quinta-feira, 31 de julho de 2025

A PORTA E A INTERNET

Carlos Heitor Cony,

Sou vítima de uma atração inexplicável. Quando passo por uma rua e vejo um sujeito falando às massas, por mais apressado que esteja, não resisto: paro e fico ouvindo. Às vezes disfarçadamente, para não ser tomado como platéia. Às vezes ostensivamente, sobretudo quando o sujeito não tem um ouvinte sequer, e minha presença, acrescida de minha atenção, justifica o orador e distrai o transeunte que sou eu.

Lembro do cara que encontrei, na praça do Jóquei, vestido como um profeta de filme do Glauber Rocha, fazendo um discurso resumido a uma única frase: "Eu sou a Porta!" (A maiúscula e o ponto de exclamação ficam por minha conta, pelo menos, era assim que o entendia).

Desde Demóstenes, Cícero, Mirabeau e Bossuet, considerados grandes oradores da história, não creio ter aparecido nada igual. A convicção com que ele se declarava a Porta não deixava margem para dúvida. Nem precisava especificar que Porta era, para onde levava --se é que levava a alguma parte. Creio que a nenhuma: ele se bastava em ser a Porta.

Infelizmente, esses tipos estão rareando. Com exceção de alguns pregadores religiosos, que o povo costuma chamar de "bíblias", porque sempre estão lendo ou comentando algum trecho do Livro dos Livros. O orador de rua encontrou praça melhor e tecnologicamente mais avançada. Refugiaram-se na internet e, em tese, passaram a dispor de uma platéia universal, a baixo custo. Advertem, comentam, criticam, ameaçam, profetizam e corrigem o mundo, não deixando pedra sobre pedra em alguns casos, em outros juntando pedras para a construção da sociedade ideal.

Ao contrário dos oradores de rua, não tenho atração nem paciência para escutá-los. A menos que um desses internautas de carteirinha se declare, convicta e simplesmente, que é a Porta.

Fonte: Folha de S.Paulo - 19/04/2005

Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica...  (Paulo Freire)

LUGARES

JARAGUÁ DO SUL - SC

O Itapocu pode ser considerado o principal Rio de Jaraguá do Sul. Com uma bacia hidrográfica de 2.930 km², e percurso de 90 km de extensão, o Rio nasce da junção dos rios Novo e Humboldt, em Corupá. Em seu caminho, cruza os bairros de Nereu Ramos, Três Rios do Sul, Amizade, Rau, Czerniewicz, Centro, Baependi, Vila Lalau, Ilha da Figueira e Centenário. A interferência humana é visível nas margens do Rio através de pontes, pontilhões e nos muros de casas antigas, construídas literalmente à margem do Rio quando a lei não se preocupava com os efeitos nocivos da manipulação das margens.

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 30 de julho de 2025

UM SENHOR DELEGADO

Eram tempos diferentes aqueles. Falo do início dos anos oitenta (80), época em que ingressei na magistratura. As pequenas comarcas foram instaladas com estrutura precária. Na maior parte delas a figura do Delegado de Polícia era atribuída a um sargento da Polícia Militar. E aqui não vai nenhum reparo aos policiais militares, ao contrário, a maioria deles mostrou desempenho acima da média. Mas, ao mesmo tempo em que representavam o papel do investigador deviam atuar na repressão, o que no mínimo causava uma sobrecarga de trabalho. 

Quando fui promovido para a comarca de Xaxim, a mesma tinha fama de ser muito conturbada, com sérios problemas de violência. Eu não acreditava muito no que ouvia, partindo do princípio de que a sede do município era formada, na sua grande maioria, por famílias oriundas de Guaporé, no Rio Grande do Sul, cuja principal característica era a origem italiana, ou seja, povo ordeiro e trabalhador. Com o tempo, o meu raciocínio mostrou-se de todo acertado. Problemas haviam, sim, principalmente no interior. Mas problemas existem para serem resolvidos. 

Eis que algum tempo antes da minha chegada em Xaxim o Sargento Kotinsky assumiu a função de Delegado de Polícia. Por certo, ao seus ouvidos também chegaram informações sobre problemas de violência que iria enfrentar. E ele os enfrentou com inteligência. 

Assim que chegou na Comarca, promoveu uma reunião com as diretorias de todas as entidades sociais dos municípios integrantes da comarca. Traçou diretrizes para a boa convivência daquelas comunidades. A primeira e principal exigência foi que cada comunidade deveria montar o que ele chamava de Comissão de Segurança. Explicou o modo de funcionamento e cada uma delas, depois de constituída, recebeu do sargento as orientações básicas para a manutenção da ordem. 

Com aquela providência, conscientizou as pessoas acerca das suas responsabilidades. E por fim, lançou uma advertência. As comunidades que não instituíssem a sua Comissão de Segurança, ou que constituída, não se mostrasse eficiente, não receberiam autorização para futuros eventos. Foi um santo remédio. Problemas aconteceram, claro, mas em número ínfimo em comparação com a realidade até então existente.
A honestidade é o primeiro capítulo do livro da sabedoria. (Thomas Jefferson)

LUGARES

BOLONHA - ITÁLIA

Bolonha é a animada capital histórica da região de Emília-Romanha, no norte da Itália. A Piazza Maggiore é uma imensa praça cercada por colunatas em arco, cafés e estruturas medievais e renascentistas, como a antiga prefeitura, a Fonte de Netuno e a Basílica de São Petrônio. Dentre as muitas torres medievais da cidade estão as Duas Torres e as torres inclinadas de Asinelli e Garisenda. ― Google

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 29 de julho de 2025

CÉU E INFERNO

Martha MedeirosMartha Medeiros

Não é um espaço repleto de nuvens brancas com anjinhos tocando harpa, e também não é uma gruta tomada por labaredas com um diabo segurando um tridente a fim de te espetar.

Céu e inferno são, ambos, lugares terrenos, com endereço, código postal e localizáveis pelo GPS.

Minha ideia de céu: uma praia vazia, mar cristalino, muita natureza, um dia de sol.

Minha ideia de inferno: uma piscina coletiva com alto-falantes tocando música como se fosse uma quadra da comunidade. Céu: um quarto em penumbra, uma cama com lençóis limpos, ar-condicionado suave, o amor da sua vida ao lado.

Inferno: um quarto abafado, lençóis amarfanhados há três semanas, mosquitos e o amor da sua vida de mau humor. Céu: estrada bem pavimentada e bem sinalizada, paisagem espetacular. Destino: férias.

Inferno: viajar na estrada ao lado de um motorista que ultrapassa em faixa amarela contínua, corre demais e gruda, presunçosamente, na traseira do carro em frente. Ou: motorista tão cauteloso que te exaspera. Dirige a 50km/h, não ultrapassa ninguém (espera o caminhão sair da estrada por conta própria, mesmo que isso demore uma vida) e coloca o pé no freio a cada 15 segundos, por nada.

Céu: cinema com lotação pela metade, filme formidável, ninguém comendo, bebendo ou fuçando no celular.

Inferno: cinema hiperlotado, filme arrastado e uma criatura atrás de você violentando um saco de balas e sugando ruidosamente pelo canudo a última gota do refri, além de rir em cenas que não tem a menor graça.

Céu: muitas vagas no estacionamento. Inferno: nenhuma, e você está atrasado.

Céu: chove, está friozinho, você acendeu a lareira, tem um livro incrível em mãos, escuta um disco do Sthephany Grapelli, o vinho tinto e os queijos estão sob a mesa de centro, e seu namorado está por chegar com os beijos.

Inferno: venta, você acaba de chegar de um aniversário de criança, a tevê passa um programa com tradução simultânea, o interfone toca e é o porteiro chamando para a reunião de condomínio em que elegerão o novo síndico: parabéns, sua vez chegou.

Céu: conversa inteligente e divertida com os amigos. Não se fala em política. Inferno: festival de abobrinhas e infantilidades. Não se fala em política. Céu: dinheiro extra, inesperado. Inferno: despesa extra, inesperada.

Céu: seu voo sairá no horário e, ao entrar na aeronave, o assento ao lado está vazio. Ao desembarcar, sua bagagem é a primeira a aparecer na esteira.

Inferno: atraso de voo, fila imensa no banheiro do aeroporto, preço exorbitante do cafezinho. Depois de um tempão esperando para embarcar, você se acomoda no seu assento e ao lado tem alguém querendo conversar – adeus, cochilada.

Céu: quem está querendo conversar é o Wagner Moura.

Fonte: Zero Hora
Tende como templo o universo; Como altar a consciência; Como lei a caridade; Por imagem Deus, por religião o Amor. (Leon Denis)

LUGARES

BERNA - SUÍÇA

A imagem mostra a Zytglogge, uma torre do relógio medieval e um dos símbolos mais reconhecíveis de Berna, na Suíça.

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 28 de julho de 2025

CAIXÕES AO RELENTO

Ruy Castro

A Via Veneto do filme 'A Doce Vida' era de estúdio. Hoje, a verdadeira está morta e, talvez, nunca tenha existido

É como se os fantasmas de Federico Fellini, Marcello Mastroianni e Anita Ekberg tivessem sido despejados de seu habitat —Fellini, o cineasta, com suas câmeras; Marcello, o jornalista, com seu caderninho de telefones das maiores mulheres da Europa; e Anita, a deusa descalça, de preto longo e busto continental. O cenário é o Café de Paris, em Roma, território de "A Doce Vida", o filme com que Fellini parou o mundo em 1960 —o Vaticano tentou proibi-lo, os liberais o defenderam, e todo mundo quis vê-lo para conferir. Mas há muito não há mais a doce vida. Não aquela que Fellini mostrou.

O Café de Paris, ao lado da embaixada americana e em frente ao Hotel Excelsior, na Via Veneto, está fechado há anos. Mas seu cadáver nunca foi sepultado. A fachada ainda conserva o logotipo original e quem espiar pela grade de ferro lavrado verá o hall de entrada e parte do bar. Pensará ouvir a música de Nino Rota feita para o filme e ver relances de Anouk Aimée, Magali Noël e Nadia Gray, as outras grandes mulheres em cena, com seus ombros nus e narizes petulantes. Tudo miragem, claro.

É intrigante como um endereço com essa história fique tão abandonado —no Brasil, já teria se tornado um supermercado ou igreja evangélica. Talvez os que pudessem explorá-lo vejam nele uma caveira de burro, um ponto que não dá sorte. Ou um lugar condenado por tudo o que seus frequentadores supostamente aprontaram em 1001 noites dos anos 1950 —um turbilhão de conquistas, champanhe, cocaína, talvez até conspirações mafiosas.

Na verdade, nem a mítica Via Veneto existe mais. Seus últimos redutos boêmios, mesmo os com mesas na calçada, fecham cedo. À meia-noite, a rua está vazia. O Café de Paris é só um dos caixões ao relento.

E se nada ali jamais tiver existido? A Via Veneto de "A Doce Vida", por mais realista, era um cenário de estúdio, construída em Cinecittá. Talvez tudo o que se pensava ter acontecido nela fosse uma ilusão coletiva, induzida por Fellini para que, um dia, ele fizesse dela um filme.

Fonte: Folha de S. Paulo - 31/05/2025

Quando percebi que a única coisa que levamos é aquilo que vivemos, comecei a viver aquilo que quero levar. (Gabriel Garcia Marques)

LUGARES

ESTRASBURGO - FRANÇA

A imagem mostra o Parlamento Europeu em Estrasburgo, França. É a única instituição da União Europeia (UE) eleita diretamente pelos cidadãos, com 720 deputados que representam os interesses dos cidadãos da UE. O Parlamento Europeu, juntamente com o Conselho da União Europeia, é responsável por aprovar e alterar as propostas legislativas e decidir sobre o orçamento da UE.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 27 de julho de 2025

NÓS E A MÁFIA

Ninguém duvida da existência da Máfia. O cinema encarregou-se de divulgá-la ao mundo e identificá-la com o sul da Itália, de modo especial com a Sicília. O estigma talvez contribua para que a ilha não fosse um destino turístico tão procurado como outros pela Europa em geral e pela Itália em particular. Ou por medo da máfia ou por ignorância quanto ao seu modus operandi, muitas pessoas deixam de conhecer lugares maravilhosos e de saborear a culinária mediterrânea. Não foi o nosso caso. Formamos um grupo que desejava conhecer outras maravilhas italianas, além daqueles tradicionais destinos turísticos como Alpes, Veneza, Roma, Toscana, etc. A partir de Roma iríamos para o sul, iríamos conhecer a magnífica costiera Amalfitana, a Ilha de Capri, Nápoles com seu trânsito caótico e a quase totalidade de automóveis com pequenos amassamentos, além de degustar um saboroso café no Gambrinus. Embora à distância, teríamos uma visão do majestoso Vesúvio e iríamos visitar as ruínas de Pompéia por ele destruída. Tudo isto e muito mais. Nosso motorista, um italiano trentino, ao ser indagado acerca da máfia, nos tranquilizou e ao mesmo tempo nos explicou a sua forma de agir nos dando um exemplo. Um comerciante pode receber um telefonema de alguém dizendo que determinada pessoa irá se apresentar para trabalhar. Não adianta dizer que não está precisando de empregados pois a voz do outro lado da linha afirma que ao contrário, está precisando sim de mais empregados. Em contrapartida, o comerciante experimenta incremento em seus negócios sem saber das causas. Outra moeda de troca se estabelece nos impostos onde o comerciante recolhe oficialmente um valor simbólico e outra parte substancial é paga aos seus protetores. No passado a fórmula funcionou às mil maravilhas mas aos poucos acabou perdendo espaço para a modernização do mundo virtual. A comprovação do que nos foi relatado seria quase que imediata. Na região de Sorrento nos hospedamos num hotel na cidade de Castelamare di Tabia, onde dormiríamos três (3) noites. O acesso aos nossos apartamentos era difícil devido ao fato de o hotel ter sido edificado num local onde a topografia não ajudava em nada. Tivemos que arrastar nossas malas morro acima e antes de chegar aos nossos apartamentos trocamos de elevador duas vezes. O nosso consolo era que para irmos embora tudo seria morro abaixo, quando todo santo ajuda como diz o refrão daquela marchinha de carnaval. Tão logo nos hospedamos nos reunimos no hall de entrada onde o nosso motorista destacava a visível presença de um maior número de funcionários em comparação com os outros hotéis por onde havíamos passado anteriormente. Mediante tal constatação, justificava os efeitos provocados pela máfia também naquele estabelecimento. De resto, nenhuma outra evidência, ao menos para nós, indicava que por ali existia um governo paralelo. Cumprimos o nosso roteiro de visitas daquele dia pela região e ao chegarmos ao hotel para a nossa segunda noite, a nossa guia foi chamada à gerência do hotel. Depois do jantar, visivelmente contrariada, ela nos reuniu para nos comunicar o motivo do inusitado convite. Ela havia recebido um pedido para que nós desocupassemos os nossos apartamentos na manhã seguinte, pois aconteceria uma festa de casamento e o número de convidados que permaneceriam no hotel superava o de reservas realizadas. Em princípio, a lembrança das dificuldades da chegada até os nossos aposentos, fez com que não aceitássemos a proposta. Porém, nossa guia não havia terminado a preleção. O hotel assumiria toda a tarefa de transferir as nossas bagagens e nos oferecia um hotel próximo, classificado com quatro (4) estrelas. Ainda assim relutamos, pois a única garantia de que tudo seria cumprido à risca era a palavra do gerente. Foi quando o nosso motorista, conhecedor das leis daquele mundo à parte, disse-nos que poderíamos aceitar a proposta sem nenhuma preocupação pois alí a palavra valia mais do que qualquer documento. Bem analisado e ponderado o pedido, decidimos aceitar, o que implicava em deixar as nossas bagagens prontas na manhã seguinte para serem transferidas ao novo hotel. Saímos para mais um roteiro e na volta, todos nós tínhamos a mesma preocupação, qual seja, a de que as malas estavam realmente no novo hotel e que o mesmo oferecesse condições iguais ou melhores às que tínhamos. Seria a última noite na Itália e ninguém desejava finalizar a viagem, até então magnífica, com surpresas desagradáveis. O lugar onde ficava o hotel chamava-se Vico Equense, denominação totalmente estranha e desconhecida, o que nos deixava com um pé atrás. Finalmente, ao chegarmos no nosso novo paradouro, não fosse o Mediterrâneo aos fundos, diria que era uma roubada. Da rua, vendo a fachada do hotel, não havia mais do que um pavimento. Porém, quando chegamos na recepção, a surpresa não poderia ter sido melhor. O hotel, com seus quatorze (14) pavimentos, fora construído junto ao penhasco. Não subiríamos para os nossos aposentos, mas sim, desceríamos. Entender a lógica dos elevadores foi um pouco complicado no início mas depois nos acostumamos e tudo ficou dentro da normalidade. O pavimento térreo, no caso, dava saída para o mar onde havia toda uma estrutura para banhistas, o que foi aproveitado por dois colegas do grupo. Enquanto isso, ainda tivemos tempo para um passeio pela pequena cidade, onde havia, segundo nos disseram, um estabelecimento que vendia a melhor pasta de toda a Itália. Não foi difícil localizá-lo. O mais difícil foi encontrar espaço nas nossas malas para acondicionar o volume extra de compras. De volta ao Brasil pudemos comprovar a qualidade do produto, evidentemente sem a competência e o conhecimento necessário para afirmar que era a melhor pasta italiana. Nosso paladar, no entanto, nos deu a certeza de estarmos diante de um produto de altíssima qualidade e com o desejo de retornar para mais aquisições. De volta ao hotel, depois de um banho restaurador, nos preparamos para o jantar. O restaurante proporcionava uma vista magnífica para o Mediterrâneo. Para completar o presente que nos foi proporcionado, a natureza nos brindou com um pôr-do-sol de tirar o fôlego.
Mais vale um canário perverso do que um lobo piedoso. (Anton Pavlovich Tchekhov)

LUGARES

LAGO DI COMO - ITÁLIA

A imagem mostra o Lago de Como, também conhecido como Lario, um lago natural italiano pré-alpino localizado na região da Lombardia, no norte da Itália. É o terceiro maior lago da Itália e um dos mais profundos da Europa, atingindo até 410 metros de profundidade.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 26 de julho de 2025

ROMANCE FORENSE

ADVOGADO EM ALTA VELOCIDADE

A história de hoje está fora de autos processuais, e é um resumido relato ocorrido em descontraído almoço, num feriadão, em badalado – mas naquele dia vazio – restaurante da Rua Padre Chagas, em Porto Alegre.

Um advogado andava em alta velocidade pela cidade com seu BMW, quando é parado numa blitz:

Azulzinho:
- O senhor estava acima da velocidade permitida. Por favor, mostre-me a sua habilitação.

Advogado:
- Está vencida...

Azulzinho:
- O documento do carro, então!

Advogado:
- O carro não é meu.

Azulzinho:
- O senhor, por favor, abra o porta luvas.

Advogado:
- Não posso, tem um revolver aí que usei para roubar este carro.

Azulzinho (já bastante preocupado):
- Abra o porta malas!

Advogado:
- Nem pensar! Lá está o corpo da dona deste carro, que eu matei no assalto.

O azulzinho, diante das circunstâncias, resolve chamar seu superior e também aciona o 190. O supervisor da EPTC e o capitão PM, chegam e, a uma só voz, dirigem-se ao advogado:
- Habilitação e documento do carro por favor!

Advogado:
- Eis aqui senhores, como vêem o carro está no meu nome e a habilitação está regular.

Capitão PM:
- Abra o porta luvas!

Advogado (tranquilamente):
- Como vêem só tem alguns papéis...

Sargento PM, chegando para ajudar, já com o revólver fora do coldre:
- Abra o porta malas!

Advogado:
- Certo, aqui está... como vêem, está vazio.

Supervisor da EPTC (constrangido):
- Deve estar acontecendo algum equívoco, o meu subordinado nos disse que o senhor não tinha habilitação, que não era o dono do carro pois o tinha roubado, com um revólver que estava no porta luvas, de uma mulher cujo corpo estava no porta malas.

Advogado:
- Só falta agora esse sacana dizer que eu estava em alta velocidade!

Fonte: www.espacovital.com.br
Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades. (Epícuro)

LUGARES

MADRI - ESPANHA

A imagem mostra o Palácio Real de Madrid, também conhecido como Palácio de Oriente, um dos monumentos mais emblemáticos da Espanha.

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 25 de julho de 2025

RITMO DA CHUVA


Clipe da música Ritmo de Chuva, gravada por Demétrius em 1968.
Quem não pune o mal incita-o a ser cometido. (Leonardo da Vinci)

LUGARES

GRUYÈRES - SUÍÇA

A imagem mostra a vila medieval de Gruyères, localizada no cantão de Friburgo, Suíça. Gruyères é uma pequena vila medieval situada no topo de uma colina na região dos Pré-Alpes suíços, oferecendo vistas deslumbrantes da paisagem circundante.

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 24 de julho de 2025

CINEMA E INTERNET

Carlos Heitor Cony

Vi um filme na TV, desses de linha. Peguei-o pela metade, não tive acesso à ficha técnica, nem mesmo ao diretor, atores e até mesmo ao nome. Os "takes" duravam 15 segundos, em ritmo de clipe com Michael Jackson.

Os "takes" se sucediam, alucinados. Mocinha bonita, de 29 anos, sempre sorrindo, secretária de alguém do baixo clero do Pentágono. Transa com ele três vezes e a história tem os seguintes cenários: salão oval da Casa Branca; uma escola onde as alunas estão brincando numa cápsula espacial de mentirinha; uma festa onde a mocinha declara a um segurança que não gosta de queijo de cabra e o segurança diz que também não gosta; a piscina exclusiva do presidente da República, onde um auxiliar fica bestificado com as instalações e o presidente pede que um assistente lhe dê um calção de banho; aqueles corredores imensos do Pentágono onde nada acontece; a redação de um jornal onde o redator-chefe interrompe um jornalista que está fazendo matéria sobre as plantações de coca na Colômbia; uma cena na garagem onde a mocinha dá um papel que não chegou a ler a um sujeito misterioso que lhe pergunta se ela é a Garganta Profunda; numa lanchonete, um outro cara dá a mocinha um outro papel e pede que ela só leia depois que ele estiver longe; no papel, o resultado da eleição entre Nixon e McGovern; em casa, o presidente da República assiste a um jogo de futebol, um almirante, a seu lado, faz um relatório mas o presidente dá um pulo reclamando de uma jogada do time pelo qual está torcendo; a moça sai à rua, um guarda pede sua identidade, ela diz que será deputada pelo Colorado; a imagem congela e aparecem as palavras "The End".

Nos diálogos, citações de Churchill, Sartre, John Wayne, Freud, Tommy Dorsey e Santo Agostinho. Com filmes assim, vou aderir compactamente à internet.

Fonte: Folha de S.Paulo - 26/04/2005

O conforto é o pior vício. (Marco Aurélio)

LUGARES

GIVERNY - FRANÇA

A imagem mostra a Fundação Claude Monet em Giverny, França, que é a antiga casa e jardins do famoso pintor impressionista Claude Monet.

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 23 de julho de 2025

SAUNA CLUBE EM JOINVILLE

Havia uma pendência a ser resolvida em Joinville. A Panamante era credora do Sauna Clube daquela cidade e como a coisa fosse um pouco complicada convidei o Dr. Cláudio para tal empreitada. O Cláudio topou a parada de imediato, mesmo por que era a oportunidade de encontrar-se com um primo da Bete, sua esposa, que estava morando naquela cidade. O advogado do devedor era o Dr. Adauto com quem tive um relacionamento mais próximo alguns anos depois, já na condição de magistrado. Fizemos contato com o advogado e por coincidência, o primo da Bete era sócio do Sauna Clube. Primeiramente fomos até a sede do clube para refazer nossas forças. Depois de uma sauna úmida, alguém chamou o garçom para pedir alguma coisa. Quando ele se aproximou não tive dúvidas de que o conhecia e então dirigi-lhe a palavra: 

- Você é o Arpino, que jogou no Flamengo de Caxias, não é? 

- Sou sim, mas faz muito tempo. 

- Eu sei. E digo mais, você foi para o Flamengo em duas oportunidades, na primeira, em seu primeiro jogo, como centroavante, você marcou três gols e o jogo terminou empatado em três a três. Você saiu e tempos mais tarde retornou ao Flamengo, agora jogando como zagueiro central. 

O cara ficou de boca aberta e admirado com as minhas lembranças, deixou três cervejas na nossa mesa, dizendo que era brinde da casa. Alguns anos depois, quando judicava em Guaramirim, fiquei sabendo pela imprensa que o Arpino estava muito doente, com câncer. Cheguei a fazer contato com alguns conhecidos em Caxias mas não sei se de alguma forma ele recebeu alguma ajuda. 
Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes. (Barão de Itararé, humorista brasileiro, 1895-1971)

LUGARES

BERGEN - NORUEGA

A imagem mostra o Fløibanen, um famoso funicular localizado em Bergen, Noruega. O Fløibanen conecta o centro da cidade de Bergen com o topo do Monte Fløyen, uma das sete montanhas que cercam a cidade. É uma das principais atrações turísticas de Bergen e da Noruega, oferecendo vistas panorâmicas espetaculares da cidade, das montanhas e dos fiordes.

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 22 de julho de 2025

ZELO

Fabrício CarpinejarFabrício Carpinejar

Passamos a rotina nos defendendo, preocupados com as nossas feridas, atacando qualquer julgamento dos nossos defeitos.

Só estaremos amando quando temos medo de machucar mais do que todo o nosso esforço de nos blindar. Quando a dor do outro é maior do que a nossa. Quando a nossa felicidade depende do outro também não ficar triste.

É o zelo, esta palavra poderosa que une amor e cuidado, que concilia fé e atenção extremada.

Enquanto você não se importar com o sofrimento de alguém não conheceu verdadeiramente o amor. É apenas egoísmo ou carência ou vontade de ser amado. Amor é quando você se arrepende de uma grosseria e de uma expressão torta em segundos, você corre para tentar se retratar antes que a sua companhia chore. É o reflexo paterno e materno de colher a criança que caiu no chão, colocar no colo e dizer que não foi nada.

Trata-se de um pessoa tão especial, tão rara, tão fundamental que medirá os gestos e revisará os ímpetos. Faz questão de expor publicamente o que confia em segredo, não dá chance para mentiras e ambiguidades. Não há diferença de postura dentro e fora de casa. Protege com o gesto e com a escrita. É o mesmo na realidade e na virtualidade, sozinho ou em família. A declaração de amor eterno feita no quarto é repetida no Facebook, para ninguém duvidar de que seu coração mora em um único nome. Não há infidelidade de pensamento, porque a lealdade vem antes forrar a intimidade.

Quem protege excessivamente a privacidade tem vida dupla. Senhas são esconderijos de flertes. Se não há nada para esconder não esconda sob o pretexto da discrição.

Zelo mesmo é não ocultar o que quer para os demais daquilo que experimenta a dois. É o que a gente realiza quando o outro não está vendo, é o que a gente fala quando o outro não está ouvindo.

Zelo para jamais ferir quem você gosta, jamais decepcionar, jamais maltratar. Trocar a intolerância do orgulho pela generosidade da admiração, preservando a alegria de ter sido escolhido por quem você escolheu.

Zelo é envolver o cristal da voz em algodão, o vidro das atitudes em plástico-bolha, a devoção em papel-machê.

Fonte: Facebook
A infância é um chão que a gente pisa a vida inteira. (Lya Luft)

LUGARES

PASSO DEL TONALE - ITÁLIA

A imagem mostra o Passo del Tonale, uma passagem de alta montanha nos Alpes Réticos, no norte da Itália, entre a Lombardia e o Trentino. O Passo del Tonale está situado a 1883 metros de altitude, conectando Valcamonica e Val di Sole.

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 21 de julho de 2025

COMO E ENTÃO; COMO ERA E COMO É

Ruy Castro

Uma coisa se tornou ridiculamente outra e vice-versa, e precisamos aprender a conviver com isso

Carmen Veronica, fabulosa vedete do teatro rebolado dos anos 1960, disse tudo: "Naquele tempo se enfiava a bunda dentro do biquíni. Hoje se enfia o biquíni dentro da bunda". A atriz Camila Amado resumiu a nova e difícil situação em sua profissão: "Quando jovem, eu fazia teatro para ganhar dinheiro. Hoje, preciso ganhar dinheiro para fazer teatro". E Tom Jobim assim definiu a diferença entre o Brasil e o Japão: "O Japão é um país paupérrimo com vocação para a riqueza. O Brasil é um país riquíssimo com vocação para a pobreza".

Em Portugal, quando nos pedem alguma coisa, nosso gentil e obsequioso "Pois não" significa um peremptório "Não". Já, ao ouvir algo de que duvidamos, nosso irônico "Pois sim..." significa um afirmativo "Sim". Lá, as calcinhas femininas são cuecas. As cuecas masculinas também. Por essas e outras se acredita que somos dois países separados pela mesma língua. E o dramaturgo Oscar Wilde dizia de seu colega George Bernard Shaw: "Shaw não tem um inimigo no mundo. Em compensação, nenhum de seus amigos gosta dele".

Ficou famosa a frase de Jean-Luc Godard: "A fotografia é a verdade, e o cinema é a verdade 24 vezes por segundo". Mas Godard não contava com a inteligência artificial, que tornou o cinema a mentira 24 vezes por segundo. E alguém falou outro dia do problema da segurança em São Paulo: "Latrocínio era roubo seguido de morte. Agora é morte seguida de roubo".

Um ecologista perguntou: "Pode-se acreditar que, um dia, o ar já foi limpo e o sexo, sujo?". Claudio Manoel, cardeal do ex-grupo Casseta&Planeta, definiu a nossa nova situação institucional: "Antes, os políticos eram eleitos por votos. Hoje, por devotos".

E quem não se lembra da cantilena de Bolsonaro, "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos"? Conversa para trouxas. Com sua campanha para reduzir o Brasil a um puxadinho dos EUA com Donald Trump como síndico, Bolsonaro não demora a arrancar sua máscara de religioso e, no desespero, acusar Deus de conluio com Alexandre de Moraes.

Fonte: Folha de S. Paulo - 28/05/2025
Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, o sujeito muda. (Sigmund Freud)

LUGARES

CAPRI - ITÁLIA

A imagem mostra a torre do relógio de uma igreja em Capri, Itália. Capri é uma ilha italiana no Golfo de Nápoles, conhecida por sua paisagem deslumbrante e atrações como a Gruta Azul e os Faraglioni. A arquitetura da torre do relógio é típica da região, com elementos que remetem à história e cultura local.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 20 de julho de 2025

PARTIDA E CHEGADA

Londres foi nossa última parada. Preparativos e providências para o retorno, rumamos para o aeroporto onde o check-in foi rápido e então foi só esperar o momento do embarque.

Na ocasião comprovamos nesta hora a eficiência britânica. Sempre que se formava uma fila, na imigração, no raio x, etc., era ativado um novo guichê de modo a que a espera na fila não fosse muito demorada, o que nos fez lembrar do Brasil pelo lado negativo.

A propósito, tocamos em solo brasileiro e quase ao mesmo tempo chegaram outros três aviões, com cerca de 400 passageiros cada um, o que fez do local da retirada das bagagens um inferno.

Muitas pessoas simplesmente deixaram suas malas "passeando" nas esteiras enquanto se dedicavam ao principal objetivo da viagem: compras no Dutty Free.

Quando as esteiras ficavam lotadas, obedecendo à eterna lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço simultaneamente, outras malas deviam esperar uma vaga.

Nestas circunstâncias, o nosso tempo de espera esteve próximo de uma hora.

Mas não é tudo. Outras pessoas retiram suas malas e vão às compras. Mas na hora da fila rumo à alfândega, simplesmente não respeitam a posição daqueles que pacientemente aguardam o andar da carruagem. Então acontece um tal furar a fila, que para falar pouco, é simplesmente o raio x da educação de um povo.

Nenhum guarda ou responsável para organizar a esculhambação. Até que um homem, que depois identifiquei como sendo um guia de alguma excursão, por conta própria começou a organizar a fila.

Nestas ocasiões sempre me ocorre uma pergunta: Será que o Brasil tem jeito?
A liberdade é o poder de escolher a nossa própria condição. (Simone de Beauvoir)

LUGARES

COIMBRA - PORTUGAL

A imagem mostra uma vista panorâmica da Universidade de Coimbra, em Portugal, com destaque para a Torre da Universidade e o rio Mondego ao fundo.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 19 de julho de 2025

ROMANCE FORENSE

UM HABEAS CORPUS PARA O CACHORRO

Um caçador de animais silvestres e dois companheiros de fim-de-semana foram flagrados na prática de crime ambiental. A Brigada apreendeu todos os equipamentos utilizados na prática da infração penal: armas, munição etc. e até mesmo um cachorro perdigueiro. Tudo ficou retido e as pessoas foram submetidas aos costumes legais.

Relaxado o flagrante, o caçador - que confessou ser, só ele, o responsável pela incursão ilícita - peticionou na Vara postulando "a restituição ou liberação do cachorro que se encontra recolhido e amarrado, pelo pescoço, no pátio da delegacia da Polícia Federal, onde está sendo alimentado por comiseração dos agentes". 

O delegado e o juiz conversaram e indeferiram a liberação (tecnicamente, soltura) do animal, ante a realidade certificada de que "o cão foi utilizado para a execução da infração penal". 

O dono do bicho, então, recorreu ao tribunal. Ingressou com mandado de segurança, ponderando que o relator, se fosse o caso, recebesse a petição alternativamente como "outro qualquer recurso cabível e fungível, até mesmo como habeas corpus, ante as circunstâncias sui generis do caso".

O relator deferiu a liminar e caprichou na decisão: "por questão de razoabilidade e bom senso quanto à proteção dos animais, resolvo conceder a ordem para determinar que, imediatamente, seja colocado o cão em liberdade, sob os cuidados do dono".

O oficial de justiça foi à delegacia da PF e determinou que ali também comparecesse o dono do cachorro, para o ato formal de entrega. Assim foi feito.

Consta na rádio-corredor da corte que o servidor federal teria advertido não só o dono, mas também o espécime canino de que "não mais voltassem a delinquir"...

No TRF-4 o recurso - já arquivado - é conhecido como "o caso do habeas-dog". 

Fonte: www.espacovital.com.br 
Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói. (Cora Coralina)

LUGARES

HELSINQUE - FINLÂNDIA

Catedral de Helssinque é a catedral evangélica luterana finlandesa da Diocese de Helsínquia, localizada no no centro de Helsínque, Finlândia, na Praça do Senado  A igreja foi construída originalmente de 1830 a 1852 como uma homenagem ao Grão-Duque da Finlândia, Imperador Nicolau I da Rússia. Antes da independência da Finlândia em 1917, era conhecida como Igreja de São Nicolau. (Cfe. Wikipédia)

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 18 de julho de 2025

DUO VIRTUOSOS

SAMVEL YERVINYAN & ALBERT BULBULYAN

Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar; e ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender. (Blaise Pascal, filósofo)

LUGARES

VERSALHES - FRANÇA

Versalhes é uma cidade no departamento de Yvelines, região da Ilha de França. Cidade artificial, criada a partir do zero por vontade do rei Luís XIV, Versalhes foi a sede do poder político durante um século, entre 1682 e 1789, antes de se tornar o berço da Revolução. Wikipédia. A imagem mostra os Jardins de Versalhes, localizados no Palácio de Versalhes, na França.

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 17 de julho de 2025

O PROGRESSO E A FOSSA

Carlos Heitor Cony

Deve acontecer com todo mundo. Em momentos de fossa, qualquer tipo de fossa, o pensamento positivo mais eficaz é a comparação que qualquer um de nós pode fazer com o passado, não o passado remoto, mas o recente, digamos, de 15, 20 anos atrás.

Não havia internet, computador nem celular. Com viveríamos sem isso? Bem verdade que a grande maioria ainda não teve acesso aos três símbolos da modernidade. Mas quando se pensa que até o século 19 não havia eletricidade, precisava-se de velas e lamparinas para iluminar a noite, e o cavalo era o meio de transporte mais confortável e rápido, não mais se poderia invejar nem mesmo os grandes do mundo, como Napoleão, Bismark, Garibaldi e a primeira geração dos Rothschild.

Recuando mais ainda, lembremos que Júlio César chorava quando pensava que Alexandre, mais moço do que ele, já havia conquistado todo o mundo conhecido. Mas os dois não tinham sequer papel higiênico para suas necessidades.

Jesus Cristo teve famoso triunfo quando entrou em Jerusalém, pouco antes de sua paixão e morte. Mas estava montado num jumento atrofiado, como todos os jumentos daquela região. E fez o seu mais importante sermão do alto de uma montanha, sem uso de alto-falantes ou microfones --mesmo assim foi ouvido e continua ouvido até hoje.

Meditar sobre as deficiências do passado pode curar a fossa do presente. No meu caso, às vezes cura, às vezes não. Depende do tipo de fossa. Quando penso no milhão de dólares que nunca tive, louvo a lâmpada elétrica que acendo em minhas noites e me consolo. Os milionários do passado não a tiveram.

Mas quando penso nas mulheres que desejei e não tive ou perdi, mergulho na fossa e descubro estranha, inexplicável doçura nela.

Fonte: Folha de S.Paulo - 03/05/2005

Quem fica bravo pelas críticas que recebe, reconhece que as merece. (Tácitus)

LUGARES

SAN CARLO - SUÍÇA

A imagem mostra a vila de San Carlo, localizada no cantão de Grisões, Suíça.San Carlo situa-se no Val Poschiavo, a uma altitude de 1.092 metros (3.583 pés) acima do nível do mar. Faz parte do município de Poschiavo, estando a cerca de 2 quilômetros (1,2 milhas) ao norte da vila de mesmo nome. A vila abriga uma igreja paroquial dedicada a San Carlo Borromeo, construída em 1613.

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 16 de julho de 2025

JUNTOS

Gradativamente a clientela do escritório aumentou. Aos poucos o número de advogados também aumentou. Muitos ficaram. Outros seguiram seus próprios caminhos. Todos deixaram marcas e lembranças. Nada negativo. 

Dois dos que alçaram vôo eram muito competentes. Atuavam mediante características diversas, mas os clientes gostavam deles. Um era voluntarioso, do tipo "pau prá toda obra". O outro, se encontrasse o inventor do trabalho, por certo iria tirar satisfação. Mas, sob pressão, dava conta do recado. 

Eram exímios gozadores. Aprontavam pegadinhas, não apenas entre si, como também eram suas vítimas outros colegas de trabalho. Esconder chaves do automóvel era trote comum. Colocar pedras, grampeador e outros objetos na pasta do "vítimo", também era frequente. 

Aquele que se escondia do trabalho tinha pavor de pererecas, primas distantes dos sapos. 

Pois o voluntarioso comprou umas pererecas de borracha, bem flexíveis e grudentas, e ao passar pela sala do seu alvo predileto, jogava uma delas sobre a mesma de trabalho, o que provocava gritos e saltos. A vingança viria dias depois. 

Ambos foram ao Fórum checar o andamento de alguns processos. Junto ao balcão do cartório, a funcionária  indagou de ambos:

- Vocês estão juntos? A resposta veio direta e imediata:

- Sim, mas não está dando certo, disse o que se escondia.

E apontando para o colega, completou:

- Ele é muito ciumento.
Dor e sofrimento são fundamentais para uma inteligência elevada e um coração profundo. (Fiódor Dostoiévski)