quarta-feira, 4 de novembro de 2020

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE INVESTIR E POUPAR?

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE INVESTIR E POUPAR?
Michael Viriato

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro 

O dia 30 de outubro marca a data em que se celebra o dia internacional da poupança. O nome remete à tradicional caderneta de poupança e muitos saíram em protesto a uma suposta comemoração desta. O foco na caderneta desvirtuou a razão de se celebrar o dia.

A comemoração se iniciou há quase um século pelo professor italiano Filippo Ravizza. A ideia era reforçar os benefícios que se pode atingir a partir do hábito de se poupar. As vantagens de se adotar esta atitude vão desde atingir um melhor padrão de vida e bem estar pessoal até trazer maior crescimento econômico para as nações que a incentive.

No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se que simplesmente poupar não é suficiente.

Poupar se refere ao ato de guardar parte de sua renda mensal, seja ela proveniente de salário, pró-labore ou outras fontes.

Pare e reflita na seguinte questão. Qual o objetivo para seus investimentos?

A grande maioria não sabe responder.

Como disse Lewis Carrol em “Alice no País das Maravilhas”:
“If you don’t know where you want to go, then it doesn’t matter which path you take.” (Se você não sabe onde deseja ir, então não importa qual caminho escolha).
Entenda que dinheiro não deve ser tratado como figurinha, que se coleciona. Quando se tem figurinha repetida, você quer logo trocar. O fato de não ter um objetivo faz você se comportar da mesma forma com dinheiro. Acaba por cair em qualquer tentação que aparece, por exemplo, trocando seu dinheiro “repetido” por um carro novo, um novo celular ou pior, entrando em um financiamento.

Você costuma ouvir de um empresário ou empresa que eles pensam em poupar?

Não. O normal é eles dizerem que investem. Sabe por quê?

O ato de investir traz consigo o planejamento, objetivo, monitoramento e disciplina de se perseguir o plano.

Portanto, quando se tem um objetivo é possível criar um plano para atingir esta meta. Com um plano, torna-se factível o ato de se monitorar se as decisões estão levando ao resultado necessário. Adicionalmente, com uma razão clara em vista é mais fácil ponderar e não cair em tentações de consumo a que estamos expostos.

E agora, você ainda pensa em poupar ou vai começar a investir?

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário