quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SISTEMA PARTIDÁRIO

SISTEMA PARTIDÁRIO
Antônio Britto

No BBB das eleições, um favorito para a eliminação: o sistema partidário

Doria promove um raro acidente: quem sai ferido é o atropelador  Cenário partidário atual favorece populismo para eleições de 2022.

A elite partidária brasileira vive tempos de BBB. Nas últimas semanas, enquanto os brasileiros se divertiam com o reality show na TV, os partidos, ainda que sem o mesmo Ibope, abriram o próprio festival de fofocas, bate-boca e traições, escancarando ambições e revelando verdades nada positivas sobre a personalidade de alguns de seus principais líderes.

O DEM espontaneamente confessou que a imagem de compromisso democrático e modernidade era mais um desejo de sua poderosa rede de apoiadores do que uma verdade. Menos de 3 meses depois de sair das eleições municipais como um partido vencedor, fiador das reformas, o tombo do DEM é proporcional ao que acontece com seus 2 principais líderes. Um, troca a imagem nacionalmente construída de um prefeito competente que modernizou Salvador e o antigo carlismo pela de um político que no mínimo permite muitas dúvidas sobre a forma como busca ou se relaciona com o Poder. O outro, festejado na presidência da Câmara dos Deputados, passa de grande articulador nacional em favor de um novo e poderoso centro democrático para alguém que tropeçou na própria sucessão e sequer conseguiu manter o apoio entre os seus.

O PSDB, mais que tudo, perdeu as boas maneiras. Os tucanos cultivaram por anos uma autoimagem de modos refinados, punhos de renda, quase aristocráticos, com pitadas de sofisticação acadêmica. Bastaram alguns dias de exposição às câmeras que fiscalizam o jogo do poder e apareceu a nova imagem do partido. Os ambientes ainda são sóbrios, como a sala de jantar do Palácio dos Bandeirantes, mas as cenas mostram um governador desastrado que não consegue embalar a própria ambição em um mínimo de respeito aos outros. Caso raro de acidente automobilístico: quem saiu muito ferido foi o atropelador.

No PT, os últimos anos foram tão reveladores de erros que sua contribuição ao desgaste dos partidos tem mais a ver com um fato antigo do que com problemas novos. As câmeras focadas no PT parecem trabalhar em preto e branco tão repetidas são as imagens e os sons que ele produz, mostrando para uma audiência cadente o líder envelhecido que não admite ser substituído e até para isso vai escalando alternos que atuam com a timidez de quem apenas ocupa um espaço, talvez temporariamente.

Fiquemos apenas nesses 3 exemplos para perguntar: é sobre esse panorama de escombros partidários que o país espera que sejam construídas em poucos meses as candidaturas à Presidência da República?

A crise dos partidos prenuncia o que virá depois. A sucessão presidencial será, na realidade, mais ainda que em outras eleições, um desafio entre individualidades que ganharão força no sistema partidário se, antes, acima e independente deles, conquistarem sem intermediários apoios na sociedade.

Os votos, estes não passam mais preferencialmente pelos partidos. Nem o suporte financeiro, principalmente em uma eleição como a presidencial. Então para que os partidos? Apenas para o tempo de televisão, com importância mais relativa que nunca?

O candidato que hoje lidera as pesquisas, Bolsonaro, sequer está filiado a algum. Mas já avisou: só vai para onde puder mandar. Doria, que tinha partido, parece perdê-lo a cada dia porque tenta impor-se como um antigo coronel político com roupas fashion. O DEM precisa vacinar-se contra a rede de intrigas internas antes de voltar ao jogo. Problema que o MDB não tem: de forma coerente, cada um agora faz o que quer e depois todos apoiam o novo presidente. Para não falar dos profundamente divididos, como o PSB. Exceção, talvez uma, o PDT com seu projeto em torno de Ciro.

Neste cenário, eficiente mesmo só um articulador político: a pesquisa de intenção de voto. Foi-se o tempo em que figuras como Thales Ramalho, Jorge Bornhausen ou Fernando Lyra costuravam apoios e bordavam alianças. O método agora vem de fora para dentro: torne-se popular, apareça nas pesquisas e depois venha nos visitar aqui no partido onde será tão bem recebido quanto suas chances de nos levar ao Poder. Imagine-se por exemplo Luciano Huck em seu atual périplo querendo discutir sustentabilidade e inovação com líderes partidários enquanto estes guardam uma única pergunta: você conseguirá dobrar sua atual intenção de votos para ser o "nosso" candidato?

Eleições assim estimulam o populismo, jogam o país no flerte com o imprevisível e, pior, consolidam a ideia de que ganhar é uma coisa, governar é outra. Para o Brasil que precisa, simultaneamente, de um milagre fiscal, uma profunda mudança na estrutura social e uma urgente modernização do Estado, o que exige consistência, estabilidade e continuidade, o BBB dos partidos pode divertir e gerar audiência pelas revelações apimentadas. Mas o pior acaba chegando depois: esse tipo de eleição faz o país arriscar-se mais uma vez a subir nos trapézios da conquista de votos sabendo que as redes de proteção –os partidos– estão rotos.

Fonte: https://www.poder360.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário