sábado, 26 de junho de 2021

COMPLICAÇÕES NOS RELACIONAMENTOS NA QUARENTENA

COMPLICAÇÕES NOS RELACIONAMENTOS NA QUARENTENA
*Por Elizandra Souza

A presença do outro, em excesso, é sempre sentida como uma invasão. Como se a pessoa perdesse um pouco de si mesmo e até não se reconhecesse, pelo tanto que o outro existe. Na quarentena os casais estão excessivamente juntos ou demasiadamente separados, as duas situações podem ser problemáticas, quando os motivos para ficar juntos ou separados se tornam ‘sem sentido’

A quarentena mudou a forma de se relacionar com as pessoas. O uso da internet que aparentemente aproxima, gerou um cansaço maior em função da disponibilidade excessiva. Ainda que as pessoas conversem muito pelas redes, o relacionamento parece ser sem intimidade ou compromisso.

Já os casais que estão sob o mesmo teto desde o início da quarentena têm reclamado muito da falta de privacidade e de momentos mais individuais. “Pode não parecer muita coisa, mas os momentos onde a pessoa consegue estar consigo mesma, ainda que rodeada de outros, como num ônibus, faz bem para a saúde psíquica, pois permite que a pessoa pense em si e nas suas coisas, sem a demanda do outro, sem ninguém pedir nada para ela”, afirma a psicanalista Elizandra Souza.

A distância faz os casais sentirem mais saudades e com isso tenham vontade de se ver, de dividir, estar junto, o que sugere um tipo de movimento para construção de um relacionamento. Porém, com a quarentena e a aproximação demasiada, enxergamos coisas que antes não dávamos importância e temos que conviver com ‘defeitos’ muito complicados, que anteriormente eram encobertos.

As relações na quarentena mudaram a forma como nos vemos e vemos os outros, bem como a forma como lidamos com os impasses e conflitos de estarmos sozinhos ou juntos.

*Psicanalista

Fonte: http://fernandoalbrecht.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário