sábado, 19 de março de 2022

SEUS FILHOS NÃO SÃO SEUS FILHOS

SEUS FILHOS NÃO SÃO SEUS FILHOS
Por Annie Reneau

‘Seus filhos não são seus filhos’ – Kahlil Gibran estava certo

Eu encontrei o poema “On Children”, de Kahlil Gibran, quando eu era adolescente. Não me lembro exatamente quando, mas posso ouvir meu pai recitando as palavras “Seus filhos não são seus filhos” e outras linhas do poema em tons melancólicos. Talvez ele estivesse enfrentando seus filhos enquanto cresciam . Talvez ele apenas tivesse lido e se emocionado. Seja qual for o motivo, meu pai compartilhou essas palavras comigo quando eu era jovem, e elas pegaram.

Mais de 20 anos – e três filhos – depois, me pego revisitando este poema da perspectiva de uma mãe. Meu mais velho tem 16 anos, e o gênio de partir o coração de Gibran me derruba, especialmente considerando que ele nunca teve filhos.

Normalmente, eu rejeito automaticamente as opiniões dos pais de pessoas sem filhos, mas não posso rejeitar este poema. Talvez o fato de não ter filhos tenha dado a ele uma objetividade que tornou possível ver a verdade. Se há uma coisa que é difícil de encontrar como pai, é o desapego equilibrado.

Seus filhos não são seus filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de você, mas não de você.
E embora vivam com você, eles não pertencem a você.

Ai. Bem fora do portão, ele nos atinge onde dói. Essa primeira linha evoca uma resposta visceral na maioria de nós, pais, que temos um instinto biológico, emocional e espiritual de cuidar de nossos filhos. Nós escolhemos (talvez) tê-los. Nós os estamos educando conscienciosamente, ensinando-os, amando-os. O que você quer dizer com eles não são nossos filhos?

Mas, é claro, eles não são. Eles não “pertencem” a nós. Nós não os possuímos. Podemos ter escolhido (ou não) concebê-los, mas não escolhemos quem eles são. Nós somos o meio pelo qual eles vieram ao mundo, mas não os criamos. Uma força maior do que nós – Deus, a natureza, “A vida anseia por si mesma”, como você quiser chamá-la – é responsável por isso.

Você pode dar-lhes o seu amor, mas não os seus pensamentos,
pois eles têm os seus próprios pensamentos.
Você pode abrigar seus corpos, mas não suas almas,
pois suas almas habitam na casa de amanhã,
que você não pode visitar, nem mesmo em seus sonhos .

Não só meus filhos não são meus, mas também, vamos pensar sobre nossa própria mortalidade. Ai, de novo.

Sério, isso é tão verdade. As crianças vêm com sua própria identidade única e seu papel único a desempenhar neste mundo. Não podemos imaginar o potencial que existe dentro deles e certamente não podemos imaginar como será o seu mundo no futuro.

Podemos cuidar deles e oferecer-lhes o que podemos, mas não podemos fazer com que pensem como nós ou acreditem como nós. E não devemos querer, porque eles precisarão de pensamentos e crenças diferentes para navegar em um mundo que não podemos prever. Eles estão vivendo em seu próprio tempo, assim como nós. E foram criados para o seu tempo, não para o nosso.

Você pode se esforçar para ser como eles,
mas não procure fazer com que eles gostem de você.
Pois a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.

Os pais entendem esse conceito de tempo melhor do que ninguém. Não há tempo para parar e certamente não há como revertê-lo, não importa o quanto desejemos. O tempo avança e todos nós avançamos com ele.

É tão tentador querer deixar nossa marca em – ou por meio de – nossos filhos, mas eles têm suas vidas, e nós temos a nossa. Eles têm seus próprios destinos a cumprir e nós temos os nossos. Nossos destinos estão interligados, mas não são os mesmos.

Vocês são os arcos dos quais seus filhos
são lançados como flechas vivas.
O arqueiro vê a marca no caminho do infinito
e o curva com Seu poder para
que Suas flechas possam ir rápido e longe.

Sinto essa curvatura agora, enquanto minha filha mais velha se prepara para sair de debaixo da minha asa. Talvez seja por isso que os pais dizem que a paternidade não fica mais fácil. Quanto mais perto estamos de enviar nossos filhos para o mundo, mais temos que nos curvar. Nós somos forçados ao nosso limite e, antes que percebamos, eles estão fora de questão. Mas dobrar e esticar são dolorosos. Adoro essa analogia que ilustra que essa dor tem um propósito.

Que a sua dobra na mão do arqueiro seja para alegria;
Pois assim como Ele ama a flecha que voa,
também ama o arco que é estável.

Que lembrete adorável para encontrar alegria através da dor, porque nós e nossos filhos somos amados pelo Divino. E ser forte, porque nossa estabilidade ajudará nossos filhos a voar.

Nossos filhos. Nossos filhos que são seres humanos únicos e individuais, com os quais estamos juntos apenas por um curto período. Nossos filhos, que ajudarão a mover a roda da humanidade alguns metros além do que poderemos ver. Nossos filhos que têm seu próprio destino e seu próprio propósito separados e separados dos nossos.

Adaptado de Scary Mommy

Fonte: www.pensarcontemporaneo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário