sábado, 18 de março de 2023

SAIBA COMO FORAM BATIZADOS DINOSSAUROS COMO O TIRANOSSAURO REX

Marcelo Duarte
Thanos simonattoi, por exemplo, tem relação com o vilão da Marvel

Terça-feira passada (7) os paleontólogos (cientistas que estudam os animais do passado) comemoraram seu dia. Os nomes dos dinossauros parecem estranhos, mas cada um desses répteis antigos possui um bom motivo para ter sido batizado da forma como foi.

Pode ser uma característica física, uma referência à pessoa que o descobriu ou que pesquisou seus fósseis, e até mesmo o lugar em que foi encontrado.

Toda vez que uma espécie de dinossauro é descoberta, ela recebe aquilo que chamamos de nome científico, que também é dado a plantas e animais.

Antigamente, os paleontólogos usavam obrigatoriamente línguas como o latim ou o grego para o batismo. Tiranossauro rex, por exemplo, significa "lagarto tirano rei". Seu nome é uma mistura de latim com grego. "Tyrannus" vem do grego líder, senhor, chefão. "Saurus" é lagarto também em grego. Por fim, "rex" é rei em latim.

Hoje em dia, também são usadas línguas indígenas no caso de dinossauros que habitavam o território brasileiro.

Antes de começarmos, o que significa a palavra "dinossauro"?

O nome foi criado em 1841 pelo biólogo inglês Richard Owen. Ele uniu os termos gregos "deinos", que significa aterrorizante, e "saurus", conforme expliquei acima, lagarto. Dinossauro, portanto, significa lagarto aterrorizante.

Tem algum exemplo de um desses batismos feitos no Brasil?

Em 2004, o fóssil de um crocodilo pré-histórico ganhou o nome da cidade e do paleontólogo que o descobriu: Montealtosuchus arrudacamposi.

O professor Antônio Celso de Arruda Campos, de Monte Alto, no interior de São Paulo, foi um dos maiores estudiosos da paleontologia no país. No começo, ele formou uma equipe só com servidores públicos, tudo improvisado, para escavar diversas áreas do município a 356 quilômetros da capital. Guardava os achados em casa.

Ele faleceu em 2015, aos 80 anos. O museu de paleontologia de Monte Alto leva o nome dele.

O que é esse "suchus" que aparece junto com o nome da cidade de Monte Alto?

Suchus é crocodilo em latim. Então o nome significa "crocodilo de Monte Alto".

Se o sobrenome dele é "Arruda Campos", por que o crocodilo ganhou o nome de "Arruda Camposi"?

Quando o nome científico do animal, do passado ou do presente, está homenageando alguém, ele ganha essa letra "i" no final. É uma regra do latim.

Mas, se encontrar alguma nova espécie de animal pré-histórico, eu tenho que colocar meu nome ou posso homenagear outra pessoa?

Tem outra história curiosa que eu acho que você vai gostar. Um dinossauro descoberto em Ibirá, que fica a 418 quilômetros de São Paulo, ganhou o nome de Thanos simonattoi. Thanos por causa do vilão da Marvel, mais o simonatto, que é o sobrenome do agricultor que encontrou o primeiro pedaço do fóssil, em 1995, também com a letra "i".

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário