terça-feira, 28 de março de 2023

ROMANCE FORENSE

Charge de Gerson Kauer
Teste para reprovar estagiário

O desembargador recrutava mais um estagiário para reforçar seu gabinete jurisdicional.

Buscava – como já se imagina – um jovem, aí pelos seus 22 / 23 anos, com capacidade decisória, bons conhecimentos de Direito, fluência redacional sem erros, prática anterior em escritório de Advocacia e aquelas coisas todas que, de uns anos para cá, constituem os mandamentos do ´manual da estagiariocracia´.

Apresentaram-se vários interessados, mas especialmente um chamou a atenção pelo seu vestir correto e discreto e também pela fala fluente sem gírias.

Já na fase final dos testes, quase na hora da admissão, o desembargador resolveu ainda testar a inteligência do candidato. Mostrou-lhe um desenho, dando-lhe 20 segundos para que respondesse em que vaga numerada estava estacionado o carro (de placas discretas) da presidência da Corte.

- Trata-se de um teste de admissão para o curso seguinte ao 5º ano escolar primário nas melhores escolas inglesas – explicou o magistrado.

O estagiário olhou, fuçou, não conseguiu responder e solicitou mais tempo:

- Pedindo-lhe sua compreensão em conceder-me alguns minutos mais, Vossa Excelência pode ter a certeza de que, quando eu estiver em dúvidas, não vou dar nenhuma sentença às pressas.

O desembargador prorrogou o tempo algumas vezes. E o estagiário deu diversos palpites, mas não acertou.

Professoral, o magistrado encerrou:

- Observe a sequência. Ao chegar na vaga, olhe a frente do carro. Siga em ordem decrescente: 91, 90, 89, 88, 87 e 86. Elementar constatar que o carro está na vaga nº 87.

O estagiário voltou a mirar a figura e antes que desse outro palpite furado, escutou do desembargador a sentença:

- Você está reprovado. Não se deu conta de que, para quem vê na figura, os números estão de cabeça para baixo...

Fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário