terça-feira, 12 de outubro de 2021

ROMANCE FORENSE

Charge de Gerson Kauer
Excelentíssimo Senhor Florêncio
Por Mauricio Antonacci Krieger, advogado (OAB/RS nº 73.357). maukrieger@yahoo.com.br

O juiz Epaminondas atua em uma vara cível no foro central, da grande comarca. Ele já tem boa experiência, é concursado há mais de 15 anos, nunca teve maiores problemas para julgar os conflitos que lhe são distribuídos. Mas, diante da grande demanda e com processos volumosos, o julgador não consegue mais dar conta de tudo.

Certo dia, ele recebe, pertinho do foro, um panfleto sobre leitura dinâmica. “Faça o curso e aprenda a ler 300 páginas em 30 minutos” - propaga o folheto.

O magistrado avalia que esta pode ser a solução para seus problemas de jurisdição. Vai, então, ao local do curso, para olhar de perto como funciona. Atendido por um funcionário que lhe dá as boas vindas, de imediato o juiz afirma não acreditar na propaganda e desafia o funcionário com uma proposta.

- Tenho aqui na pasta um livro com 245 páginas. Se você me apresentar alguém que consiga lê-lo em 30 minutos, eu faço o curso de vocês.

O funcionário fica um pouco assustado com a proposta, mas aceita o desafio e chama Florêncio, um homem de 70 anos de idade, um dos fundadores do curso de leitura dinâmica.

Florêncio é informado do que está ocorrendo, pega o livro trazido pelo juiz e começa a leitura, folheando de maneira célere e impressionante as páginas da obra.

O juiz se acosta à distância, fica mexendo no celular e começa a cronometrar a meia-hora.

- Fim do tempo! Agora vou lhe fazer perguntas para ver se o senhor realmente leu tudo direitinho - sentencia o magistrado, ao se completarem 30 minutos.

- Pergunte o que quiser!... - responde Florêncio.

Após dez perguntas, todas respondidas corretamente, o juiz se dá por convencido e logo indaga como funciona o curso.

Florêncio explica como alcançar o sucesso.

- Para chegar ao meu nível é necessário fazer cinco anos de curso, com aulas exclusivas, manhã e tarde, de segunda a sexta. Custa R$ 2 mil mensais.

O magistrado avalia que é caro e seria trabalhoso. Explica que ele tem que estar sempre no foro, pelo menos um turno, de segunda a quinta-feira. Agradece e despede-se cordialmente.
* * * * *
Três meses depois, os julgamentos no gabinete do Dr. Epaminondas começam a andar rápidos. O escrivão constata que são poucas as pilhas na mesa do magistrado, até que um estagiário lhe pergunta:

- Puxa, Excelência, isso tudo é resultado daquele curso de leitura dinâmica que o senhor estava pensando em fazer?

- Não, na verdade... eu contratei o senhor Florêncio para ele ler os processos e resumi-los para mim.

Fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário