domingo, 12 de março de 2023

A HISTÓRIA DO MICO EM DOBRO

Fernando Albrecht

Há muitos anos, um executivo teve que se deslocar de Porto Alegre para a filial Novo Hamburgo da sua empresa. Era uma sexta-feira muito quente, não iria voltar para o escritório, então dispensou paletó, gravata e carro.

Vestiu uma calça Lee, o jeans da época, uma espécie de tênis de pobre chamado Maria Mole, e uma camisa sem bolso tirada do baú da juventude. Passava do meio-dia quando pegou o ônibus direto para a cidade onde havia tirado o ensino médio, Curso Científico na época.

Como seria viagem vapt-vupt, botou no bolso só a identidade e algum dinheiro para táxi e passagem. Da rodoviária foi de táxi à filial, fez o que tinha que fazer e voltou de táxi para o centro da cidade.

Mais tarde lembrou-se que algo o incomodava, algo não estava bem certo. Antes de voltar, resolveu tomar uns chopes numa mesinha na rua do bar. Quando quis pagar a despesa, entrou em pânico. O último dinheiro fora para pagar o táxi. E agora?

Tentou manter a calma. Como tinha feito muitas amizades, quem sabe alguém passaria em frente. Deu sorte. Um colega de colégio parou à sua frente.

Abordou-o com legítima alegria, no que foi correspondido. Trocaram lembranças dos velhos tempos e coisa e tal. Lá pelas tantas, contou a história de estar sem dinheiro. Poderia a amizade pagar a conta? O outro entristeceu o olhar.

– Meu pobre amigo, agora me deixaste muito triste. Para uns, a vida deu certo, vejo que para ti ela deu errado.

Tirou uma nota que seria de R$ 100,00, colocou-a discretamente na mão do ex-colega. Estupefato, o executivo quis corrigir o engano, não era nada disso, ele estava muito bem financeiramente, não era nada disso peloamordedeus, fora apenas distração.

Quanto mais ele explicava, mais o amigo se convencia do oposto. Chamou o garçom e pagou os chopes. Despediu-se com os olhos marejados de lágrimas. Caminhou alguns metros e se voltou para o desastrado explicante.

– Mas não vai gastar tudo em bebida!

x-x-x

Décadas mais tarde, no tempo presente, o executivo calhou de encontrar o amigo que há muito não via em uma cafeteria de Porto Alegre. Abraçaram-se, beijaram-se entre risadas, como você vai e coisa e tal.

Quando o amigo perguntou se ele estava bem de vida, o executivo lembrou da história de Novo Hamburgo e a contou. Terminado o relato, olhou-o fixamente por algum tempo. Depois tirou duas notas de R$ 50,00 e as colocou discretamente embaixo da xícara de cafezinho do estupefato amigão. Antes de ir embora, deu o recado.

– Entendi. Mas não gasta tudo em bebida!

Fonte: https://fernandoalbrecht.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário