domingo, 9 de abril de 2023

CONHEÇA SETE DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE COELHOS E LEBRES

Marcelo Duarte

Entrega de ovos é só por parte do coelhinho; não se tem notícia até hoje de lebres que desempenharam essa função

"Comprar gato por lebre" é uma expressão que significa ser enganado por alguém, levar algo de menor valor do que se imagina. A expressão veio de Portugal porque alguns restaurantes de lá serviam carne de gato como se fosse de lebre, mais cara.

Mas não se deve confundir também coelho com lebre, que, embora pertença à mesma família, é um animal completamente diferente.

Veja só que a confusão já começa no desenho animado Pernalonga. Ele é um coelho ou uma lebre? Apesar de ter as orelhas bem compridas, uma característica das lebres, Pernalonga vive em uma toca, o que o define como um coelho. Que confusão, né?

Para entender quem é quem, confira essa lista de sete diferenças e semelhanças:

1) De maneira geral, as lebres preferem viver em pastos e campos abertos, enquanto os coelhos fazem tocas em diferentes tipos de lugares —no solo (como costumamos ver nos desenhos), em arbustos e em florestas.

2) O tamanho também é diferente: a lebre é um pouco maior do que o coelho. A lebre mede em média 68 cm, contra 44 cm do coelho.

3) As lebres são encontradas na natureza com pelagens em tons marrom-amarelados e marrom-acinzentados. Para escapar de predadores, algumas espécies trocam de pelagem no inverno. Ficam brancas e se confundem com a neve.

4) As orelhas das lebres são bem compridas, chegando a medir perto de 10 cm, e têm manchinhas pretas. Os coelhos domésticos, por sua vez, costumam ter pelos brancos, pretos, cinzas e também avermelhados. Suas orelhas são mais curtinhas.

5) As patas traseiras dos coelhos são bem menores do que as da lebre, por isso eles se locomovem com pulos mais curtos e mais baixos. As lebres dão saltos tão grandes que podem chegar a três metros de distância. Chegam a uma velocidade de 55 km/h.

6) Tanto coelhos quanto lebres são animais herbívoros e, por isso, se alimentam de grama, folhas, raízes e cascas de árvores. E é verdade que adoram cenouras!

7) Enquanto os coelhos costumam ser vistos em comunidade, entre vários outros animais, as lebres são bastante solitárias. A reprodução desses animais também tem suas diferenças e semelhanças. As lebres têm uma gestação que pode chegar a praticamente dois meses (o dobro da dos coelhos) e as ninhadas de ambos costumam ter entre um e oito filhotes a cada gestação. Lebres se reproduzem apenas no inverno e no verão. Coelhos fazem isso o ano todo.

Por último, quem distribuirá os ovos de chocolate neste domingo (9) serão os coelhinhos da Páscoa. Por serem muito férteis (algumas fêmeas têm até sete gestações num ano), os coelhos foram escolhidos como símbolo de fertilidade. Não se tem notícia até hoje de lebres que desempenharam essa função.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário