quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

SAIBA COMO PERNILONGOS ESCOLHEM SUAS 'VÍTIMAS'

Marcelo Duarte

Fêmeas conseguem botar de cem a 200 ovos por vez

Numa viagem de férias, mês passado, eu me hospedei por uma noite numa pousada do interior. Nunca tinha visto tanto pernilongo junto. Parecia até que pernilongos de todo o Brasil estavam reunidos ali para uma convenção. Foi uma noite bem difícil, que me ajudou a pensar em algumas perguntas para compartilhar com você.

O pernilongo fica cantando em cima do meu ouvido para saber se estou dormindo antes de me atacar?

Aquele som irritante emitido pelos pernilongos não é um canto. Ele vem da vibração dos batimentos das asas do mosquito de sete milímetros (de 270 a 310 batidas por segundo).

Essas batidas da asa desencadeiam uma onda de pressão, com propagação de som pelo ar numa frequência audível pelo ouvido humano. Ainda mais que eles voam muito perto de nossos rostos. Quando o alvo é encontrado, o número de batidas das asas pode aumentar para 500 por segundo.

Por que os pernilongos atacam mais no verão?

As fêmeas, que precisam de sangue para produzir seus ovos, são as responsáveis pelas dolorosas picadas e pelas manchas avermelhadas que se espalham pelo corpo. As pernilongas atacam nos dias de calor, porque a temperatura ambiente ideal para seu organismo gira em torno de 26ºC a 28ºC.

O calor e as tardes chuvosas aceleram o ciclo biológico desses mosquitos e sua temida proliferação. Abaixo dos 18ºC, elas hibernam até as condições favoráveis voltarem; acima dos 42ºC, elas morrem.

Quantos ovos a fêmea põe de cada vez?

De 100 a 200 ovos. Cada vez que se alimenta de sangue, a fêmea realiza uma postura. A gestação e postura duram de três a quatro dias. Assim, quanto mais se alimentar de sangue, mais ela realizará posturas.

Como os machos se alimentam?

Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais.

Num quarto cheio de gente, como elas escolhem suas vítimas?

As pernilongas se orientam pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração. É difícil fugir desses insetos, porque eles detectam cheiros a até 36 metros de distância.

Qual é a parte de nosso corpo que elas mais gostam?

Podemos ser picados pelo corpo inteiro, só que é mais provável que isso aconteça nos locais mais vascularizados, aqueles por onde passa mais sangue no corpo, como as pernas e os braços. A orelha está mais a salvo, por exemplo.

Uma curiosidade: seriam necessárias 1,12 milhão de picadas de pernilongo para tirar todo o sangue de um homem adulto.

Por que depois de picar, a pernilonga fica parada na parede, se tornando um alvo fácil de nossa vingança?

Depois de se alimentar de sangue, a fêmea precisa de repouso para armazenar energia para o amadurecimento dos ovos. Ela evita principalmente o voo, no qual há consumo extremo de energia pelos músculos alares durante o batimento das asas.

A fêmea volta a atacar logo depois da postura dos ovos.

Por que a picada da pernilonga coça tanto?

Os hematomas que se formam no local da picada são causados por uma enzima presente na saliva do inseto, que provoca uma reação alérgica na pele do ser humano.

Fonte: Folha de S. Paulo - 10/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário