sexta-feira, 29 de outubro de 2021

MR. MILES


VESTIDOS PARA VIAJAR
Mr. Miles: é impressão minha ou os turistas são os seres mais deselegantes e mal-vestidos que existem?
Ilda Maria Novaes, por email

Not all of them, my dear. Mas, no atacado, você está, indeed, muito próxima da verdade. Basta caminhar pelas ruas de uma cidade invadida por excursões para observar discrepâncias estilísticas de todas as espécies. Chama a atenção, as well, o grau de amarfanhamento das vestes e a notável desarmonia de cores. Isso não significa, however, que quem viaja não sabe se vestir. Uma conclusão sofismática desse tipo seria um ultraje inaceitável.

What really happens, darling, é que o ato de transportar indumentárias em malas ou mochilas tem efeitos devastadores sobre a elegância dos viajantes. Anos atrás, I remember, viajavamos com grandes baús que continham trajes adequados para cada situação. Havia, porém, uma generosa oferta de serviçais para transportá-los de um lugar para o outro, além de um séquito de criados encarregados da manutenção de luvas e chapéus.

Os tempos mudaram e, as you know, a herança de minha tia Hildegard foi, as you say, ‘to the swamp’. (N.da R.: tradução livre de “para o brejo”.) Unfortunately, nem todos têm tempo ou reservas financeiras para mandar lavar e passar suas roupas enquanto perambulam.

Os humores do clima também variam, obrigando os viajantes a improvisações de resultados calamitosos. Besides, adornos como máquinas de fotografar, mochilas, guias de viagem, garrafas de água, binóculos e pacotes de lembrancinhas não ajudam nada na composição do visual. Mas, pensando bem, who cares about it?

Quem percorre o mundo com o espírito aberto e não deixa apagar, dentro de sí, a volúpia pela descoberta estará sempre bem vestido, ainda que esteja nu. Don’t you agree?

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário