domingo, 19 de julho de 2020

(DES)INFORMAÇÃO

(DES)INFORMAÇÃO
Agora tudo gira em torno das chamadas redes sociais. A mídia impressa, em todo mundo, está acusando o golpe. Basta checar o número de dispensas de funcionários no âmbito de revistas e jornais. 

Fica a impressão de que as pessoas estão mais bem informadas. Até pode ser. Porém, é uma informação de superfície, vale dizer, nada aprofundada. Basta a manchete. Dispensa-se o conteúdo. 

Onde iremos parar? Não sei.

Só sei que é triste constatar que o conhecimento adquirido ao longo do tempo vai abrindo espaços preciosos para atalhos sem  cientificidade, diminuindo até a capacidade de raciocínio das pessoas.

Querem um exemplo? 

O teclado numérico de todas calculadoras - formato físico - apresentam a tecla "5" com um diferencial. Ou a tecla é côncava ou tem uma pequena saliência. Serve para que o usuário, ao simples tato, sem olhar para o teclado, possa identifica-la com o dedo médio. 

A vantagem é que a partir daí, junto com os dedos anular e indicador, o usuário pode digitar qualquer seqüência de números, sem olhar para o teclado. 

Por falta de conhecimento ou por preguiça mesmo, ninguém mais utiliza um método tão simples e prático, preferindo olhar para o teclado e digitar com apenas um dedo.

Seria mais fácil olhar apenas para a tela do computador...

(Publicado originalmente e 30/10/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário