domingo, 6 de março de 2022

PEQUENO DICIONÁRIO DE PALMAS

PEQUENO DICIONÁRIO DE PALMAS
Fernando Albrecht

Salva de palmas são universais aqui ou na Chechênia, que gostam de botar bombinhas nos russos. Quem mais gosta delas são autoridades e políticos em geral. Mas de quais palmas estamos falando, cara pálida? Aqui vai uma classificação elementar.

Palmas protocolares

E que mais têm. São claps-claps educados, despidos de emoção. Só para constar em ata.

Palmas fingidas

Também fazem parte da hipocrisia geral. Os que aplaudem fingem que são sinceras e quem as ouve finge que acredita nelas.

Palmas para a família

Também conhecidas como me engana que eu gosto. Quem as recebe conta em casa como ele tem prestígio.

Palmas da puxa-sacos

São as mais calorosas que existem. Geralmente, são acompanhadas a posteriori de abraços igualmente calorosos. Preliminares: tapinhas nas costas. De alguns anos para cá, podem ser acrescidas de beijos nas bochechas.

Palmas de velório

São sinceras e até comoventes, mas o objeto delas nãos as ouve. O som se propaga muito mal no caixão. Ainda mais debaixo da terra.

Palmas ô, de casa

Eram muito usadas no tempo em que não havia porteiro eletrônico. Para falar com alguém que morava em casas batia-se palmas gritando “ô, de casa!”.

Palmas de dedos

Na Porto Alegre dos anos 1960, alguns bares de música ao vivo em bairros residenciais tinham que observar a lei do silêncio. Então, o encontro barulhento das duas mãos era substituído de estalar de dedos da plateia para não incomodar a vizinhança.

Palmas mudas

São aquelas que não fazem barulho, são silenciosas. A mulherada de punhos de renda gosta muito delas. Não estragam as mãos.

Palmas de teatro

Ou palmas de aquecimento. Em espetáculos em que os artistas são aplaudidos por muito tempo, a temperatura da casa (lotada) pode subir 1,5 grau Celsius se forem batidas por cinco minutos.

Fonte: https://fernandoalbrecht.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário