sábado, 8 de outubro de 2022

PRIMEIRO SORVETE DO BRASIL CHEGOU PELO RIO DE JANEIRO EM 1834

Marcelo Duarte

Para que não derretesse, dono da loja trouxe de navio 217 toneladas de gelo dos EUA

Como você vai comemorar esse Dia do Sorvete? Eu vou com uma bola de limão e outra de chocolate belga na casquinha, minha combinação preferida.

O 23 de setembro foi escolhido por ser a data de fundação da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete), no ano de 2002.

Existem diversas versões para a origem do sorvete. A maioria dos historiadores acredita que ele foi criado na China, há cerca de 3.000 anos. Nessa época, a iguaria era uma pasta de leite de arroz misturado com neve, e ficava parecido com uma raspadinha.

No século 13, a receita chegou na Itália pelas mãos do explorador Marco Polo e depois se espalhou pela Europa.

Qual é a origem do nome "sorvete"?

A raiz está no árabe "shurba", usada para designar o suco de frutas. Das arábias migrou para a Turquia, onde se tornou "sherbet". Essa palavra era utilizada especificamente para as bebidas frias.

Foi na Europa que os malabarismos linguísticos passaram a se encontrar com o que hoje conhecemos como sorvete. Na França, a receita passou a se chamar "sorbet", enquanto na Itália virou "sorbetto". De lá, veio ao Brasil e se transformou em sorvete.

"A troca do "b" pelo "v"pode ter relação com a palavra "sorver", que significa aspirar com a língua. Já a palavra "picolé" tem uma trajetória mais curta. Surgiu como uma adaptação do italiano "piccolo sorbetto".

Quando o sorvete chegou ao Brasil?

O sorvete chegou primeiro ao Rio de Janeiro, ainda na monarquia. No dia 23 de agosto de 1834, Lourenço Fallas inaugurou na corte duas casas que vendiam sorvetes e produtos gelados, uma no Largo do Paço e outra na Rua do Ouvidor.

Para garantir que o produto não derretesse, comprou 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, que foram trazidos para o Brasil pelo navio Madagascar. O gelo foi envolto em serragem e enterrado em buracos —com a técnica, durou cinco meses.

E em São Paulo? "Sorvetes todos os dias às 15 horas, na Rua Direita nº 14″ foi o anúncio colocado em 4 de janeiro de 1878 no jornal "A Província de São Paulo" por uma das primeiras sorveterias da capital paulista.

Como ainda não existia uma maneira de conservar o sorvete gelado por muito tempo, ele deveria ser consumido logo depois do preparo. Por isso a propaganda trazia o horário.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário