terça-feira, 30 de agosto de 2022

ROMANCE FORENSE

O carimbador inveterado
O cartório era um primor de organização e limpeza. E o notário, um apaixonado pelo uso de carimbos e etiquetas. Na mesa dele havia dezenas de carimbos de todos os modelos e formatos. A maioria retangulares; alguns redondos. Sem faltar um em formato de losango, com a expressão "Ordem e Progresso", que era usado durante a Semana da Pátria.

As almofadas das tintas eram três: uma preta (para coisas mais comuns como o reconhecimento de firma por semelhança); uma azul (usada para autenticações de fotocópias) e uma vermelha (usada para casos de firmas autênticas no caso de vendas de veículos, recibos de quitação etc.).

A papelada era carimbada em todo o espaço possível. E quando havia interesse de incapazes, o escrivão apunha uma etiqueta gomada dourada, sobre a qual imprimia um sinete em alto relevo: "Cartório do Doutor...- Documento duplamente conferido por haver interesse de menor(es)."

De repente veio a lei de desburocratização - e muitos papéis que demandavam idas e voltas, carimbos e mais carimbos, não mais deles precisavam.

O tabelião ficou inconsolável; olhava com tristeza a sua coleção de carimbos agora inútil. Mas acabou por arranjar uma maneira inteligente de manter a sua “carimbação” em todos os papéis que por ali transitavam.

Mandou fazer um vistoso carimbo com os seguintes dizeres: “Isento de Carimbo”.

E continuou marcando documentos com seu novo carimbo.

Mas com um diferencial: a cor passou a ser verde.

Fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário