quinta-feira, 18 de agosto de 2022

NÃO TROPECE NA LÍNGUA


FECHE A PORTA – PRONÚNCIA FECHADA DO E
--- Gostaria de ver publicada uma lista com os verbos cujas pronúncias são abertas ou fechadas, como por exemplo aconsêlho ou aconsélho. Obrigada. Elaine da Silva Albinante, Rio de Janeiro/RJ
A leitora se refere aos verbos terminados em ejar, elhar, echar exar.
Vejamos primeiro como funciona a regra, depois a exceção. Verbos da 1ª conjugação como levar, errar, pescar, herdar, zelar, rezar, interessar, encrespar etc., que têm o “e” fechado na penúltima sílaba, e outros como rogar, almoçar, torrar, empolgar, apostar, forçar, que têm o “o” da penúltima sílaba também fechado, passam a ter tais vogais temáticas abertas nas formas rizotônicas (aquelas em que a tonicidade recai na raiz da palavra). Exemplifiquemos:
  • lévo, lévas, léva, lévam, léve, lévem...
  • eu érro, ele érra, érram...
  • pésco, péscam, pésque...
  • eu almóço, rógo, tórro, me empólgo, apósto...
  • fórço, fórças, fórça, fórçam, fórce, fórces, fórcem...
Constituem exceções os verbos terminados em ejar, elhar, echar e exar, menos invejar, que tem som aberto sempre: invéjo, invéja, etc.: “Espero que você nunca nos inveje”.

Sendo assim, a recomendação para quem deseja conjugar eruditamente tais verbos é que emita um som fechado no “e” da sílaba paroxítona:

  • vicêjo, vicêja (e não vicéja), esbravêja, cacarêja...
  • eu me ajoêlho, aconsêlho, espêlho (“E o teu futuro espêlha essa grandeza”, e não ...  espélha), assemêlha-se, que a ele se assemêlhe...
  • fêcho, fêchas, fêcha, eu desfêcho, eu bochêcho, ele bochêcha...
  • vêxo, vêxas, vêxa, não vêxe fulano, ele não se avêxa...

Ocorre, no entanto, que essa pronúncia do “e” fechado não é tão simples para os habitantes do Nordeste brasileiro e outras regiões em que o natural é o som aberto nas mais diversas circunstâncias. Já no Sul é mais fácil e comum a pronúncia do “e” fechado em vista da influência dos vizinhos de língua castelhana. Que ninguém se “avéxe” por não falar “avêxe” – todos nós dizemos “mexe e remexe”, e realmente não dá para lembrar, antes da fala, que mexe vem de mexer (termina em ER, não tem nada a ver com esta regra ou exceção) e avexe vem de avexar (verbo listado na exceção à regra que comentamos). A linguagem oral não funciona assim, e muito menos por decreto.

A evidenciar isso está o verbo fechar, que também já está constituindo uma exceção da exceção, a exemplo de invejar. Raramente se ouve a pronúncia erudita com “ê”: “fêche a porta”. A absoluta maioria dos brasileiros emite o som aberto: “ele abre e fécha o cofre todos os dias; elas nunca fécham a matraca; por favor féche a porta”. 

Eis a lista dos verbos com e fechado:

EJAR
ELHAR
almejaraconselhar
alvejarajoelhar
badalejarassemelhar
bocejarespelhar
bordejar 
cacarejarECHAR
corvejarbochechar
cravejardesfechar
doidejarfechar
esbravejar 
espanejarEXAR
estalejaravexar
manquejarvexar
pelejar 
pestanejar 
rumorejar 
sacolejar 
velejar 
verdejar 
vicejar 
voltejar 






Fonte: www.linguabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário