sábado, 28 de dezembro de 2019

OS NOVOS ANALFABETOS

OS NOVOS ANALFABETOS

A alfabetização foi um ideal reivindicado pelos movimentos progressistas e iluministas. Na medida em que para viver no mundo foi necessário, cada vez mais, acercar-se dos textos, saber ler e escrever foi considerado como algo diverso de uma ferramenta: começou a ser uma condição de possibilidade da experiência; para saber o que sucedia havia que ler nos livros. Assim foi crescendo uma cultura letrada e foi se configurando uma marginalidade de analfabetos.

A Galáxia Gutenberg – que equivale a falar em modernidade – requereu a universalização em todos os planos. Se antes o ler e escrever era uma tarefa de especialistas e não constituía uma condição de possibilidade da experiência, com o aparecimento da imprensa e da escola positivista, a educação se converteu em obrigatória, gratuita e popular e, com ela, o surgimento de uma nova sensibilidade. A democratização veio de mãos dadas com a alfabetização; as chaves do mundo já não eram secretas.

No ocidente foi crescendo durante os últimos trezentos anos uma classe média de profissionais que, através da alfabetização qualificada, passou a ter acesso ao manejo especializado do mundo. O conhecimento dava conta dos diferentes modos de acesso a uma realidade segmentada. A fragmentação do saber coincidia com a fragmentação da realidade. Porém tudo isto está mudando.

Hoje nos encontramos com uma situação muito complexa onde uma profunda mudança de paradigma está se manifestando no aparecimento de um novo analfabetismo. Efetivamente, a informática e, sobretudo, a abertura da Internet, é o começo de uma nova constelação que vai começando a desbancar a Galáxia Gutenberg. Porém isto não pode ser compreendido como uma mera transformação de instrumentos que deixa intacto o sentido das coisas e do ser humano. Hoje está aparecendo um novo tipo de analfabetismo que não consiste apenas em desconhecer computação senão que também fala de uma diferente sensibilidade.

Assim como em “sede Gutenberg” o sentido de mundo se lia nos livros (para o que nos preparava a escola), atualmente o sentido do que ocorre começa a “ser lido” em outro registro, no registro virtual de ordem telemática. Porém o aparecimento desta ordem é a nova condição de possibilidade da experiência e, como não se trata de um problema instrumental senão de uma paralela transformação do sentido do ser, do acontecer, nos encontramos em uma situação delicada. Diria que nós os alfabetizados tradicionais estamos cada vez mais inermes: somos os novos analfabetos.

A nova sensibilidade experimenta o mundo de modo vertiginoso, sem afirmação da verdade, com outro sentido para a ética (que em vez de dever-ser vai se transformando em poder-ser). Por isso a tradicional idéia de poder pensado a partir de algum centro esta se convertendo em fluídos (de informação, de produção de bens, de transações financeiras, da política, de propostas múltiplas, etc). A nova alfabetização deixa uma marginalização de um diferente tipo de analfabetos. Advertir é o único meio que pode evitar que fiquemos fora do novo mundo.

JALFEN, Luiz J. Globalización y Lógica Virtual. Ediciones Corregidor, 1998, Buenos Aires, p. 139)

Nenhum comentário:

Postar um comentário