sexta-feira, 21 de outubro de 2022

MR. MILES


Um trainee em Hong Kong

Nosso incomensurável viajante confessa que está inchado de orgulho pela quantidade e pela qualidade dos cumprimentos que recebeu de seus leitores pela publicação da seiscentésima crônica no Estadão, o que ocorreu na semana. Depois de farta comemoração de bom whisky na companhia de Trashie, sua raposa das estepes siberianas, Mr.Miles voltou ao "trabalho"de viajar-e-escrever. O correspondente britânico aproveita para elogiar a quantidade de admiradores de Caravaggio que descobriu entre os que o seguem. E pediu para informar que tem um outro pequeno segredo sobre o assunto: " há muitas e lindas obras de Caravaggio na Catedral de São João Batista, em Valeta, capital de Malta — uma ilha que aprecia muitíssimo." Embora parece apenas como um borrão no Mediterrâneo, Malta é bela, civilizada e rica: um lugar excelente para você que ainda não esteve lá. Aliás, para quem não sabe, vale informar que Malta tem uma catedral e uma co-catedral, ambas devotadas ao mesmo santo (porque foi base para as Cruzadas e Baptist era seu protetor. A outra fica na cidade de Medina, que fica muito perto de Valeta, mas tem um aspecto absolutamente oriental. Aliás, essa mescla de culturas é mais um dos charmes da bela ilha. Better than that: os malteses (não os cães, nem os falcões) falam um inglês de ótima qualidade. Interessante sugestão para estudantes. Don't you agree?

A seguir a correspondência da semana:

Mr. Miles: fui aprovado em um programa de trainee internacional e vou em setembro para Hong Kong. Agradeço se tiver algumas dicas para me brindar. Saudações cordiais
João Mielle, por email

Well, my friend: congratulations! É sempre melhor ser um trainee em Hong Kong do que em Teresina, isn’t it? Nada contra meus grandes amigos piauienses, mas é sempre útil lembrar que Hong Kong é a única grande capital do mundo fluente nas duas línguas mais úteis do mundo: o chinês e o inglês. Ou seja, dear John: ainda que não seja efetivado, pelo menos há uma ótima chance de você poder se comunicar, no futuro, com dois terços da população do planeta. Besides, Andrés, Hong Kong é como New York. Aparece menos nos canais Sony e na HBO e sua Chinatown é ligeiramente maior. Mas ambas são ilhas prósperas, mutantes, cheias de vida e cosmopolitas. Com a vantagem de que, cercada por baias e montanhas, Hong Kong é uma das metrópoles mais cênicas em todo o planeta.

Minha primeira dica, my friend, é óbvia, mas oportuna: look to the right ! O trânsito, em Hong Kong, flui pelo lado certo e não à moda francesa, que vocês adotaram no Brasil. Caso contrário, você corre o risco de ser atropolado por um tin che, o simpático bonde doubledecker que é a base do transporte coletivo local. Another tip: se você se encantar com alguma chinesa ligeiramente morena, saiba, de antemão, que ela, com certeza, é filipina. Há 300 mil filipinas trabalhando na cidade e as chinesas de Hong Kong têm tamanho horror de se assemelharem a elas que só vão à praia vestidas até o pescoço.

Outra rápida consideração. Não tenha medo da comida. Em Hong Kong, cachorros não fazem parte do cardápio. Quanto aos outros animais, todos eles são apreciados. Prove a sopa de cabra da Des Voeux Road. Se você passar por ela, my friend, você estará pronto para a cidade. E para a vida, of course.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário