domingo, 24 de janeiro de 2021

TSUNAMIS NÃO DÃO AVISO PRÉVIO

TSUNAMIS NÃO DÃO AVISO PRÉVIO
Antônio Britto 

Agenda do cercadinho distrai o país dos problemas reais, escreve Britto

Em um governo ao menos sensato, a existência de qualquer crise levaria à busca imediata de soluções. No padrão Bolsonaro, comportamento reiterado ao longo desses 2 anos, a crise leva a um modelo fixo de reação: transferência imediata de responsabilidades, busca de culpados e insinuações autoritárias tentando colocar as Forças Armadas a serviço dos interesses do presidente, o que não deveria ser novidade para o Exército.

Na prática, tornou-se uma forma de saber como Bolsonaro avalia a própria popularidade ou as dificuldades que enfrenta. Se são realmente grandes e prejudicam seus índices de aceitação, no próximo cercadinho as Forças Armadas serão usadas por ele. Esta semana não foi diferente: pressionado pelo crime de Manaus, o fracasso na vacinação e as dificuldades para a retomada econômica, Bolsonaro deu uma inesquecível contribuição à ciência política determinando que são as Forças Armadas que definem a existência da democracia entre nós.

Como deveria saber o ocupante da Procuradoria Geral da República, e como mostraram os norte-americanos ainda neste mês, a democracia mantém-se pela força das instituições, a resistência da sociedade e a submissão de todos à Constituição. Estamos, nisto sim, vacinados. Episódios semelhantes, vividos recentemente com o mesmo Bolsonaro, mostraram que nossa democracia já possui resiliência suficiente para enfrentar as bravatas autoritárias de um presidente em apuros ou a traição cometida pelo procurador-geral da República à história da sua instituição. Assim, ainda que indispensável ficarmos todos atentos e, quando necessário, barulhentos, a maior ameaça neste momento não é um retrocesso institucional.

A insinuação de que existem “as minhas Forças Armadas” serve mesmo para atingir fortemente a imagem de profissionalismo que a Constituição determina e que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica procuram construir no período democrático. E que se soma, infelizmente, ao desgaste consentido pelo Exército com a inaceitável participação de um oficial general da ativa em uma função política, com resultados historicamente desastrosos. Na falta de uma legislação que impeça essa participação, o Exército poderia valer-se do Conselho Acacio: se é da ativa, não pode exercer esse tipo de função. Se exerce, não pode ser mais da ativa…

Não devemos porém cair na cilada de adotar a agenda do cercadinho e perder de vista os 3 problemas urgentes e graves do país: a incompetência e a falta de respeito humano com que governantes, não apenas em Brasília, tratam a pandemia o que adia e reduz a perspectiva de uma retomada econômica. E, por consequência, o aprofundamento da crise social gerando demandas urgentes por políticas públicas que a asfixia fiscal dos governos está longe de permitir.

São estes fatores, ligados ao Brasil real, que definirão o futuro de Bolsonaro entre opções como reeleição ou impeachment, ambos hoje ainda incertos. Temas como as escolhas das novas mesas do Congresso Nacional, por mais que entretenham a atenção da mídia e forneçam indícios importantes sobre a situação política, desmancham-se no ar quando (e se) o agravamento da crise determinar.

Para não ir longe: o noticiário político, em abril e maio de 2013, não registrava nas declarações da elite brasileira a mínima noção do que ocorreria dias depois –a explosão de protestos populares que em poucas horas colocaram de cabeça para baixo a conjuntura política.

Hoje, nas águas sempre profundas da opinião pública, fermentam, com desfecho ainda desconhecido, o sentimento de que a crise econômica vai demorar ainda mais; que desempregados e empresas têm longos meses de sofrimento pela frente; e, especialmente, a indignação com a gestão da pandemia, catapultada pela facilidade com que governos batem fotos alegres de raros braços vacinados enquanto na mesma hora o Brasil vive um dos mais vergonhosos episódios da sua história –o crime cometido contra brasileiros do Amazonas, condenados a uma morte indigna sem poderem sequer gritar que não podem respirar.

Ainda recentemente, um só grito destes –o de George Floyd– sacudiu os Estados Unidos e teve papel importante na queda de Trump. Aqui, até por conta das restrições da pandemia, as manifestações de indignação e revolta não caracterizam ainda um tsunami. Mas tão precipitado quanto assegurar que ele chegará seria desconhecer que tsunamis não avisam com antecedência.

Fonte: https://www.poder360.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário