segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

FANATISMO

FANATISMO

"Fanatismo é sempre um sinal de dúvida reprimida". (Carl Jung)

Pense nisso em termos da nossa sociedade atual. Da política. Dos preconceitos. Da intolerância. De opiniões na Internet. De atitudes humanas na vida real.

Isso está acontecendo exatamente agora. E o fanatismo não gera resultados saudáveis em nenhum lugar. E destrói, primeiro, a própria inteligência e a capacidade de entender e despertar.

Se Jung está certo, e se quisermos parar com isso, o caminho deve ser libertar a dúvida do seu calabouço e trazê-la à tona, doa a quem doer. E vai doer, porque fanáticos andam em grupos e são combatidos por outros grupos de outros fanáticos. Que, seguindo a mesma linha, também tem dúvidas reprimidas.

Vamos nos re-questionar. Pensar de novo e de novo. Pensar profundo. Mudar de posição. Ver mais. Entender ao máximo cada ponto. Entender o ponto do outro. Buscar resolver a dúvida da melhor maneira, e não de um jeito raso imediato e emocional. E se a dúvida não conseguir ser resolvida, que haja dúvida.

Porque senão, não queremos nenhuma verdade. Queremos apenas respostas rápidas, queremos pertencer a grupos, queremos segurança tola, queremos mentiras e não queremos vida. 

(Fonte: dharmalog.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário