domingo, 29 de outubro de 2023

VIAJAR É...

Minha primeira viagem internacional aconteceu em 1997, aos cinquenta (50) anos de idade. Não o fiz quando jovem por duas razões opostas: ou tudo era caro ou eu ganhava pouco. E ao contrário dos dias atuais, os intercâmbios inexistiam ou eram escassos. 

Tornei a viajar em 2002. Acho que fui contaminado pelo “vírus pé-na-estrada”, contraído num consultório dentário. Foi assim: Qualquer sala de espera de dentistas ou médicos que se preze tem revistas à disposição dos clientes. Novas ou antigas, encontra-se de tudo. Pouco importa o assunto já que a preocupação é com a broca que logo, logo irá atacar algum dente que teima em doer. 

Pois numa dessas ocasiões, folheando uma dessas revistas especializadas em viagens, encontrei uma frase que adotei na hora: "Prefiro histórias para contar a objetos para mostrar". 

Desde então, nunca mais parei de viajar. E assim pretendo continuar, ao menos enquanto eu tiver forças para arrastar a minha mala. 

Nos dicionários, livros de auto-ajuda, redes sociais etc., encontramos muitas definições sobre o ato de viajar. Particularmente sempre gostei de uma frase do genial Mário Quintana: “Viajar é mudar a roupa da alma”. 

Qualquer destino é bom. Ver coisas novas, vivenciar hábitos diferentes e tudo o mais que compõe uma viagem, nos afasta daquela sensação de que moramos no umbigo do mundo. 

A cada nova viagem acrescentamos mais conhecimento ao nosso acervo mental. Passamos a olhar os outros povos sob outra ótica. A síntese de Mário Quintana diz tudo. Mas a roupa da alma não deve ser jogada na lixeira do nosso passado. Antes, deve ser guardada com carinho na nossa memória e se possível compartilhada com todos aqueles que tenham paciência ou curiosidade para viajar nas viagens dos outros. 

E para bem compartilhar nossas experiências remotas, é prudente registrá-las, materializá-las, antes que o solerte alemão chegue e apague o nosso HD. 

Apresso-me em dizer que não se trata de um guia de viagem e nem mesmo uma fonte de dicas para quem pretenda viajar para os locais por onde andamos. 

Os relatos que se seguirão são de fatos pitorescos vivenciados ao longo de alguns anos, não apenas de viagens, recuperados da memória e de registros fotográficos.

3 comentários:

  1. Bom dia. Concordo com Mário Quintana. Amo viajar. Desde 2008 até chegar a Pandemia não parei. Conheci muitos lugares em países diferentes e não pretendo parar até que consiga "carregar a mala" por esses aeroportos, que nos fazem esquecer a viagem de tão grandes e complicados. Aproveita Irineu. Espero te encontrar uma hora dessas por esse mundo afora. Beijos para a família.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por compartilhar tuas viagens amigo!

    ResponderExcluir