domingo, 26 de julho de 2020

MÚSICOS DE RUA

Partimos de Saint Malo antes das 9,00 hs da manhã, já que teríamos mais de 200 km até chegar à próxima base: Quimper. Pensávamos curtir a paisagem mas a neblina baixa não permitiu. Somente a poucos quilômetros do nosso destino é que o sol apareceu. Bem, aí ele disse a que veio - acho que a temperatura superou os 30 graus. No Ofício de Turismo recebemos os mapas e demais informações e partimos para o almoço. O prato do dia era peixe com acompanhamentos diversos, com destaque para uma cebola agridoce, parece que cozida no vinho. Para acompanhar, uma cerveja vermelha, com baixo teor alcoólico e um pouco adocicada. Uma delícia! Depois aproveitamos para conhecer um pouco do centro da cidade.

Numa esquina havia um rapaz fazendo variações diversas no sax alto. É admirável a quantidade de excelentes músicos de rua encontrados em grande parte das cidades europeias. Depois de uma breve audição, deixei uma moeda, como sempre faço, e depois falei: 

- Stan Getz! 

Ele entendeu e sorriu e quando estávamos um pouco distantes ouvi o som de Garota de Ipanema. Agradeci com um aceno e nos afastamos, ouvindo as variações e floreios sobre o tema. O sujeito sabia tudo de sax. 

Os músicos de rua fazem do seu talento o próprio meio de vida. Isto me faz pensar nas dificuldades por eles enfrentadas Sem plateia e sem faturamento em tempos de pandemia, principalmente nos meses de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário