domingo, 26 de dezembro de 2021

UMA PANDEMIA DENTRO DE UMA PANDEMIA

UMA PANDEMIA DENTRO DE UMA PANDEMIA
Esper Kallás*

A variante ômicron está mudando os conceitos sobre a Covid-19

Não bastassem as surpresas da pandemia, a chegada da ômicron tem colocado em xeque alguns conceitos que vinham se consolidando desde a descoberta do Sars-CoV-2.

O principal é sua capacidade de transmissão. Os levantamentos de vigilância têm mostrado que, nos lugares onde a ômicron entrou, ela conseguiu dominar a cadeia de transmissão na comunidade com velocidade impressionante. De forma muito rápida, salta da condição de casos esparsos para a maioria das variantes identificadas. Por exemplo, nos Estados Unidos, a ômicron já é responsável por mais de 70% dos casos de Covid-19, sendo que respondia por 3% deles duas semanas antes.

Embora ainda sejam dados preliminares, os números sugerem que a transmissão parece respeitar menos a proteção vacinal. Cada vez mais chegam relatos de pessoas que, mesmo vacinadas com esquema completo, apresentam sintomas e testam positivo.

As vacinas continuam com ótimo perfil de proteção para a forma grave da doença. A grande maioria das pessoas com Covid-19 que necessitam de internação é formada por não vacinados ou com esquema incompleto de vacinação. O padrão parece persistir para as informações iniciais de Covid-19 causadas pela ômicron.

Há ainda dúvidas sobre o quanto as vacinas protegem contra infecção assintomática ou contra formas leves de Covid-19, ou seja, casos sem necessidade de hospitalização.

O sangue obtido de pessoas vacinadas mostra capacidade reduzida para neutralizar a ômicron quando comparada às outras variantes. Esta diferença fica bastante menor quando considerada a adição da terceira dose da vacina. Portanto, ao menos no laboratório, a ômicron parece exigir um esquema de vacinação com mais doses. Esta evidência preliminar tem embasado muitos gestores de saúde na aceleração ou antecipação da campanha para a dose adicional, que alguns chamam de dose de reforço.

Uma discussão mais recente diz respeito à revisão do objetivo primaz do enfrentamento da pandemia. Com a ômicron, caberia concentrar os esforços na prevenção de hospitalizações, isto é, focar a avaliação de eficácia das vacinas na prevenção de casos graves?

Alguns poderiam imaginar que a exigência de comprovação de vacinação se tornasse menos relevante sob este argumento, mas é o contrário. Sob a hipótese de que as vacinas possam não ser tão eficazes na prevenção da circulação do vírus, a vacinação torna-se ainda mais importante para prevenir hospitalizações. Ou seja, são os não vacinados ou com vacinação incompleta que irão ocupar hospitais, criar carga adicional para o serviço de saúde e seus profissionais, exigir gastos maiores da saúde pública e suplementar.

Muitos continuam insistindo que a Covid-19 causada pela ômicron é mais leve. Ainda não há evidências suficientes para afirmar isto. Com a maioria da população vacinada, não há como comparar os casos de Covid-19 em pessoas que receberam duas ou três doses de vacina com a doença de 2020 ou do começo de 2021, quando a vacina não estava disponível ou tinha acesso muito limitado.

O risco de infectar-se pode ser alto para pessoas com comorbidades e, especialmente, para pessoas que têm deficiências para montar uma resposta protetora após a vacinação, como pacientes transplantados ou em uso de imunossupressores.

Enquanto houver dúvidas, recomenda-se cautela. Afinal, ainda está na memória dos brasileiros o começo de 2021, logo após as festas do fim do ano.

A força de transmissão da ômicron parece ter gerado uma nova pandemia dentro da pandemia

*Médico infectologista, é professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador na mesma universidade.de Covid-19. O quanto aprendemos e o quanto estamos preparados está em prova.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário