quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

OS AVISOS DE MOURÃO E SANTOS CRUZ PARA BOLSONARO



OS AVISOS DE MOURÃO E SANTOS CRUZ PARA BOLSONARO
Elio Gaspari

Com pandemia e inflação, ninguém precisa de mais encrencas

Bolsonaro encrencou com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária porque ela recomendou a vacinação das crianças. A Anvisa é presidida por um almirante-médico que ele indicou.

Ganha um fim de semana num garimpo ilegal da Amazônia quem souber qual é a utilidade pública dessa canelada, seguida por ameaças feitas aos funcionários da agência.

Ganha um lote desmatado quem for capaz de responder a qualquer uma dessas perguntas:

Qual foi a utilidade de se praticar uma diplomacia de caneladas com a China?

Que interesse tinha a diplomacia brasileira metendo-se na eleição americana e recusando-se a reconhecer a vitória de Joe Biden por 38 dias?

Que interesse essa mesma diplomacia defendia quando Bolsonaro hostilizou o candidato peronista Alberto Fernández? Ele se elegeu.


Ganha dois lotes quem souber por que Bolsonaro disse em março de 2020 que a Covid seria uma "gripezinha". Mais um lote para quem souber por que ele disse, em dezembro, que a pandemia estava no "finalzinho". De lá para cá morreram mais de 400 mil brasileiros.

Qual foi o motivo da fritura de Gustavo Bebianno, o Secretário-Geral da Presidência que trabalhava pela sua candidatura ao tempo em que seus aliados cabiam numa kombi ?


Bolsonaro cultiva excentricidades. Sem caneladas, seriam apenas pitorescas. Afinal, do outro lado do balcão há gente que acredita que a imagem de Neil Armstrong andando na Lua em 1969 é uma fraude. Ninguém se mete em discussão por causa disso, do nióbio ou do grafeno. No caso do negacionismo sanitário, contudo, o capitão e suas falanges mostraram-se ameaçadores.

Nos últimos dias, dois generais da reserva publicaram artigos pedindo que se baixe a bola, nada além disso.

O general Santos Cruz escreveu o seguinte no jornal O Globo:

"O fanatismo sempre leva à violência e ao desrespeito. Está deteriorando e infectando relações pessoais, sociais e familiares. Está destruindo amizades por causa de governantes que não têm princípios nem compromisso com ninguém nem com nada. (...) O prejuízo ficará para famílias, instituições, amigos e o povo brasileiro... A vigarice seguirá em frente, na busca incessante da impunidade."

No dia seguinte, foi a vez do vice-presidente Hamilton Mourão. Ele escreveu em O Estado de S. Paulo:

"A atual polarização do país extrapola a ciência política e atinge nossa rotina social. Por não sabermos lidar com a euforia própria da temática, nossas relações interpessoais acabam sendo afetadas. (...) As conversas temperadas de bom senso e gentileza terminam por ocorrer apenas entre aqueles que têm uma mesma visão do mundo e da política."

"Todas as esferas da vida só prosperam com diálogo civilizado e construtivo. É preciso superar a agenda do confronto, do 'eu contra você' e 'nós contra eles'. (...) A conversa, sem condenação prévia, sem rótulos, mas com abertura para o crescimento e soluções pacíficas, é fundamental para o avanço do Brasil, fortalecimento da democracia e resgate da paz social."

Quem avisa inimigo não é.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário