quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

BANG

BANG

Pois, só Deus sabe o que levou Pop Thumstone a bater em Vila Velha. E a bater em Vila Velha justamente no princípio do século, quando ela nem cidade era. Era apenas uma ruazinha que começava na Igreja e terminava logo ali. Pop cruzou o Uruguai e bateu em Vila Velha em companhia de dois gêmeos mudos que passavam o tempo trocando cotoveladas e rindo de piadas que ninguém contava. O coronel que havia era outro, coronel Bento, veterano, não da Guerra do Paraguai, mas de outra bem pior: da Revolução de 93.

Pop levou apenas uma hora para descobrir quem mandava na cidade e mais cinco minutos para saber que o coronel Bento ainda tinha mais inimigos que gostaria de ter. Pop ajeitou o coldre e tocou para a estância do coronel Bento, com os dois gêmeos mudos. Deu por lá às onze da manhã de domingo, justamente no dia em que o filho do coronel Bento estava de aniversário. Foi se chegar e ninguém falou mais. Vila Velha jamais havia visto o coldre naquela posição e um Colt 45 ainda era o máximo de progresso. Pop olhou o coronel Bento e disparou:

- Serrê su brazo deretcho.

O coronel Bento levou meia hora para entender o inglesol de Pop. E quando entendeu, entendeu ainda menos.

- O que é que o gringo quer?

- Matairê suz enemigus.

Isso o coronel Bento entendeu e mais do que entender, gostou. Caía do céu aquele gringo maluco, porque agora havia paz demais sem uns maragatos de menos.

- Tu atira bem?

Pop então começou a cometer pecados. Num segundo sacou da arma e cortou cinco espetos. A peonada toda embasbacou. O coronel Bento ficou tão entusiasmado que pediu outras demonstrações. Foram duas horas de tiroteio, não apenas de Pop, mas também dos gêmeos. Atiraram em tudo que o coronel Bento pediu e sempre com uma certeza de demônios. Quando terminou o tiroteio, o coronel Bento bateu nas coxas e trovejou:

- Semana que vem vai ter defunto novo da Vila.

As comemorações começaram imediatamente e foram até o pôr do sol, quando o coronel Bento se despediu dos novos contratados e foi para a cama. E ali começou a pôr a cabeça no lugar, porque dona Ritinha já deu de implicar com os gringos.

- Isso é gente perigosa.

- Mas que perigosa, mulher.

- Tu viu como eles atiram. Não erram uma. Quinze dias de trabalho e não tem mais maragato vivo por aqui. O Júlio de Castilhos não vai gostar.

- Mas aí é que tá o bom, minha veia. Quando o velho reclamar, eu digo que foram os gringos e tá acabado.

Houve uma pausa enorme e quando o coronel Bento já estava quase pegando no sono, dona Ritinha perguntou:

- Véio! E quem é que vai convencer o gringo que tá acabado?

O coronel Bento sentou na cama, de dedo em riste para responder, mas não respondeu coisa alguma. Ficou olhando para a mulher, que armou uns olhos inocentes. Num segundo, o coronel Bento viu aqueles Colts trovejando na sua direção e seu corpo jogado de um lado para outro pelo impacto das balas. No dia seguinte, mandou chamar os gringos e desfez o negócio.

- É muito progresso pra Vila Velha. O negócio aqui é ainda à antiga. Não convém apressar muito.

No dia seguinte, Pop e os gêmeos estavam trabalhando para o major Fidêncio, maragato meio milagroso que havia escapado da revolução com muito negaceio. E ao meio-dia, Pop e os gêmeos bateram na estância do coronel Bento e disseram:

- Manheina diuelo na cailhe principal.

Os gêmeos se cutucaram satisfeitos e Pop completou:

- Ocho hoiras.

Montaram nos cavalos e saíram num trote desaforado. O coronel Bento levou uma hora inteira para voltar a si e conseguir falar. Dona Ritinha quis desandar numa choradeira, mas o marido não deixou.

- Tu não chora por gringo, mulher.

- Mas que gringo, veio. Tou chorando é por ti.

O coronel Bento não acreditou.

- Por mim? Mas tu até que tá muito louca.

- Mas eu vi o jeito dos gringo atirar, meu véio.

O coronel Bento cuspiu para o lado e riu:

- Pois até que nem atiram mal.

E saiu para reunir o pessoal. Nem houve sesta. Saíram uns vinte para a Vila. Chegaram na pensão de seu Olegário, lá por volta das oito da noite, e nem deram como vai. Já foram para o quarto dos fundos, onde Pop tomava um banho e os gêmeos limpavam as armas. Foram muito respeitadores, tanto que o capataz do coronel bateu primeiro na porta. O gêmeo que abriu já abriu morto com um tiro na testa. O outro correu para a janela e morreu com um pé fora e outro dentro do quarto. Pop nem falou. Olhou aquele pessoal todo e só depois de um minuto comprido achou que era engano de data:

- Manheina.

O capataz cuspiu dentro da tina por puro desaforo.

- Mas tu até é sem-vergonha, gringo. Então tu acha que o coronel Bento vai deixar para amanhã o que pode fazer hoje? Taca fogo nele. 

Pop ainda deu um berro:

- Honor.

Mas o capataz não ouviu. Completou o serviço e quando voltou para a fazenda contou ao coronel Bento:

- O gringo morreu chamando a mãe dele, uma tal de Honor.

E o coronel Bento achou muito justo:

- Mãe é mãe.

E anos depois contava ao outro coronel:

- Tu imagina, não sei da onde aquele gringo foi tirar a idéia que eu ia me sujar, brigando com qualquer um no meio da rua.

E o outro coronel disse que talvez lá no Texas fosse diferente. É, vai ver que era mesmo. (JOCKYMANN, Sérgio. Vila Velha, Porto Alegre : Editora Garatuja, 1975, p. 94)

Nenhum comentário:

Postar um comentário