quarta-feira, 18 de outubro de 2023

INFORMAÇÕES DOS SEUS FILHOS NAS REDES É ARRISCADO

A exposição da vida privada de um menor na Internet pode ter consequências a longo prazo que se prolongam até à idade adulta

Muitos pais se envolvem no chamado compartilhamento de forma bastante inocente, sem pensar nas consequências. A palavra, uma combinação de "compartilhamento" e "parentalidade", é uma mala de viagem como várias outras associadas às mídias sociais, como sexting. Sharenting descreve o ato de compartilhar fotografias ou outras informações privadas sobre nossos filhos nas redes sociais sem o conhecimento ou consentimento dos menores. E sem pensar nas consequências a longo prazo .

A primeira consequência imediata é que se cria uma pegada digital para o menor. As crianças de hoje têm suas vidas divulgadas antes mesmo de nascerem. Muitas vezes, pais e futuras mães enviam imagens de ultrassom para suas contas de mídia social. A pegada digital da maioria dos adultos hoje começou conscientemente com o surgimento das redes sociais.

Mas no caso dos adolescentes e crianças de hoje, principalmente pertencentes às gerações Z e Alpha, aquele registo que deixamos sobre nós próprios na internet, e que pode ser encontrado pelos motores de busca, está a ser em grande parte criado pelos próprios pais sem real consciência. É como escrever prematuramente um currículo no qual aparecerão todos os tipos de informações pessoais, que podem ser usadas para o bem ou para o mal.

Talvez o mais grave de tudo isto seja que os dados partilhados sobre menores podem revelar informação privada suficiente para que um criminoso possa fazer-se passar por essas crianças em algum momento das suas vidas. É aqui que o compartilhamento se conecta à segurança cibernética. Segundo um estudo realizado pelo banco britânico Barclays, estima-se que até 2030, 66% das fraudes online se basearão na recolha de dados que pessoas imprudentes partilharam livremente sem premeditação.

Pode-se dizer que praticar o compartilhamento sem pensar na segurança é um ato imprudente. Certamente você se lembra daquelas perguntas de segurança que muitos sites lhe fazem, como o nome do seu amigo de infância, do seu primeiro animal de estimação ou da sua avó paterna. Eles servem para garantir que quem está acessando a conta é você e somente você, pois quase ninguém mais pode saber dessa informação. Antes das redes sociais, esta informação era de fato conhecida apenas por si mesmo e por alguns poucos selecionados, mas agora qualquer pessoa pode mergulhar na vida de uma pessoa online, especialmente se for jovem e a sua pegada digital for extensa, e descobrir essas coisas.

Outro dos riscos ocultos do sharenting é o aliciamento, quando um adulto malicioso se faz passar por menor para estabelecer uma relação de confiança com outro menor com o claro propósito de perpetrar assédio sexual. Segundo o relatório da ONG Save The Children sobre a violência viral em 2019, do qual participaram 400 jovens, um em cada cinco dos inquiridos sofreu este tipo de assédio e 15% já o sentiu em mais de uma ocasião. A idade média das vítimas era de 15 anos. Expor a vida de menores nas redes sociais pode levar a esse tipo de problema, seja porque os pais partilham fotografias dos seus filhos, seja porque os próprios filhos o fazem, mesmo que legalmente não possam criar uma conta em uma rede social antes dos 14 ou 15 anos.

No entanto, muitos menores criam contas nas redes sociais muito antes de atingirem a maioridade legal e sem terem formação prévia que os prepare emocionalmente para a exposição que sofrerão nesse ambiente. Se os pais partilharem as suas vidas na Internet desde o útero e o assunto não tiver sido abordado em casa com uma mentalidade crítica, podem cair nas mãos de assediadores ou normalizar práticas como o sexting, que consiste na partilha de fotografias de nus.

Embora o Instagram esteja cheio de pais e mães que compartilham a vida de seus filhos e a sua própria, isso não os torna todos influenciadores ou estrelas do mundo dos pais. A exposição pública de aspectos privados da vida de um menor pode ter consequências a longo prazo que se estendem até à idade adulta. Por mais divertido e inocente que possa parecer postar uma foto um pouco ridícula de uma criança ou uma foto dela na banheira ou na praia, devemos pensar duas vezes antes de clicar no botão compartilhar ou curtir. A cibersegurança não é uma quimera ou ficção científica. A cada dia isso nos afeta mais, então vamos começar pensando duas vezes antes de divulgar informações privadas nas redes sociais.

(Transcrito do El País)

Fonte: https://www.metropoles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário