quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O FORQUILHEIRO

O FORQUILHEIRO 
Por Sérgio Jockymann 

Pois, o Alvício era forquilheiro. Não nasceu forquilheiro. Veio vindo como qualquer menino até que um dia, com treze anos feitos, pegou uma forquilha e saiu andando pelo campo. De repente, a forquilha entortou para baixo e um peão do major Otacílio, que assistia à operação, disse:

- Tem água aí embaixo.

Muito sério isso de encontrar água. Havia gente que fundia fortunas imensas em busca de um miserável veio d'água e não encontrava uma só gota. Nessas horas é que apareciam os forquilheiros e resolviam o problema. Quer dizer, nem todos resolviam. A carreira de um forquilheiro era cheia de altos e baixos. Um dia encontrava água, no dia seguinte não encontrava nada. Ninguém sabia ao certo como a coisa funcionava. O major Otacílio dizia:

- Isso é como veneta, tem dia.

E o sucesso de cada forquilheiro dependia exatamente dos dias em que ele funcionava. Alguns vinham de longe, ficavam sentados noites inteiras à beira do fogo sem dizer palavra, esperando um sinal. Outros apeavam do cavalo, seguravam a forquilha e ela entortava logo ali. O Alvício desde menino provou que era um desses. Cresceu descobrindo água. Nem sempre ela estava onde os estancieiros queriam, mas sempre estava onde o Alvício indicava. Fracasso não teve nenhum, o pior que conseguia era dizer:

- Essa tá meio funda.

Foi aí que veio uma seca danada, dessas de torrar o campo. Muito fundo de banhado que ninguém conhecia, apareceu para tomar sol. O Lagoão ficou reduzido a uma poça e trinta dias depois, estava levantando pó. A Sanga dos Melo amarelou e por fim só deitava uma gosma preta. Até o Uruguai minguou e dava para ser cruzado a pé enxuto. Para mal dos pecados, o Alvício estava com tifo preto. Ficou três meses morre não morre, enquanto Vila Velha inteira rezava por ele. No quarto mês, Alvício conseguiu levantar e soube da seca. Pegou a forquilha e tentou dar quatro passos e caiu ao comprido. Veio o dr. Wurtember e proibiu terminantemente qualquer trabalho:

- O rapaz está sem forças até para segurar a forquilha.

Foi uma romaria de caldos e sopas, porque Vila Velha percebeu logo que a recuperação do Alvício era também a recuperação do município. No quarto mês, quando o Alvício apareceu na porta, ainda sem cabelos, mas com uma penugem tremeluzindo na cabeça, a cidade inteira aplaudiu. Mais duas semanas e ele partiu para o campo. Fazia um sol de rachar a cabeça da cristandade e o major Otacílo fez questão de segurar o guarda-chuva para proteger o Alvício. Só que ele caminhava e a forquilha não se mexia.

Assim foi indo, um pouco de charrete um pouco a pé e a forquilha nem se mexia. Vila Velha começou a tremer e a suar.

- Só pode ser castigo de Deus.

Então bem no limite do campo do Major, o Alvício pediu para descer da charrete, caminhou decidido para uma várzea, espichou a forquilha, ela tremeu, tremeu e baixou de sopetão. Foi um berro só.

- Tá meio funda mas tem, avisou Alvício.

E tinha mesmo. A sete metros de fundura, lá estava ela. No dia seguinte, o Alvício encontrou mais quatro e salvou a pecuária do município. Foi então, no meio do churrasco de regozijo, que o major Otacílio fez a revelação:

- Vamos mandar esse rapaz estudar em Porto Alegre.

Vila Veha inteira concordou que o Alvício merecia porque, se sem estudo descobria água, imaginem o que não faria bem estudado. E o Alvício, meio achando que não merecia, foi para Porto Alegre. Voltou no primeiro ano e descobriu cinco poços novos, mas já no segundo teve compromissos, no terceiro foi visitar parentes e só depois de cinco anos, já formado em contabilidade, voltou à Vila Velha. E voltou com outra seca à espera. Nem bem desceu do ônibus e já o major Otacílio mostrava os campos amarelados e dizia:

- Pega a forquilha e dá um jeito nisso.

E aí veio o choque. O Alvício meio que riu.

- Forquilha, major?

O major Otacílio explodiu:

- Que conversa é essa, filho? Tá uma percisão de água que nem se fala e tu vem me perguntar de forquilha?

O Alvício baixou a cabeça meio encabulado, mas quando levantou já tinha qualquer coisa de diferente. Pôs a mão no ombro do major e com o melhor dos sorrisos disse:

- Ora, major, aquilo era superstição.

Nem terminou de falar e já levava um sopapo. Pôs a boca no mundo, mas nem assim o major desistiu.

- Bota a forquilha na mão dele. Toca o infeliz pro campo.

E lá se foi o Alvício carregado por quatro, com a forquilha nas mãos, protestando que era um homem civilizado.

- Vira essa forquilha!

Foi preciso rabo de tatu para que ele virasse. E mesmo assim nem barro deu. Como não deu também nas trinta vezes em que o Alvício soluçando apontava para o chão. Quando a noite caía, o Padre Ramão apareceu e retirou o rapaz das mãos do pessoal. Ninguém dormiu naquela noite. Todo mundo foi para o Café Central, onde, às quatro da manhã, o major Otacílio deu um murro na mesa e disse:

- Cinco anos de estudos e taí o resultado, estragaram o rapaz.

E no dia seguinte o Alvício teve que deixar a cidade, porque seu pai indignado o expulsou de casa:

- Doutor a gente já tem que chega, o que tá faltando aqui é forquilheiro.

E só cinco anos depois foi que apareceu outro igual, mas essa já é outra história. (JOCKYMANN, Sérgio. Vila Velha, Porto Alegre : Editora Garatuja, 1975, p. 59)

Nenhum comentário:

Postar um comentário