domingo, 16 de abril de 2023

PEGADINHAS NA INGLATERRA JÁ TIVERAM TV COM CHEIRO E BIG BEN DIGITAL

Marcelo Duarte

Tudo começou no dia 1º de abril de 1957, com a notícia de uma plantação de espaguete

Fundada como emissora de rádio em 1922 e como rede de televisão em 1936, a BBC [British Broadcasting Corporation] logo se tornou símbolo de credibilidade no Reino Unido. Um dos exemplos de todo esse prestígio era o programa de notícias "Panorama".

Há 66 anos, no dia 1º de abril de 1957, o noticioso deixou os britânicos de queixo caído com uma reportagem sobre uma plantação de espaguete. A notícia era falsa, mas a brincadeira foi profissional.

Uma equipe do programa se deslocou até uma fazenda na Suíça onde estaria localizada a tal "plantação". Camponeses foram filmados retirando pedaços inteiros de macarrão das árvores. A emissora recebeu centenas de telefonemas de telespectadores pedindo dicas de como plantar macarrão.

E não é que o "Panorama" respondeu? "Coloque um raminho de espaguete dentro de uma lata de molho de tomate e aguarde".

No final, o apresentador se despediu: "Agora nós vamos dizer boa noite neste dia primeiro de abril", dando ênfase à data e confessando, ainda que indiretamente, a brincadeira. No dia seguinte, alguns jornais criticaram a ação, mas a repercussão em geral foi altamente positiva e aquele foi o primeiro "hoax" (termo em inglês para boatos como esse) exibido em uma grande rede de TV.

A BBC fez disso uma tradição e continuou aprontando pegadinhas no Dia da Mentira. Veja algumas das mais curiosas.

Lirpa Loof (1961 e 1984)

Em 1961, a BBC anunciou a transmissão de um show do "renomado pianista europeu Lirpa Loof" no dia 1º de abril. Pois leia o nome do tal pianista ao contrário. "April fool" é o termo pelo qual são conhecidas as brincadeiras de 1º de abril.

Em 1984, o nome "Lirpa Loof" ressurgiu como um bípede peludo em extinção vindo do Himalaia para o zoológico de Londres.

Smell-o-vision (1965)

Em 1965, a BBC entrevistou um professor da Universidade de Londres que revelou a criação da "smell-o-vision" ("smell", em inglês, significa "cheiro"). A criação, então, era a de uma televisão capaz de transmitir o cheiro para os telespectadores.

O professor explicou que as moléculas olfativas foram quebradas a ponto de poderem ser transmitidas pelas ondas da televisão. Para comprovar, uma demonstração colocou na tela da smell-o-vision alguns feijões e cebolas.

"Telespectadores cobaias", previamente combinados, confirmavam a transmissão do cheiro. Alguns diziam que ficaram com os olhos lacrimejantes por causa da cebola.

Mudanças no Big Ben (1980)

O relógio-símbolo de Londres irá se tornar digital, anunciou a BBC Radio Internacional. Muitos ouvintes ficaram chocados, outros até gostaram da ideia. Mas a notícia mais estapafúrdia e que mais provocou alvoroço foi outra: as quatro primeiras pessoas que ligassem para a emissora simplesmente se tornariam donas do Big Ben.

Teve até um marinheiro japonês no meio do Oceano Atlântico ligando para tentar a sorte.

Novos nomes dos planetas do Sistema Solar (2004)

O hoax de 1º de abril de 2004 é daqueles que na hora se percebe que é piada, mas também foi bastante criativo: todos os planetas do Sistema Solar, anunciou o site infantil da BBC, seriam rebatizados.

Mais: os novos nomes seriam tirados das personagens de "O Senhor dos Anéis".A Terra, por exemplo, passaria a se chamar Gandalf; Júpiter viraria Legolas, Mercúrio, Merry; e Marte se tornaria Frodo. O novo planeta, Sedna, ganharia o nome de Shadowfax. A professora Lia Polorf, "fonte" da reportagem, comunicou as intenções do Comitê de Nomes de batizar a Lua como Gollum.

Os pinguins voadores (2008)

No trote de 2008, um vídeo com a descoberta de pinguins voadores na América do Sul viralizou na internet. Depois, outro vídeo publicado pela BBC explicou como foram realizados os efeitos especiais que alimentaram a "notícia".

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário