segunda-feira, 7 de novembro de 2022

ELEITORES DO LULA

O mesmo Lula, o mesmo palanque e a mesma história…
Duarte Bertolini
Acabei votando em Lula, com nariz tapado, dedos cruzados, figas várias e muitas rezas. Não votei para eleger Lula, mas para nos livrar de Bolsonaro, uma tragédia que eu havia ajudado a surgir. Pode ser contraditório, pode ser um sofisma, hesitei até o dia da eleição, mas as ações de Roberto Jefferson e, principalmente, de Carla Zambelii, me mostraram que deveria trabalhar ativamente, votando para afastar da política esta praga nefasta.

Lula falou em união, mas sinceramente, conhecendo o PT, acho muito difícil. O palanque dos papagaios de pirata que acompanhavam o presidente eleito mostrava que o PT, infelizmente, repetia aquela celebre frase de Paulo Maluf sobre Leonel Brizola: “Não esqueceu nada e não aprendeu nada”. Acho a citação injusta com Brizola, mas é uma tirada muito boa e, a meu ver, se aplica inteiramente ao PT.

AS MESMAS CARAS – Lula fez questão de exibir no palanque muitos daqueles que o ajudaram a construir sua carreira de escândalos, como a mostrar que “agora estamos de volta, se preparem…”.

Do outro lado, o fanatismo religioso e messiânico dos bolsonaristas continua intacto e, receio, até aumentou, pois agora eles têm mais um inimigo a combater de morte, porque o resultado das urnas os impedirá de continuar reverenciando o mito que os conduziria à felicidade eterna.

No campo bolsonarista nada mudou, absolutamente nada. Não percebi aceitação do resultado ou desejo de que o Brasil encontre algum rumo com Lula. O mais suave que ouvi foi que “Lula será cobrado a todo momento, durante todo tempo, como nunca se imaginou que poderia ser”.

SINTO-ME EXCLUÍDO – São poucos os bolsonaristas que conheço e com os quais ainda mantenho contato (fui excluído ou cancelado por quase todos por ser um infiel, descrente e agente de satanás, creio eu).

Só recebi mensagens e notícias de fraudes, conclamações para orar pelo mito, lamúrias veementes de luto pelo Brasil, avisos de fugas em massa de brasileiros, choros de perda de emprego por congelamento de investimentos de empresários, apoio às violências dos caminhoneiros, e por ai vai.

Espero que tenhamos tirado um peso descomunal de nossas costas, mas a alternativa não é muito risonha pelo histórico, por suas crenças, pelos mesmos personagens e pela soberba de Lula.

RETROCESSO SOCIAL – Gostaria de estar enganado, mas acho que ainda vamos ter que aturar durante muitíssimo tempo esses moralistas fanáticos, que buscam um retrocesso social.

Por isso, é preciso cuidado para não cairmos na armadilha inversa, permitindo que novamente sobressaia o lado perverso da turma petista, cuja aversão em 2018 nos motivou a votar na aventura terrível de Bolsonaro.

Os atores estão todos aí. Resta saber se o roteiro será o mesmo.

Fonte: Tribuna da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário