sábado, 31 de janeiro de 2026

ROMANCE FORENSE

Carteira de estagiário
Por Ronaldo Sindermann, advogado (OAB/RS nº 62.408).

Um famoso advogado da praça vai pegar uns trocados na bolsa da mulher para pagar o entregador de pizza quando dá de cara com seu antigo documento de estagiário da OAB. A foto é de decênios atrás.
- Ei, querida! Você carrega a minha carteira de estagiário?
- Sim. Sempre que tenho um problema, por mais difícil que seja eu olho para a tua carteira e ele desaparece como por milagre!
- Puxa, que legal! A gente sabe que a Advocacia é considerada uma das atividades essenciais para a administração da justiça, mas eu desconhecia que eu te dava tanta segurança?
- Pois dá! - garante a esposa.
- Quase não acredito... - rebate o marido.
E ela acaba com a controvérsia:
- Eu olho para a carteira com a tua foto e me pergunto: ´Afinal, o que de pior pode mais me acontecer?´...

Fonte: www.espacovital.com.br
Saber viver com os homens é uma arte de tanta dificuldade que muita gente morre sem a ter compreendido. (Marquês de Marica [Mariano José Pereira da Fonseca], Político brasileiro, 1773-1848)

LUGARES

LAGO DI COMO - ITÁLIA

A imagem mostra uma vista do Lago de Como, um famoso destino turístico na região da Lombardia, Itália. O Lago de Como é um lago de origem glacial conhecido por suas paisagens deslumbrantes, cercado por montanhas e vilarejos encantadores. É o terceiro maior lago da Itália e um dos mais profundos da Europa, com mais de 400 metros de profundidade. O lago tem um formato de "Y" invertido, com várias cidades pitorescas em suas margens, como Bellagio, Varenna e Como. A região atrai celebridades e turistas, oferecendo passeios de barco e a oportunidade de explorar vilas históricas e jardins luxuosos. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

THE RED ARMY CHOIR ALEXANDROV

KALINKA
A fé é muito melhor do que a crença. A crença é quando alguém pensa por você. (Richard Buckminster Fuller, Arquiteto americano, 1895-1983)

LUGARES

KALABAKA - GRÉCIA

A imagem mostra as rochas de Meteora e a cidade de Kalabaka, na Grécia. Meteora é um complexo rochoso de Christian Orthodox e uma das principais atrações do norte da Grécia. É um Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade de Kalabaka (ou Kalambaka) é um município na região de Trikala. Monges construíram monastérios no topo desses picos de arenito. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

O PRIMEIRO MATE É DO DONO

Primeiro mate é do dono, por quê?

A Nação Guarani era dividida em inúmeras tribos, dialetos, interesses e os costumes eram muito flexíveis, não havia territórios e sim regiões.

Os caciques de quando em quando se reuniam para tratar dos assuntos ligados as regiões, casamentos, caças e negociações de alimentos e paz.

O Chimarrão servido em uma cuia, a bomba de bambu era o primeiro gesto de cordialidade, a primeira bebida a ser oferecida, comparado ao cachimbo da paz.

O Mate era importante, pois as conversas se desenvolviam dentro da oca, ao pé da fogueira e o chimarrão ao fazer a roda era passado de mão em mão, o braço estendido com a cuia ao ser estendida obrigava os índios a olhar uns nos olhos do outros.

Era uma cerimonio obrigatória, um ato de educação e diplomacia, o anfitrião fazia o mate na frente das visitas e bebia ou cuspia o primeiro para provar que não tinha nada ou não estava envenenado.

Por este motivo, ao fazer o mate e cevar na frente de seus amigos, mais do que um ato de saudável e de prazer estamos fazendo um ato de entrega, de compromisso em nos dedicarmos ao diálogo e a paz.

Fonte: Facebook_Portal das Missões
A pátria é o idioma, e só no idioma pátrio se pode pensar bem e dizer besteira. (Monteiro Lobato, Escritor brasileiro, 1882-1948)

LUGARES

PARIS - FRANÇA

A imagem mostra o Pavilhão Sully, também conhecido como Pavilhão do Relógio, que faz parte do Museu do Louvre em Paris, França. O Museu do Louvre é uma das instituições culturais mais renomadas do mundo, localizado em um antigo palácio real. O Pavilhão do Relógio foi projetado pelo arquiteto Jacques Lemercier e sua construção começou em 1624, durante o reinado de Luís XIII.  A estrutura é um marco arquitetônico do complexo do Louvre. O museu exibe uma vasta coleção de obras de arte e artefatos históricos. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

OS MOSAICOS DE RAVENA

Ao programar uma viagem para a Itália, a Jú, da Lovetur (Florianópolis), recomendou muito uma visita à cidade de Ravena, na Emilia-Romagna, para conhecer os seus famosos mosaicos bizantinos.

Foi uma super dica!

Em Ravena, o tempo não corre. Caminha-se por suas ruas com a impressão de que a cidade decidiu guardar a memória do mundo não em palavras, mas em fragmentos — pequenos, irregulares, quase insignificantes quando vistos isoladamente. E, no entanto, é justamente dessa soma de minúsculas partes que nasce uma das maiores expressões artísticas da humanidade: o mosaico.

Ao entrar na Basílica de San Vitale ou no Mausoléu de Galla Placidia, o visitante percebe que não se trata apenas de arte decorativa. Os mosaicos de Ravena não adornam o espaço; eles o dominam. A luz que atravessa as janelas encontra o ouro, o azul profundo e os verdes ancestrais, refletindo-se em milhares de tesselas que parecem vibrar, como se estivessem vivas. Cada passo muda o ângulo, cada olhar revela um novo brilho. Nada é estático. Nada é óbvio.

É impossível não pensar no trabalho silencioso e quase sobre-humano de quem os criou. Montar um mosaico é um exercício de paciência extrema e de fé no resultado final. As pequenas peças — de vidro, pedra ou cerâmica — são colocadas uma a uma, muitas vezes sem que o artesão possa ver o conjunto completo enquanto trabalha. Exige-se precisão milimétrica, sensibilidade cromática e uma compreensão profunda de luz e perspectiva. Um erro mínimo pode comprometer a harmonia de todo o painel. É arte que se constrói no detalhe, na repetição, na persistência — virtudes raras em qualquer época, ainda mais na nossa.

Mas os mosaicos de Ravena vão além da dificuldade técnica e da beleza estética. Eles carregam um significado cultural e espiritual imenso. Criados entre os séculos V e VI, atravessaram impérios, guerras, transformações religiosas e mudanças de mentalidade. São testemunhos visuais de um momento em que o Império Romano se dissolvia e o mundo medieval começava a se formar. Neles, o poder político, a fé cristã e a herança clássica convivem lado a lado, fundidos em imagens de imperadores, santos e símbolos eternos.

Há também algo de profundamente humano nessa arte fragmentada. Cada tessela, sozinha, é quase nada. Juntas, constroem o sublime. Ravena nos lembra que a beleza pode nascer da soma de imperfeições, de pedaços aparentemente insignificantes que, quando organizados com propósito, atravessam séculos e continuam a falar conosco. Em um mundo apressado, seus mosaicos ensinam a lentidão; em uma época de excessos, ensinam o valor do detalhe.

Talvez seja por isso que Ravena não se impõe com grandiosidade imediata. Ela se revela aos poucos, como seus mosaicos. E quem se permite olhar com atenção sai transformado, com a sensação de ter tocado não apenas a arte, mas o próprio tecido do tempo — cuidadosamente montado, peça por peça, por mãos que já não existem, mas cuja obra permanece luminosa e eterna. (Com auxílio da IA)
Alguns vencem por seus crimes, outros são derrotados por suas virtudes. (William Schakespeare, Dramaturgo inglês, 1564-1616)

LUGARES

POMPÉIA - ITÁLIA

A imagem mostra o Parque Arqueológico de Pompeia, um dos sítios históricos mais famosos da Itália.  Pompeia era uma importante cidade do Império Romano, destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. As cinzas e lavas da erupção preservaram a cidade, oferecendo um retrato único da vida romana antiga. O local é um Patrimônio Mundial da UNESCO e atrai milhões de visitantes anualmente. As escavações em Pompeia continuam a revelar novos aspectos da vida romana. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SIMPLICIDADE

Martha MedeirosMartha Medeiros

Parece simples, deveria ser simples, mas quem é que simplifica a própria existência?

Em 2010, quando lancei uma coletânea de crônicas chamada Feliz por Nada, muita gente começou a me chamar para eventos a fim de que eu falasse sobre felicidade, certos de que eu dominava o tema. Agora está mudando acabo de lançar um livro chamado Simples Assim e andam me convidando para falar adivinhe sobre o quê. Pois é. O que me faz pensar que, ao lançar algum novo livro mais adiante, melhor refletir sobre o título, ou daqui a pouco serei presa por charlatanismo.

Por ora, sou especialista em simplicidade, é o que diz meu crachá. Tenho um bate-papo agendado sobre o assunto, daqui a alguns dias, na sede da The School of Life em São Paulo, então aproveito para rascunhá-lo aqui.

Do que falo quando falo em simplicidade: não de vida franciscana, e sim de vida facilitada.

Parece simples, deveria ser simples, mas quem é que simplifica a própria existência? Quase todo mundo pratica o autoboicote e depois joga a culpa no chefe, nos genes, no governo, no destino, nos astros. Responsabilizar-se pelas consequências do que faz? Não tem emoção, fica faltando o drama.

Chegar no horário. Não responder a provocações. Controlar o ego. Fazer check-ups periódicos. Não mentir. Não protelar. Evitar pessoas muito complicadas. Ouvir música. Manter os amigos por perto. Não desistir ao ouvir o primeiro “não”. Desistir ao ouvir o quinto “não”. Pagar as contas em dia. Produzir. Não levar tudo para o lado pessoal. Não se sentir ofendido por mais de 10 minutos. Atender os próprios desejos. Consertar o que está dando defeito. Ser gentil. Não fofocar demais. Terminar o que começou. Não fingir. Persistir. Manter o bom humor. Cumprir os deveres antes de se liberar pra farra. Não pirar.

Releia os exemplos que dei. Nada tem a ver com fortuna, status, poder. Facilitar a própria vida custa nada. Sai de graça.

Está achando óbvio, eu sei. Só que o óbvio é o primeiro a ser ignorado quando se abre os olhos pela manhã. A maioria das pessoas que conheço está neste momento concordando com esse texto, julgando-se bom exemplo do que está escrito aqui, só que não. Na prática, muitos compram briga à toa, se consideram perseguidos, não toleram imprevistos, reclamam de qualquer besteira, não sabem relativizar, se amarram, colocam os pés pelas mãos e sofrem. Claro.

Dói o que vou dizer, mas direi mesmo assim: somos todos insignificantes. Só o que nos dignifica são nossos sentimentos e nossa generosidade. Vai ser uma sorte se um dia formos lembrados pelos outros com simpatia. Entendo que todos gostariam de inspirar documentários, virar tema de samba-enredo, nome de rua, mas é pouco provável. Chamar a atenção dá uma trabalheira danada: troco fácil por uma tranquila noite de sono.

Melhor ter uma vida boa do que ficar na memória dos outros como um gênio (ou um chato) incompreendido.

Fonte: Zero Hora
Geralmente levo mais de três semanas a preparar um bom discurso de improviso. (Mark Twain, Escritor americano, 1835-1910)

LUGARES

LONDRES - REINO UNIDO

A imagem mostra o Canada Gate (Portão do Canadá), uma entrada ornamentada para o Green Park, em Londres, Reino Unido, localizada em frente ao Palácio de Buckingham. O portão foi um presente do Canadá para a Grã-Bretanha, construído entre 1905 e 1911 como parte do memorial da Rainha Vitória. É feito de ferro forjado e dourado, apresentando os brasões de armas das províncias e territórios canadenses da época. O design é semelhante aos portões do Palácio de Buckingham, com colunas de pedra de Portland encimadas por estatuária patriótica. É um marco significativo que simboliza a unidade imperial e as relações anglo-canadenses, listado como Grau I por sua importância arquitetônica e histórica. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

SABER O JÁ SABIDO

Ruy Castro

A IA trabalha com o que se sabe; o biógrafo, com o que não se sabe Entrevistas espertas extraem informações fora do alcance da geringonça

Amigos querem saber como vão minhas relações com a inteligência artificial. As melhores possíveis, respondo. Não dou bola para ela nem ela para mim, e somos felizes. Se perguntam se não temo que ela me aposente como escritor, digo que adoraria que isto acontecesse, mas ainda não vejo como. Uma biografia, por exemplo. Sei bem que a IA é capaz de combinar bilhões de informações disponíveis e produzir um texto até satisfatório sobre a vida de alguém.

Eu disse "informações disponíveis" —o que inclui dados remotos e obscuros, produzidos um dia por alguém a respeito do biografado e há muito perdidos. Ela os achará de um jato, sem o desgaste imposto a nós, mortais, que podemos levar anos e vários pares de sapatos para chegar a essas mesmas informações. Mas uma biografia se faz de algo mais importante e ainda fora do alcance da geringonça: as informações indisponíveis.

Enquanto a inteligência artificial só sabe o que pode saber —o que consegue aprender a partir de dados de alguma forma sabidos—, o verdadeiro biógrafobusca o que ninguém sabe. Ou, mais exatamente, o que alguém ou alguns poucos sabem, mas nunca revelaram ou puseram por escrito. Um biógrafo atilado e diligente chegará a eles e, com sua habilidade ou experiência em entrevistas, extrairá informações fora do alcance de qualquer engenho eletrônico. Essa habilidade ou experiência inclui um fator até agora exclusivo dele: o fator humano.

Uma entrevista não é um questionário do IBGE nem um interrogatório policial e, muito menos, uma confissão arrancada a tortura. Pressupõe uma empatia entre entrevistador e entrevistado, uma lenta conquista de confiança. Refiro-me às entrevistas para uma biografia ou para uma reconstituição histórica, que podem se arrastar por anos e em que o autor quase se casa com algumas fontes. Já os repórteres de jornal ou de TV não têm esse tempo. Para arrancar informações de alguém, têm de usar muitas vezes a cara, a coragem e a esperteza.

Quero ver a inteligência artificial com todos esses atributos.

Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/25
Um homem faz sobre a Terra a mesma figura que um piolho de uma linha de altura e de um quinto de largura sobre uma montanha de mais ou menos 15.700 pés de circunferência. (Voltaire, Filósofo francês, 1694-1778)

LUGARES

BRUGES - BÉLGICA

A imagem mostra o ponto turístico Rozenhoedkaai, em Bruges, na Bélgica. É um local popular para passeios de barco pelos canais da cidade. A área é conhecida por sua arquitetura gótica e atmosfera pitoresca. O campanário visível na imagem, o Belfort, está localizado na praça principal de Bruges e tem uma história fascinante, tendo servido a funções militares e de cronometragem. A cidade de Bruges já foi um importante centro de comércio na Europa medieval, conectada ao mar por canais. A igreja de Nossa Senhora, que abriga a escultura "A Madonna e a Criança", de Michelangelo, também fica nas proximidades. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 25 de janeiro de 2026

LIVROS

Joseph Marty é um senhor de 69 anos que toca Beethoven divinamente em pianos públicos. Um dia ele está numa estação de trem na Europa; outro, em um aeroporto nos Estados Unidos. Joe desperdiça seu talento em meio a viajantes indiferentes, e, enquanto toca, ele também espera. Mas quem, e por quê? Aos 16 anos, após seus pais e sua irmã morrerem tragicamente em um acidente de avião, ele foi enviado a um orfanato religioso nos Montes Pirineus chamado Os Confins. O nome já diz tudo: depois dos Confins, não há mais nada. Lá se acolhem os abandonados, os incapazes. Seus dias são feitos de rotina, tarefas e maus-tratos. Até o encontro improvável com Rose, uma jovem de sua mesma idade. A vida, para Joe, passa então a se resumir a sonhos de fuga. Um premiado e emocionante romance de formação sobre a orfandade, a música, a amizade e o amor. (https://dlivros.com/Buscar?q=O+pianista+da+estação)

Há quatro coisas que eu de bom grado dispensaria: amor, curiosidades, sardas e dúvidas. (Dorothy Parker, Escritora americana, 1893-1967)

LUGARES

AVEIRO - PORTUGAL

A imagem mostra os icônicos "palheiros" da Praia da Costa Nova, localizados em Aveiro, Portugal. Os palheiros são casas de madeira tradicionais, famosas por suas fachadas pintadas com listras verticais coloridas Originalmente, eram armazéns ou abrigos para pescadores e suas ferramentas. Hoje, muitas dessas estruturas foram convertidas em casas de veraneio e atrações turísticas. A Costa Nova é um local popular para a prática de desportos aquáticos e para admirar a paisagem única. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 24 de janeiro de 2026

ROMANCE FORENSE

O ladrão que processou a vítima

Em Belo Horizonte (MG), "Fulano de tal", 22 de idade, estudante de profissão, mas ladrão nas horas vagas, colocou um pedaço de madeira embaixo da camisa para simular uma arma. E se foi em direção a uma padaria, da qual já era "cliente", na realização de outros furtos.

Rendeu a funcionária que trabalhava na caixa, apossou-se de R$ 45 e bateu em retirada.

O dono chegava ao estabelecimento, dando de cara com a cena finalizada e os gritos da funcionária. E partiu para cima do meliante, engalfinhando-se ambos na rua. Ali, o ladrão apanhou de diversas pessoas, sendo imobilizado até a chegada da PM, que o conduziu ao distrito policial.

O flagrante foi lavrado e homologado, mediante o histórico de que a padaria sofrera dez assaltos em sete anos e que se suspeitava que o estudante tivesse envolvimento em alguma das ocorrências anteriores.

Além de pedir o habeas - que foi indeferido - o advogado do meliante ingressou com queixa-crime contra o dono da padaria, expondo com todas as letras, que "os envolvidos estouraram o nariz do querelante - mas, em vez de bater, o dono da padaria poderia ter feito apenas a imobilização".

O petitório também reconhece que "o querelante assaltou, mas não precisava apanhar, devendo ser entregue ileso à altaneira Justiça brasileira".

E arrematou ter sido "vítima de crime tipificado no artigo 129 do Código Penal, por ter sido ofendido na sua integridade corporal, a ninguém sendo dado o direito de fazer justiça com as próprias mãos".

A petição inicial foi indeferida. "Após longos anos no exercício da magistratura, talvez seja o caso de maior aberração postulatória que veio às minhas mãos. A pretensão do indivíduo, criminoso confesso nos termos da própria inicial, apresenta-se como um indubitável deboche" - observou o magistrado.

O magistrado também referiu que o comerciante agiu em legítima defesa, tendo "apenas buscado garantir a integridade física de sua funcionária e, por desdobramento, seu próprio patrimônio".

Na ação penal movida pela Justiça contra o estudante, ele recebeu a liberdade provisória e foi condenado em regime aberto, pena já cumprida.

E não se tem mais notícias dele...

Fonte: www.espacovital.com.br
As pessoas que falam demais, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades. (Millôr Fernandes)

LUGARES

FOUGÈRES - FRANÇA

Fougères é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Ille-et-Vilaine. Estende-se por uma área de 10,47 km². Em 2010 a comuna tinha 21 186 habitantes.124 hab/km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

JACK MCDUFF

ANTIBES 1964

Eugene McDuffy, conhecido como "Irmão" Jack McDuff ou "Capitão" Jack McDuff, não foi apenas um organista; ele foi a alma pulsante na intensidade do hard bop e na vibração do soul jazz dos anos 60, McDuff comandava seu trio de órgão como um capitão conduzindo um navio sonoro, navegando pelas profundezas do groove e da improvisação, ele ganhou destaque durante as décadas de 1950 e 1960, sendo um dos mestres do hard bop e do soul jazz. McDuff era conhecido por seu domínio do órgão Hammond B-3, criando grooves vibrantes que cativaram audiências. Seu talento chamou a atenção de outros grandes músicos, levando-o a colaborar com artistas como George Benson, que iniciou sua carreira sob sua liderança. Com seu trio de órgão, McDuff se destacou por misturar virtuosismo técnico e emoção, deixando um legado que permanece vivo na história do jazz. Ele faleceu em 23 de janeiro de 2001, mas sua música continua a inspirar gerações, transcendendo o tempo, ecoando como um testemunho da criatividade e da força espiritual do jazz.

Fonte: Jazz Note Blues
Os verdadeiros paraísos são os paraísos perdidos. (Marcel Proust, Escritor francês, 1871-1922)

LUGARES

GRADARA - ITÁLIA

A imagem mostra uma vista panorâmica de Gradara, uma comuna italiana, com o histórico Castello di Gradara no centro da paisagem. O castelo medieval, localizado no topo de uma colina, é um dos monumentos mais visitados da região de Marche, na Itália. É famoso por ser o suposto cenário da trágica história de amor de Paolo e Francesca, imortalizada por Dante Alighieri na "Divina Comédia". A fortaleza foi um ponto estratégico de conflito entre as famílias Malatesta e Montefeltro durante a Idade Média. Atualmente, o castelo funciona como museu e recebe eventos culturais e artísticos. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

A FÁBULA DOS CINCO MACACOS

"A história dos cinco macacos é um velho conto que se popularizou como um exemplo de como nossas atitudes e ações podem ser influenciadas pelo grupo ao qual pertencemos. Ela também nos lembra da importância de questionar o que nos é dito e de pensar por nós mesmos.

A história diz que havia cinco macacos em uma jaula. No topo da jaula, havia um cacho de bananas. Quando um macaco subia na jaula para pegar a banana, os outros macacos eram borrifados com água fria. Depois de algum tempo, todos os macacos aprenderam a não subir na jaula, mesmo quando a banana estava lá.

Um dia, um dos macacos foi substituído por um novo macaco. Quando ele tentou subir na jaula para pegar a banana, os outros macacos o impediram. Eles não sabiam por que não podiam subir na jaula, mas aprenderam a agir dessa maneira pelo condicionamento que sofreram.

Um a um, os outros macacos foram substituídos por novos macacos. No final, todos os macacos na jaula eram novos, mas continuavam a impedir que qualquer um deles subisse na jaula para pegar a banana, sem saber o motivo.

Essa história é uma metáfora para como muitas vezes seguimos regras e atitudes simplesmente porque foram transmitidas a nós pelo grupo ao qual pertencemos, sem questionar se essas regras ou atitudes são realmente importantes ou corretas. Ela nos lembra da importância de questionar o que nos é dito e de pensar por nós mesmos.

Em nossas vidas, muitas vezes nos encontramos em situações em que somos pressionados a agir de determinada maneira porque "é assim que as coisas são feitas". Mas é importante lembrar que nós sempre temos a opção de questionar as normas e atitudes estabelecidas e de formar nossas próprias opiniões.

Por exemplo, se todos em nossa comunidade insistem que determinado comportamento é errado, é importante questionar por que isso é considerado errado e se realmente acreditamos nisso. Talvez haja razões válidas para essa atitude, mas também pode ser que essa atitude esteja baseada em preconceitos ou crenças equivocadas.

Não é fácil questionar o status quo e ir contra a corrente, mas é essencial se quisermos evoluir como indivíduos e como sociedade. Ao questionarmos nossas próprias atitudes e as dos outros, podemos chegar a compreensões mais profundas e a soluções mais criativas e inovadoras para os problemas que enfrentamos.

A história dos cinco macacos nos lembra da importância de questionar as normas e atitudes estabelecidas, de pensar por nós mesmos e de ter a coragem de ir contra a corrente quando acreditamos que é necessário. Ao fazermos isso, podemos evoluir como indivíduos e como sociedade, e encontrar soluções mais criativas e inovadoras para os desafios que enfrentamos."

Fonte: Provocações Filosóficas (FB)
Se eu pudesse dizer o que as coisas significam, não teria necessidade de dançá-las. (Isadora Duncan, Bailarina americana, 1877-1927)

LUGARES

BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC

A imagem mostra um arco-íris sobre uma área urbana em Balneário Piçarras, em 24/10/2025. O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que ocorre quando a luz do sol atravessa gotículas de água na atmosfera. A luz do sol sofre refração, reflexão e dispersão, decompondo-se em um espectro de cores visíveis. As cores do arco-íris, do exterior para o interior, são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O fenômeno é comumente observado quando há chuva e sol simultaneamente, e o observador está de costas para o sol. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

VIA CRUCIS EM BOLONHA

Dia de pagar todos os pecados. Explico: Percorremos uma via crucis, materialmente falando, que para minha surpresa tinha quinze (15) estações ao invés das tradicionais quatorze (14). Percorre-la, faz parte da visita ao Santuário Della Madona di San Luca. No primeiro dia aqui em Bolonha fotografei o santuário do terraço da Basílica de San Petrônio, donde se pode ter uma idéia do que teríamos pela frente.


Bolonha é famosa por seus pórticos. O que muita gente não sabe é que o maior pórtico do mundo é aquele que liga a Porta Saragoza ao Santuário hoje visitado. Com quase 4 km de extensão, o caminho porticado é dividido entre 1520 metros percorridos no trecho plano e 2276 metros no trecho em subida. Fizemos o segundo trecho. Mais informações


Da Porta Saragoza até a Basílica são superados 666 arcos – mas a numeração oficial pára no arco numero 661 – e 15 capelas. A maior parte da subida apresenta-se em forma de rampa e em alguns poucos trechos há degraus. Pelos nossos cálculos toda a extensão percorrida equivale a cerca de 1600 ou mais degraus. Algo como um prédio de cem (100) andares.


Enfrentamos o desafio com muita garra, assim como uma quantidade razoável de pessoas. Mas o destaque foram as pessoas da cidade, principalmente muitos jovens aproveitando as condições do local para a prática de exercícios físicos. Só o fato de o caminho ser feito à sombra em razão dos pórticos já é um apelo muito forte para enfrentar o percurso. Mas para quem não é chegado a enfrentar desafios, existe um trenzinho turístico que parte da Piazza Maggiore e faz uma parada às portas do Santuário.

A importância do santuário para a cidade tem a ver com o milagre da chuva. Diz-se que em abril de 1433 depois de uma série de tremores, as chuvas castigavam Bolonha, inundando a cidade, destruindo plantações, e prevendo tempos difíceis. Somente uma ajuda divina poderia controlar a fúria da natureza e para isso os sacerdotes resolveram trazer a pintura da Madonna di San Luca em procissão pela cidade. Assim que a imagem cruzou na porta de Saragoza, a chuva imediatamente cessou e as pessoas gritaram o milagre. Segundo a tradição todos os anos no mês de maio realiza-se a uma procissão revivendo o dia do milagre.

A nota negativa foi chegarmos ao alto no horário do meio-dia, encontrando a igreja fechada, sendo que a mesma só reabriria próximo das quinze (15) horas. Pensamos em almoçar pois tínhamos a informação da existência de uma pizzaria nas proximidades. Efetivamente existe a pizzaria, mas pelo jeito, a mesma funciona no mesmo horário da igreja. Só água e refrigerantes naquelas maquininhas pague-leve. Achamos que seria muito tempo de espera para visitarmos a igreja e inclusive a escalada de mais alguns degraus da torre, de onde teríamos uma visão panorâmica da cidade.

Mesmo assim conseguimos desfrutar de uma bela paisagem lá do alto.




Mas também colhemos duas fotos do Google tomadas de pontos não acessíveis aos mortais amadores como nós e que dão bem a ideia da grandiosidade do local.

Imagem: Tripadvisor.it


Então decidimos voltar, assim como outros tantos visitantes. Mas, tudo na vida tem suas compensações. Junto à Porta Saragoza, ao final da descida, bem próximo ao estádio do Bologna, encontramos a Trattoria Meloncello.


Pedimos dois pratos típicos de Bolonha: gramigna, que é uma pasta com ragú de carne e torteloni. Pratos deliciosos e dignos de receber menção nominal, com a nossa recomendação da Trattoria.

Gramigna

E, como estivéssemos exaustos, nada melhor do que um merecido descanso. Em casa fui procurar no Google informações sobre a 15ª estação na via crucis. Pois segundo a wikipédia, o Papa João Paulo II sugeriu que fosse criada uma décima-quinta estação para recordar a ressureição de Jesus, embora esta seja opcional. Está explicado.
Viver em qualquer parte do mundo hoje e ser contra a igualdade por motivo de raça ou cor é como viver no Alasca e ser contra a neve. (William Faulkner, Escritor americano, 1897-1962)

LUGARES

COLMAR - FRANÇA

Colmar, localizada na região da Alsácia, no nordeste da França, próxima às fronteiras com a Alemanha e a Suíça. O local é conhecido por sua arquitetura encantadora e canais pitorescos, que lhe renderam o apelido de "Pequena Veneza" (Petite Venise). Colmar é uma cidade medieval francesa com forte influência alemã, refletida em suas casas coloridas em estilo enxaimel e ruas de paralelepípedos. É considerada uma das cidades mais bonitas e fotogênicas da França. A cidade possui um canal navegável que atravessa o bairro mais famoso, a "Pequena Veneza". A arquitetura local inclui edifícios históricos como a Maison des Têtes e a Igreja de Saint Martin. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

O OLHO GRANDE

Fabrício Carpinejar
Fabrício Carpinejar

A gula estraga o almoço e a janta. Transforma o que era bom em ruim, a comida sonhada em pesadelo, a paixão dos sabores em escravidão digestiva.

Estamos satisfeitos, comemos bem, mas o olho grande não abandona o prato. Mas o olho grande vai dizendo sim para mais uma porção. Mas o olho grande jura que é o fim do mundo. Mas o olho grande é um cachorro brigando pelo osso. Mas o olho grande continua repetindo. Mas o olho grande avança nas bandejas para não sobrar para ninguém. Mas o olho grande é egoísta e já trata qualquer familiar ou amigo como adversário. Mas o olho grande não come o necessário, come três vezes o necessário, ele nos faz acreditar que não teremos uma nova chance daquele banquete e que precisamos aproveitar.

O olho grande é um pobre dentro de nossos pensamentos, um chinelão, um mendigo, um vândalo, um ladrão.

Eu me sentia feliz até aquela garfada, em seguida ficarei triste, bovino e pesado.

Experimento um porre a seco, um porre alimentar, atravessei o meu limite, a ressaca é inevitável.

Por que me saboto? Custava parar um pouquinho antes. Sei o momento de desistir, é quando não baixei ainda a cabeça, é quando ainda converso, é quando ainda me mantenho sociável e amável. Em minutos, mudarei a minha personalidade. O doce virará veneno. É empunhar novamente a faca e corto também a fruição, forçando a boca a acompanhar a mente insaciável.

Serei agressivo, antissocial, depressivo, suicida. Não suporto nem mais encarar as pessoas na minha frente. Quase grito: “Vão embora, me deixem em paz!”.

Não aprendo com a reincidência. Ainda mais quando reencontro pela frente as minhas favoritas iguarias lasanha, pizza e massa quatro queijos.

Na semana passada, voltei a um dos meus restaurantes prediletos, o Café Colonial em Marques de Souza (RS), só que comi cinco bifes na chapa, cinco salsichas bock, três porções de feijão com banha e duas fritas.

Não conseguia respirar depois. Fui correndo nadar no borbulhante sal de frutas. Passei o dia enjoado, encalhado, inútil, arrotando, acenando para uma Samu do inconsciente.

Não devemos parar de comer o que gostamos, o que devemos é apenas controlar. O ideal é sair com um pouquinho de fome da mesa, despistar a gana reservando um espaço imaginário para a sobremesa.

O exagero mata o prazer. O exagero mata os melhores cozinheiros.

 Fonte: Zero Hora
São as circunstâncias que governam os homens, não os homens que governam as circunstâncias. (Heródoto, Historiador grego, 485-425 a.C.)

LUGARES

LUXEMBURGO

A imagem mostra a Catedral de Notre-Dame na Cidade de Luxemburgo. É a única catedral em Luxemburgo e um marco histórico e religioso significativo. Originalmente, a construção começou como uma igreja jesuíta em 1613, em estilo gótico tardio, com elementos e adornos renascentistas e barrocos. A catedral abriga a imagem milagrosa de Nossa Senhora dos Aflitos, a santa padroeira da cidade e da nação, que atrai muitos peregrinos. A cripta da catedral serve como local de sepultamento para membros da família real luxemburguesa. No cemitério da catedral encontra-se o Monumento Nacional à Resistência e à Deportação. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

A NOITE DE TENORIO

Ruy Castro

Suas netas, que não o conheceram, choraram e fizeram chorar ao falar dele Tinha 22 anos quando despontou e 35 ao morrer; como pensar nele como um avô?

Um momento para a história, o do dia 1º último, em homenagem ao pianista Tenorio Jr., no Teatro do BNDES. Tenorio desapareceu na noite de 18 de março de 1976, em Buenos Aires, confundido com um ativista local, às vésperas de um golpe militar. Nunca foi encontrado. Há pouco, 49 anos depois do fato, a Polícia Técnica argentina identificou suas impressões digitais como as mesmas de um homem capturado naquele dia, executado com cinco tiros e enterrado numa cova rasa sem identificação. No Brasil, para os filhos e netos de Tenorio, fechou-se um ciclo —se não o terão de volta, pelo menos agora sabem de seu destino.

A jornada teve excepcionais participações musicais, a começar pelo trio Rafael Vernet, piano, Bruno Aguilar, contrabaixo, e Tutty Moreno, bateria, recriando temas e arranjos de Tenorio de seu único disco como líder, "Embalo", de 1964, uma das duas ou três obras-primas do samba-jazz. Os amigos Joyce Moreno, Gilberto Gil e Caetano Veloso dedicaram-lhe empolgantes highlights de seus repertórios. E a participação de Joyce teve um toque emocionante —ela estava a trabalho com Tenorio em Montevidéu, duas semanas antes daquela noite fatal em Buenos Aires.

Mas o evento quase impossível de superar já acontecera: a subida ao palco, chamados por Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, do perito portenho Lucas Guanini, que encontrou as impressões digitais de Tenorio; de Irene Molinari e Sara Mrad, duas das Mães da Plaza de Mayo, o coletivo que busca os desaparecidos da ditadura argentina; de Vera Paiva, filha de Eunice e Rubens Paiva; e dos filhos e netos de Tenorio, duas das quais, as adolescentes Sofia e Marina, choraram e fizeram a plateia chorar ao falar de seu avô.

Tenorio tinha 35 anos ao morrer. Quando despontou para a música, no Beco das Garrafas, apenas 22. Era um garoto —muito difícil pensar nele como um avô. Sofia e Marina nunca o conheceram, claro, e mesmo suas mães eram crianças quando ele desapareceu.

Mas a memória, quando bem guardada, não desaparece.

Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/25
Os anjos podem voar porque não levam nada a sério. (Gilbert Keith Chesterton, Escritor inglês, 1874-1936)

LUGARES

VIENA - ÁUSTRIA

A imagem mostra o Palácio Belvedere, em Viena, Áustria. O complexo de edifícios históricos, construído como residência de verão para o príncipe Eugênio de Saboia no século XVIII, é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, o Belvedere funciona como um museu e abriga a maior coleção de obras de Gustav Klimt, incluindo a famosa pintura "O Beijo". O complexo é dividido em Belvedere Superior e Inferior, conectados por jardins extensos e abertos ao público. O último nobre a morar no local foi o Arquiduque Francisco Fernando, antes de se tornar um museu após a Primeira Guerra Mundial. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 18 de janeiro de 2026

LIVROS

Para Stephan Neuman ― um adolescente de 15 anos que faz parte de uma família judia rica e influente e que sonha em se tornar dramaturgo ―, os nazistas não passam de valentões chatos e irritantes. Sua melhor amiga é a brilhante Žofie-Helene, uma menina cristã e filha da editora de um jornal antinazista. Entretanto, a inocência sem preocupações deles é abalada quando os nazistas chegam ao poder. Há uma esperança, porém. Truus Wijsmuller, que participa da resistência, arrisca sua vida levando crianças judias para fora do território nazista, transportando-as para outros países. É uma missão que se torna ainda mais perigosa depois que a anexação da Áustria pela Alemanha é declarada e à medida que nações começam a fechar suas fronteiras para o crescente número de refugiados desesperados para escapar. Truus está determinada a salvar quantas crianças puder. Quando o Reino Unido aprova uma medida para aceitar refugiados que correm risco de vida no Reich, ela se atreve a se aproximar de Adolf Eichmann, o homem que mais tarde ajudaria a desenvolver a "solução final" para a questão judaica. Logo, Truus se encontra em uma corrida contra o tempo para resgatar Stephan, Žofie-Helene e diversos outros jovens em uma perigosa jornada rumo à Inglaterra. (https://dlivros.com/livro/ultimo-trem-para-londres-meg-waite-clayton)
Feliz aquele que chegou a conhecer as causas das coisas. (Virgílio, Poeta latino, 70-19 a. C.)

LUGARES

PARIS - FRANÇA

A imagem mostra a Basílica do Sagrado Coração (Sacré-Cœur) em Paris, França. A basílica está localizada no topo da colina de Montmartre, o ponto mais alto da cidade. É um dos monumentos religiosos mais importantes e o segundo monumento gratuito mais visitado de Paris, depois da Catedral de Notre-Dame. A arquitetura combina os estilos romano e bizantino, e a construção foi concluída em 1914. A Basílica abriga o maior mosaico da França, que decora o teto da abside. A entrada para o interior da Basílica é gratuita, mas o acesso ao domo (mirante) é pago. (Google)

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 17 de janeiro de 2026

ROMANCE FORENSE

ENCONTRO A TRÊS
Por Mauricio Antonacci Krieger, advogado (OAB-RS).

À procura de diversão, Jonildo - já na terceira idade - abre o jornal e olha os anúncios de garotas de programa. Até que uma lhe chama a atenção: “Morena, olhos castanhos, 55 kg, 1m68 de altura, busto 95 cm, 24 de idade. Realizo todas as suas fantasias, por apenas R$ 100; me liga!”

Na mesma hora a ligação é feita e o encontro é marcado para um motel próximo.

Jonildo chega antes e espera a futura acompanhante em uma bela suíte. Quando ela entra no aposento, tem uma surpresa: dois homens estão à sua espera.

A mulher logo reclama:

- O que significa isso? Eu não faço programa para duas pessoas ao mesmo tempo...

Jonildo trata de explicar:

- Calma meu bem, o programa é só comigo, esse outro senhor é apenas meu advogado que veio para fazer o nosso contrato de prestação de serviços. Fique tranquila.

O advogado vai direto ao ponto e tira uma fita métrica de seu bolso e mais uma pequena balança de uma pasta.

- Chegue mais perto, por favor. Preciso averiguar suas medidas e seu peso pra ver se corresponde ao anúncio do jornal. Além disso temos que redigir um pequeno contrato com os valores que serão cobrados, o tempo de duração e todo o serviço que será prestado.

Após todas as análises, fica claro que as medidas não conferem com o anúncio do jornal, o que faz com que o advogado reclame:

- Isso é propaganda enganosa, o consumidor não pode sair prejudicado!

Jonildo logo pede um abatimento no preço. As partes entram em acordo, assinam o ´contrato´ e o programa é realizado pela metade do valor inicial.

Na semana seguinte, o anúncio do jornal da mesma garota recebe nova redação: “Morena, olhos castanhos, tipo especial. Realizo todas as suas fantasias, EXCETO PARA ADVOGADOS”.

Fonte: www.espacovital.com.br
A virtude consiste não só em abster-se do vício, mas em não desejá-lo. (George Bernard Shaw, Dramaturgo irlandês, 1856-1950)

LUGARES

BOLONHA - ITÁLIA

Porta Galliera em Bolonha, Itália, é uma das nove portas antigas da cidade. O nome "Galliera" pode ter origem celta, significando "fronteira" e "água". A cidade de Bolonha tinha doze portas, das quais dez ainda existem. (Google)