segunda-feira, 22 de novembro de 2021

PELA COVID, REPENSAR VIAGENS INTERNACIONAIS DE FIM DE ANO PODE SER NECESSÁRIO

PELA COVID, REPENSAR VIAGENS INTERNACIONAIS DE FIM DE ANO PODE SER NECESSÁRIO
Julio Abramczyk

Situação da Covid no mundo não está controlada e ficar doente no exterior tem complicações pessoais e financeiras

As festas de fim de ano estão chegando e com elas as promoções de viagens para o exterior.

Para as pessoas que estão se preparando para viagens internacionais sem urgência, apenas para passeios, seria conveniente adiar os planos.

Como a pandemia pela Covid e seus perigos não estão definitivamente afastados, é importante considerar as complicações, pessoais e financeiras, de ficar doente em um país estrangeiro, mesmo com seguro-saúde de viagem.

Por outro lado, usufruir do turismo interno todos os dias do ano faria o brasileiro conhecer melhor a sua terra e seus encantos, falando e ouvindo a língua portuguesa e ainda pagando em reais. E tendo o SUS (Serviço Único de Saúde) gratuito na retaguarda.

Segundo o CDC (Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), os doentes podem sobreviver a uma infecção pulmonar pelo novo coronavírus e em seguida apresentar novos sintomas em outras áreas ou órgãos do corpo.

A médica Deblina Datta, do CDC, chefiou equipe de 40 médicos durante nove meses. Neste período, observou que a Covid-19 provoca mais doenças e sequelas do que outras afecções.

Entre outras, cita pacientes que nunca apresentaram sintomas respiratórios, mas tiveram fadiga extrema, dificuldade de concentração e alterações cardíacas com duração de semanas ou meses. Outros doentes apresentaram distúrbios neurológicos e renais, relacionados a coágulos sanguíneos.

A pandemia está próxima de acabar.

Algumas batalhas na luta contra a Covid-19 foram vencidas. A mais importante, contra os negacionistas e disseminadores de fake news, está controlada, pelo menos no Brasil.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário