sexta-feira, 26 de novembro de 2021

LUGARES

VALPARAISO - CHILE
La Sebastiana

O 18 de setembro de 1961 foi a emblemática data escolhida pelo poeta Pablo Neruda para inaugurar sua residência em Valparaíso. Na ponta do morro Bellavista, uma casa de quatro andares construída pelo arquiteto Sebastián Collado, transformou-se no escape do poeta de Santiago.

Para honrar ao ex-proprietário e seu gênio construtor, o lugar foi batizado como “La Sebastiana” e hoje em dia é um dos ícones do porto que vai lhe mostrar grande parte da identidade artística de Neruda. O poeta Premio Nobel de Literatura, transformou cada uma de suas moradas em experiências para os sentidos, decorando-as com centos de objetos colecionados em suas viagens.

Nos primeiros andares há um cavalo de madeira trazido desde Paris, um retrato de Lord Cochrane, coleções de pratos com balões aerostáticos, muitos mapas, antigas marinas, vitrais, um pássaro embalsamado trazido da Venezuela, uma esplêndida sopeira italiana com forma de vaca, uma pintura que também é uma caixa de música e relógio; e paredes pintadas de cor rosada, azul, amarela, verde e solferina.

No quarto andar há uma cama de bronze, que igual que na casa do poeta em Isla Negra, está frente ao mar. Desde aqui você poderá ter uma das melhores panorâmicas de Valparaíso e entender o porquê do amor de Neruda por esta casa. No exterior está o Centro Cultural La Sebastiana, onde se realizam múltiplas atividades como exposições, conferências, ciclos, discipulados e recitais de poesia. (http://chile.travel/pt-br/aonde-ir/la-sebastiana-4/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário