sexta-feira, 4 de novembro de 2022

POLARIZAÇÃO

Charge do Babu (A Estância de Guarujá)
Hélio Schwartsman
Folha

Receio que a polarização tenha vindo para ficar, mas nem toda polarização é negativa

As urnas falaram e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu. Mas isso não significa que as tensões tenham ficado no passado. O receio é que a polarização tenha vindo para ficar. Cientistas políticos identificam vários tipos de polarização e nem todas são negativas. Não muito tempo atrás, nos anos 90, analistas se queixavam da pouca diferenciação ideológica entre os partidos políticos do Ocidente.

A brincadeira que se fazia era dizer que pouco importava quem ocupasse a Casa Branca, desde que o banco central americano fosse comandado por Alan Greenspan.

É UM INGREDIENTE – E, de fato, como mostra um interessante estudo de Pablo Ortellado e colaboradores, a polarização de opiniões é possivelmente um dos ingredientes que dá vida à política.

Posições sobre questões políticas (privatizar ou estatizar) ou morais (aborto, direitos de gays) engajam os eleitores, ampliando sua participação no processo democrático, e tornam as opções políticas mais claras e ideologicamente coerentes.

Desde que não resulte no esmagamento do centro, essa polarização tende a ser mais positiva do que negativa.

ANIMOSIDADES PESSOAIS – A polarização que vem nos incomodando é a polarização afetiva (há algo de irônico no nome). Ela se manifesta na forma de animosidade entre pessoas e não mais da divergência nas ideias.

Nos EUA, aparece na figura do democrata que não aceita que sua filha se case com um republicano. No Brasil, na do sujeito que não se contenta em desaprovar o aborto, estendendo a condenação às pessoas que defendem o procedimento.

É difícil ver como essa polarização possa trazer mais do que divisão social e até violência. A dúvida é se ela só é típica das coortes que se identificam muito fortemente com um dos lados da disputa ou se já se generalizou pela sociedade, hipótese em que podemos prognosticar anos conturbados pela frente.

Fonte: Tribuna da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário