domingo, 12 de fevereiro de 2023

QUEM TEM MUITAS CERTEZAS NORMALMENTE É PORQUE PENSA POUCO

Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé na participação do PodCast (Jota Jota PodCast) falou sobre a dúvida e o não saber. Confira abaixo a transcrição da fala de Pondé.

Sócrates foi imortalizado pela ideia de que quanto mais sabemos, menos sabemos. O “não sei”, na Filosofia, pode ser uma resposta muito profunda, inclusive como resultado de várias tentativas de saber, o que vai construindo aquilo que chamamos, na Filosofia, de ignorância douta. Esta trata-se da ignorância daquele que sabe muito mais que a maioria e, por isso, tem menos certeza do que ela. Quem tem muita certeza das coisas, normalmente, leu pouco ou pensa pouco – suas ideias são muito fechadas.

Existem filósofos que deram atenção especial a essa questão do não saber. No âmbito da mídia, quando o filósofo está exercendo sua função de intelectual público, as perguntas direcionadas a ele são fáceis. A mídia fala de três ou quatro coisas o tempo todo, como política, ciência, pandemia, lockdown etc., formulando-se perguntas que se repetem frequentemente sobre esses temas.

A pandemia do coronavírus, por exemplo, não foi previsível, mas, ao longo dela, as discussões foram se tornando previsíveis e comuns. Já no tema político, que é mais corriqueiro, sempre há corrupção, alguém que ascende no poder ou decai, às vezes situações relacionadas a guerras, terroristas, catástrofes naturais etc. O conteúdo diário e efêmero do dia a dia é muito repetitivo. Então, nesse ambiente, quando alguém pergunta algo para um filósofo ou intelectual, suas respostas não permearão o não saber. Porém, se lhes perguntarem se existe vida após a morte, eles responderão que não sabem. Quem disser que sabe a resposta de uma pergunta como essa estará mentindo ou mal-informado.

A ética é um tema que surge bastante para o filósofo. Ela parece ser um tema simples, mas na realidade não é. Sabemos mais ou menos o que é o certo e o errado, e normas nos ajudam a estabelecê-los, mas a discussão sobre o certo e o errado, moralmente, não é fácil de ser feita.

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da participação de Luiz Felipe Pondé no Podcast A FILOSOFIA PARA PENSAR MAIS E MELHOR (LUIZ FELIPE PONDÉ) | JOTA JOTA PODCAST #45

Confira o corte:


O não saber pode ser tanto uma representação de ignorância quanto de conhecimento, pois aquele que mais procura o saber acaba sempre se deparando com a imensidão da dúvida. O conhecimento nos permite ver mais longe e entender que o que não sabemos é sempre maior do que o que se sabe, e que na verdade os que são cheios de certezas não sabem coisa alguma.

Fonte: provocacoesfilosoficas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário