segunda-feira, 10 de outubro de 2022

FILIPPO GANNA, O CICLISTA MAIS RÁPIDO DA HISTÓRIA

Caio Guatelli

Italiano quebrou recorde que perdurava desde 1996

Com a marca de 56,792 Km pedalados em uma hora dentro de velódromo, o italiano Filippo Ganna tornou-se neste sábado (8), na Suíça, o ciclista mais rápido da história.

O feito unifica o recorde da hora não oficial, de 56,375 Km, conquistado em 1996 pelo britânico Chris Boardman, com o recorde da hora oficial, de 55,548 Km, obtido há pouco mais de um mês pelo também britânico Dan Bigham.

"Acho esse resultado incrível. 56,792 Km não é ruim. Na próxima vez vou tentar em outra parte da temporada, com as pernas mais frescas. Podemos melhorar mais, novamente", disse Ganna logo após a conquista.

A marca de 1996, conquistada por Boardman, foi retirada da lista oficial em 2000, quando a UCI (União Ciclística Internacional) anulou as conquistas realizadas em posturas que coloquem o ciclista fora dos padrões tradicionais do esporte. O recorde de Boardman, obtido em uma postura conhecida como "Superman" —com os braços esticados à frente do ciclista—, foi então diminuído para o topo de uma categoria chamada de "Melhor Esforço Humano".

Para unificar os recordes, Filippo Ganna usou uma bicicleta que mantém o ciclista na posição regular, mas que teve ajustes milimétricos de mecânica e aerodinâmica, ao custo de 75 mil Euros (R$ 380 mil).

Até hoje, o recorde da hora já passou pelas pernas de 34 ciclistas, nenhum deles era brasileiro.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário