sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

MR. MILES



Imagens espaciais

Mr. Miles: o que o senhor acha dos mitos de que a Muralha da China o canhão de luz do Hotel Luxor, de Las Vegas, podem ser vistos do espaço?
Fernando Furquim Galatti, por email

Well, my friend: muito simpática a sua recente correspondência. Tomei a liberdade de pinçar esta entre as diversas questões que você me apresenta, pois não haveria espaço para responder todas as demais. E, of course, porque a pergunta sugere-me algumas ilações. Quero deixar claro — para que não me tomem como impostor, — que jamais viajei para cima. Creio que a maior altitude que já alcancei foram os 58 mil pés (cerca de 18 quilômetros) a bordo de um Concorde, nos anos 1980. Informo, as well, que não estou inscrito em nenhum desses programas turísticos que prometem levar viajantes para a estratosfera, porque, oh, My God, os preços estão impraticáveis!

Suponho, however, que tanto a Muralha da China quanto o mencionado hotel em Las Vegas podem ser vistos do espaço. Creio, até, que o canteiro de petúnias de minha tia Henriette pode ser avistado da estratosfera, conforme a potência e a precisão das lentes instaladas. Não se iluda, fellow: o espaço é tão vasto que sequer temos idéia de seus limites. Uma câmera poderosa fora do sistema solar não será capaz sequer de verificar a existência de nosso minúsculo e magnífico planeta. Nevertheless, as milhares de câmeras que todos os dias instalam sobre as nossas cabeças sem nossa autorização e longe do alcance de nossos sentidos estão, for sure, atentas a tudo. Se algum dia, em situação de apuro comprovado, o prezado amigo sentir-se compelido a urinar em logradouro deserto, tenha a certeza de que, seja na Coréia ou no Colorado, alguém estará vendo tudo, com um sorriso, na frente de um monitor. 

Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário