domingo, 13 de junho de 2021

PROFESSOR MOREIRA

PROFESSOR MOREIRA

Quem estudou no Cristóvão de Mendoza nos anos sessenta (60) foi aluno do professor Moreira ou ouviu falar dele. O conheci no primeiro dia de aula. Ginásio novo, amplo, moderno. No primeiro intervalo fui conhecer a Cantina, assobiando, contente da vida. Em sentido contrário vinha um senhor baixinho que interrompeu a minha caminhada com a seguinte admoestação:

- Moço, isto aqui não é uma escola de samba...

Parei de assobiar e segui em frente.

Depois do intervalo conheci o professor Moreira, aquele mesmo que encontrara antes nos corredores.

Tínhamos aula com ele de segunda à sábado, eis que lecionava latim e inglês. Não havia moleza, tínhamos aula aos sábados à tarde. 

Só não tínhamos aula com o professor Moreira na quarta-feira. Aliás, era o seu dia de folga, mas, segundo os cronistas do cotidiano, ele atuava de outra maneira. Explico:

O Cine Real passou a oferecer uma sessão vespertina justamente no dia de folga do nosso professor. Dizia-se à boca pequena, ele ia à matinê para anotar a presença de alunos gazeteiros... Não creio que ele bancasse o espião, mas como era do tipo disciplinador, quem sabe?

Em seu abono é preciso dizer que suas aulas de inglês foram bem proveitosas. Era exigente com os verbos e mais ainda com a pronúncia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário