...

O policial rodoviário solta o tatu no chão e o bicho escapa célere pro meio do mato.

Vem, então, a ordem dada ao advogado:

- Assobia, agora, pro tatu voltar...

O advogado liquida a questão:

- Que tatu?...

Fonte: www.espacovital.com.br
Uma coisa aprendi na minha longa vida: que toda a nossa ciência, contraposta à realidade, é primitiva e infantil. E, apesar disso, é a coisa mais preciosa que temos. (Albert Einstein, físico alemão, 1879-1955)

LUGARES

NYON - SUÍÇA

A imagem mostra o Castelo de Nyon, localizado na cidade de Nyon, na Suíça. O castelo está situado no alto de uma pequena colina, de frente para o Lago Lemano, oferecendo uma vista panorâmica para o lago e os Alpes, incluindo o Monte Branco. Atualmente, o castelo abriga museus, incluindo o museu da porcelana de Nyon, fabricada na cidade desde o século XVIII. Partes do castelo já serviram como prisão até o final do século XX, e ainda hoje é possível ver escritas feitas pelos presos.  A torre do castelo oferece vistas da cidade e possui armas antigas em exposição. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

LOS PANCHOS

"CUANDO CALIENTA EL SOL"
Durante muito tempo continuaremos vivendo divididos entre o medo às armas misteriosas e a esperança nos milagres da ciência. (Raymon Aron, sociólogo francês, 1905-1983)

LUGARES

PARIS - FRANÇA

A Basílica do Sagrado Coração, ou Sacré-Cœur, um dos monumentos mais emblemáticos de Paris. Localizada no topo da colina de Montmartre, a basílica oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade. É o segundo monumento gratuito mais visitado de Paris, atrás apenas da Catedral de Notre-Dame. A construção, em estilo romano-bizantino, foi concluída em 1914 e formalmente consagrada em 1919, após a Primeira Guerra Mundial. A igreja foi construída com uma pedra calcária que se torna mais clara com a água da chuva, o que ajuda a manter sua aparência branca.

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

A ARTE DA POLÍTICA

De Platão a Lacerda, a arte da política
Sebastião Nery

Desde que o homem acendeu uma fogueira e com outros homens começou a conversar dentro da caverna, política é a arte do bem comum. Esta é a lição dos sábios, já no começo dos tempos. Platão, o velho grego, ensinou: “Não há nada de errado com quem não gosta de política. Simplesmente será governado por aquele que gosta”.

Aristóteles, o discípulo preferido, aprendeu a lição: “Política é a ciência da felicidade humana.”

AQUINO E ROBESPIERRE – Lá na frente Santo Thomaz de Aquino, gordo e sábio, reafirmava: “Política é a arte de formar homens e administrar visando o bem comum.”

Caminha a história e em 1793, em plena Revolução Francesa, Robespierre cobrava: “As funções públicas não podem ser consideradas nem sinais de superioridade nem recompensa, mas como deveres públicos. Os delitos dos mandatários do povo devem ser severa e agilmente punidos.” E dois séculos depois a lição de Robespierre seria incorporada à “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.

VOLTAIRE E NAPOLEÃO – Outro sábio daquele tempo, o filósofo triste e pessimista Voltaire: “A política tem a sua fonte antes na perversidade do que na grandeza do espírito humano.”

Cristão era Napoleão: “ Em política, convém curar os males, nunca vingá-los.”

O poeta Paul Valéry era mesmo um poeta: “Toda política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível. A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem no que lhes concerne. Numa época seguinte, acresceram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidirem sobre o que não entendem.”

DE GAULLE E MAO – Do alto de seus 2 metros, De Gaulle não gostava dos pequenos: “A política mais dispendiosa, mais ruinosa, é ser pequeno…”

Outro grande no físico e na luta, MaoTsé-Tung: “A política é a guerra sem derramamento de sangue, enquanto que a guerra é política com derramamento de sangue.”

Churchill, contemporâneo e parceiro de De Gaulle no sangue, no suor e nas lágrimas: “A política é quase tão excitante como a guerra, e não menos perigosa. Na guerra a gente só pode ser morto uma vez, mas na política diversas vezes.”

DUQUE ESPERANÇOSO – Apesar disso o professor Hélio Duque, baiano do Paraná, não perde a esperança:

“A aliança de corruptores, empresários poderosos e corruptos, investidos de mandatos nos poderes executivo e legislativo, tem levado muitos brasileiros a julgar que a política é geradora da corrupção. Na verdade nada é mais falso quando se tenta nivelar a política como sinônimo de assalto ao dinheiro público. A canalhice política militante é dotada de uma cultura de vassalagem e abomina princípios e fundamentos éticos e morais. São fiéis seguidores da frase ouvida no interior de Minas Gerais, pelo médico e escritor Pedro Nava: – “Haveremos de resguardar a canalhice necessária para aderir no tempo oportuno.”

MAIS EXIGENTES – Nesse tempo de engodo não se pode prescindir dos homens públicos que cultivam a ética e não se submetem ao jogo da corrupção. Os brasileiros deveriam ser mais exigentes e seletivos na escolha dos seus representantes, ao invés de alimentar demagogos e falsos salvadores da Pátria como alternativa de poder.

Na política aristotélica o dever de dizer a verdade, em quaisquer circunstâncias, é inegociável. Infelizmente a maioria prefere o bom mocismo do riso fácil dos candidatos garantindo voto ao embusteiro não sabendo que o preço da escolha equivocada será cobrado no futuro, como estamos assistindo agora com a detonação de uma crise política, econômica e social inédita na vida republicana. Carlos Lacerda sabia: “Devemos dizer ao povo o que ele precisa saber e não o que gostaria de ouvir. Não confie em homens públicos que só sabem dar boas notícias.

Fonte: Tribuna da Internet 
Natação e Automobilismo: Tenho absoluta incapacidade de admirar um homem apenas porque ele é melhor do que o outro um centésimo de segundo. (Millôr Fernandes)

LUGARES

CRACÓVIA - POLÔNIA

A imagem mostra a Catedral de Wawel (Catedral Basílica dos Santos Estanislau e Venceslau), localizada no Castelo de Wawel, na Cracóvia, Polônia. É um dos complexos arquitetônicos mais valiosos do mundo e um símbolo da identidade nacional polonesa. Durante séculos, foi a residência dos reis da Polônia e o local de suas coroações e enterros. O complexo está situado em uma colina na margem esquerda do rio Vístula e suas primeiras construções datam de 970 d.C. A catedral é considerada o centro espiritual da Polônia e um local ativo de culto religioso. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

ANFITRIÃO EM CHAPECÓ

Promotores de Justiça, de modo especial, mas também muitos juízes que atuavam no Oeste Catarinense, faziam de Chapecó um destino para compras e lazer. Não havia outra alternativa. 

O João Alberto, recentemente aprovado no concurso para o Ministério Público, havia muito estava radicado naquela cidade. Era uma caso raro de manezinho adaptado a terras distantes e longe do mar. 

Fidalgo como poucos, recebia em sua casa os colegas do ministério público e também magistrados, fornecendo dicas da cidade e informações gerais de como eram a vida e os costumes na região. Sobretudo era uma fonte importante indicação e até recomendação de médicos e dentistas, mercados e comércio em geral. 

Por vezes, alguns até passavam todo o final de semana como hóspedes. Um deles era Promotor, lotado na Comarca de Dionísio Cerqueira. Segundo suas próprias palavras, ele não residia, mas sim, resistia naquela Comarca. Tinha por consolo o fato de que não poderiam mandá-lo para mais longe, pois ali ao lado começava o território argentino. 

Pois num determinado final de semana o nosso personagem resolveu se hospedar na casa do João Alberto. Até aí nada demais, tudo normal. O tudo demais, segundo o anfitrião, é que o hóspede só bebia whisky sem se importar com a quantidade, cujos efeitos, parece, não lhe eram catastróficos. 

Pois no domingo à tarde chegara a hora da partida. Despedidas, abraços, obrigado, "volte quando quiser", etc e tal, eis que o João Alberto se deu conta de que o convidado estava indo embora com o copo na mão. Alertado, o visitante tomou o conteúdo de um golpe só, devolveu o copo e mais uma vez agradeceu pela acolhida.
Mais vale um pássaro voando do que dois na mão. (Thiago Marques Mergulhão, estudante brasileiro, 1980-1991)

LUGARES

ÓBIDOS - PORTUGAL

A imagem mostra a Casa Romântica, uma loja e galeria de arte localizada na vila medieval de Óbidos, em Portugal. A Casa Romântica é um espaço criado e decorado por um casal de artistas, com um estilo inspirado no Romantismo Provençal. O local funciona como galeria de arte e loja gourmet. A vila de Óbidos é conhecida por suas muralhas medievais e ruas de paralelepípedos. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

ONDE ESTÃO OS OVOS

Fabrício CarpinejarFabrício Carpinejar

Nunca vi nenhum homem no supermercado demonstrar preocupação com o destino da caixinha de ovos nas sacolas. Nunca vi nenhum homem controlar o seu lugar no carrinho. Nunca vi nenhum homem orientando o empacotador para não colocar nada pesado em cima da caixinha de ovos. Segue junto das garrafas de litro de cerveja e não se importa, segue debaixo da melancia e não sofre com o erro. Nunca vi nenhum homem monitorando a caixinha dos ovos na hora de pôr as compras no bagageiro. Nunca vi nenhum homem levando consigo a sacola da caixinha de ovos, tal bebê de colo. O homem despreza a integridade da dúzia, é apenas mais um item da lista. Larga para a mão de Deus ou culpa simplesmente o azar.

Já a mulher tem as fôrmas de papelão como o seu primeiro e o seu último pensamento no mercado. 
Dispara um alarme biológico, e não relaxa até guardar na geladeira.

Para o homem, são simplesmente ovos. Para a mulher, já são pintinhos indefesos. Agem como donas da granja, chocadeiras emprestadas.

A minha esposa não cansa de reiterar o cuidado, assim como a sua mãe, assim como a minha mãe, assim como a minha irmã, assim como a minha avó. Realizam uma hierarquia apurada do mais leve ao mais forte na distribuição dos produtos.

- Onde estão os ovos?, é a pergunta constante delas no momento do caixa.

O que denuncia a predisposição maternal feminina. A maternidade, ainda que não se revele em filhos, está no sangue. Está consolidada na visão de mundo. Está espalhada nos seus costumes. Está dentro da generosidade do seu olhar. Está no formato de cesto de seus braços.

A mulher desenvolve uma doçura inadiável diante de cenas de orfandade. Seu radar é incansável: seja com os ovos quebradiços, seja com uma criança sofrendo, seja com um cão maltratado, seja com uma injustiça a um idoso.

Jamais é indiferente ao pouco e ao fraco. Ela se fixa na fragilidade para proteger, acolhe o que é vulnerável, não abandona o que pode se quebrar, permanece atenta e firme dando colo para tudo o que carece de atenção.

A caixinha de ovos é banal para o homem - tanto faz. Para a mulher, é a prova de que não escolhe nada em vão nesta vida.

Fonte: Zero Hora
Se o amor puder errar, o meu erro foi amar demais. (William Shakespeare)

LUGARES

BUDAPESTE - HUNGRIA

A imagem mostra a Basílica de Santo Estêvão, localizada em Budapeste, Hungria. A basílica é a maior igreja de Budapeste e um dos edifícios mais altos da cidade, com 96 metros de altura, a mesma altura que o Parlamento Húngaro. É dedicada a Santo Estêvão I, o primeiro rei da Hungria. A construção do edifício neoclássico foi concluída em 1905, após quase meio século de trabalho. A cúpula da basílica é uma atração popular, oferecendo vistas panorâmicas da cidade e sendo acessível por elevador ou escadas. A basílica abriga a relíquia mais sagrada da Hungria: a "Santa Mão Direita", a mão direita mumificada de Santo Estêvão. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

HORA DE DESCANCELAR CARLITOS

 Ruy Castro

Mostra integral de Chaplin no CCBB de São Paulo não tem uma sessão perdível Hollywood o enxotou como comunista; mas, se os críticos o esquecem, é mentira que cinema seja uma arte

Imagine um homem que, por metade do século 20, foi um dos três ou quatro gênios de seu tempo –os outros, Freud, Einstein, talvez Picasso— e, aos poucos, foi sendo esquecido até se tornar quase ignorado. O artista é Charles Chaplin, criador de Carlitos e de tantos momentos nos filmes que realizou, de 1914 até 1952, e que por si justificariam a invenção do cinema.

A enquete mundial da revista inglesa Sight & Sound sobre os maiores filmes da história, feita a cada dez anos, é significativa. Na primeira, em 1952, Chaplin teve dois filmes empatados em 2º lugar, "Luzes da Cidade" (1931) e "Em Busca do Ouro" (1925), e outros quatro nos 100 mais: "O Garoto" (1921), "Tempos Modernos" (1936), "O Grande Ditador" (1940) e "Monsieur Verdoux" (1947). Isso refletia sua importância para a arte e até para o entendimento do homem num mundo novo e hostil. Humanistas, marxistas, psicanalistas, poetas e teólogos o estudavam. Mas, nas enquetes seguintes, seus filmes foram perdendo terreno. Na última, de 2022, "Luzes da Cidade" estava em 36º lugar, Tempos Modernos", em 81º, e os outros se evaporaram.

Daí a importância da "Mostra Chaplin" que o CCBB está levando em São Paulo até 2 de novembro. Inclui todos os 83 filmes de Chaplin, com as obras-primas entre os curtas, como "À Uma da Madrugada" e "Casa de Penhores" (1916), "Rua da Paz" e "O Imigrante" (1917), "Os Clássicos Vadios" (1921), "Pastor de Almas" (1923) e muitos mais, como complemento dos imortais médias e longas. Não há sessão perdível na mostra.

Chaplin foi um pioneiro do cancelamento. Nos anos 1950, o macartismo o enxotou como comunista e porque, britânico de nascimento, nunca se tornara cidadão americano. Ele marchou para a Suíça e só voltou aos EUA 20 anos depois, para receber um Oscar honorário que não pedira. Mas os críticos já o haviam abandonado como criador. Por quê? Seus filmes tinham ficado superados?

Se não gostam de Chaplin, tudo bem. Mas, se Carlitos for cancelado, é mentira que o cinema seja uma arte.

Fonte: Folha de S.Paulo - 18/10/25
O pior da Segunda-feira é que a gente sempre acorda atrasado. (Mário Quintana, poeta brasileiro)

LUGARES

AMETISTA DO SUL - RS

Ametista do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Conhecido como a capital mundial da pedra ametista o município leva esse nome por causa das atividades envolvendo essa pedra preciosa.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 14 de dezembro de 2025

AS RELÍQUIAS SAGRADAS DE HITLER

As Relíquias Sagradas de Hitler - Na Alemanha devastada pela Segunda Guerra Mundial, um grande mistério envolve as obras de arte e as antiguidades roubadas pelos nazistas. Este livro conta a história real do tenente e historiador da arte Walter Horn, que sai à procura de tesouros valiosos para o povo alemão que haviam desaparecido. Nessa jornada, Horn desvenda as origens místicas do nazismo e um plano para a criação do Quarto Reich. Pouco antes da invasão da Alemanha pelas forças aliadas, um bunker secreto foi cavado sob o Castelo de Nuremberg. Dentro dele, uma câmara especial continha os tesouros saqueados que Hitler mais valorizava: as Joias da Coroa do Sacro Império Romano e a Lança Sagrada, que teria dilacerado o flanco de Cristo na cruz. Mas quando o Exército americano se preparava para invadir Nuremberg, cinco das preciosas relíquias desapareceram. Quem as teria levado da câmara subterrânea? Por quê? Após o fim da guerra, o mistério ficou sem solução até que o general Eisenhower, comandante dos Aliados, ordenou que o tenente Horn, professor licenciado da Universidade de Berkeley, procurasse os tesouros desaparecidos. Para realizar sua missão, Horn mergulhou nas antigas lendas e no misticismo que cercavam as antiguidades saqueadas por Hitler em sua busca do domínio mundial. O que ele descobriu em sua odisseia é tão explosivo que seu relatório final permaneceu secreto por décadas. Baseando-se em informes do serviço de inteligência, bem como em cartas e entrevistas, Sidney Kirkpatrick revela como Hitler, em sua mania de grandeza e obcecado por ocultismo, quase conseguiu criar um Reich Sagrado fundamentado numa reinvenção distorcida da história medieval e da Igreja. https://dlivros.com/livro/reliquias-sagradas-hitler-sidney-kirkpatrick