domingo, 30 de janeiro de 2022

O MUNDO ANDA MUITO APRESSADO

O MUNDO ANDA MUITO APRESSADO
Fonte: Eres Mama

Os adultos devem ir devagar e respeitar os nossos filhos

Você já sentiu que vive em um mundo apressado? “Faça as coisas mais rápido, vamos, não vamos para a escola!”, “Você demora muito para se vestir!” e “Por que você é tão lento no que faz?”. Se você costuma dizer esse tipo de frase para seus filhos, com certeza vive com pressa.

Talvez você sinta um pouco de afinidade com essas expressões, pois elas tendem a se repetir muitas vezes. Mas a verdade é que você não para para pensar como as crianças descobrem viver em um mundo cheio de pressa.

Em que se baseia o mundo do “rush” adulto?

As pessoas crescidas geralmente vivem com pressa. As tarefas que têm de cumprir todos os dias, as responsabilidades que assumem e os problemas que enfrentam acabam por fazê-los agir de forma automática. Isso significa que eles têm pressa desde o momento em que se levantam até irem para a cama.

Com o passar dos dias, sentem que não têm tempo para cumprir todas as suas obrigações e que o dia vai passando sem se dar conta disso. Isso os deixa muito frustrados, pois não conseguem realizar tudo o que desejam. No entanto, o grande problema começa quando essas pressas são transferidas para as crianças e se tenta que elas levem uma vida acelerada.

A maioria das crianças vive no presente, pois requer um tempo considerável para desenvolver a miríade de habilidades que adquirem na infância. Eles não entendem o estresse ou pressa.

Sendo sugado pelas demandas que você impõe a eles como pais, eles entram em colapso. Bem, você espera que eles façam as coisas do jeito que você quer e não percebe o fato de que o ritmo de vida deles é muito diferente do seu.

Por que os jovens não deveriam ser apressados?

Você sente que às vezes seus filhos não lhe dão ouvidos quando você lhes pede para fazer algo no momento? Provavelmente, isso aconteceu com você e você se sentiu frustrado.

Quando seu filho não está acompanhando você, é normal que você se sinta desamparado e até se pergunte se ele está fazendo isso de propósito. Mas você deve saber que este não é o caso, porque as crianças nunca farão coisas que incomodam ou atrasam você para suas responsabilidades.

O significado do tempo que eles têm é completamente diferente do seu. Eles vivem no presente, então ainda não consideraram um futuro e não têm idéia de ter vivido no passado. Dessa forma, é muito complexo para eles entender como o dia passa.

Até os seis ou sete anos, quando aprendem a ler, começam a ter noção da passagem das horas e dos meses. Antes dessa idade, o termo ‘tempo’ é muito difícil de conceituar, pois é uma ideia muito abstrata. Portanto, é necessário que você entenda que é muito provável que você muitas vezes exija dos seus filhos certas habilidades que eles ainda não adquiriram.

Resumindo, não adianta pedir ao seu namorado que tenha pressa em colocar a roupa quando ele ainda precisa de ajuda para fazê-lo. Além disso, implore a ele para andar mais rápido quando as pernas dele são mais curtas do que as suas.

É apropriado perguntar a si mesmo se você está fazendo a coisa certa?

Claro que é! É melhor perguntar a si mesmo se você espera que seus filhos façam o que é apropriado para sua idade ou se deseja que eles façam mais do que suas habilidades permitem.

Quando você apressa os jovens, você se desconecta deles, porque deixa de respeitar seus ritmos e não permite que vivam plenamente a infância.

Dessa forma, você não pode esquecer a importância desta questão: você quer que seus filhos respeitem as outras pessoas e os pacientes? Você gostaria que prestassem mais atenção às coisas que fazem? Se as respostas forem sim, a maneira como você age com elas é essencial.

Algumas questão para que você possa ajustar seu mundo cheio de correria e seu ritmo ao de seus filhos

Agora que você sabe de tudo isso, aqui estão algumas chaves que o ajudarão a ajustar o ritmo de vida ao qual conduzem seus filhos:

Conecte-se com seu filho e suas necessidades . Isso o ajuda a compreender melhor o tempo deles e a evitar exigir mais deles do que eles podem fazer.

Evite fazer coisas para o seu filho ganhar velocidade. Quando você mesmo veste ou embala porque acha que é mais rápido, você tira sua autonomia e as tarefas que ela deve cumprir para se preparar para o futuro.

Ajude-o e mostre-lhe como realizar as atividades. Claro, com muito amor, paciência e respeito. Reconheça com ele que sua ajuda é muito valiosa e peça sua colaboração para realizar as tarefas com mais rapidez.

Seja mais paciente e reduza a carga mental . Isso faz com que as atitudes que eles tenham sejam positivas, enquanto você se sente mais calmo e sem tanto estresse.

Você já sabe o quanto é importante deixar de viver em um mundo de pressa, pois isso tem consequências nas atitudes de seus filhos. 

Procure levar as coisas com mais calma e entenda que eles não vivem no seu ritmo. 

Lembre-se de que fazer as coisas com pressa leva ao estresse e nada de bom vem disso. 

A parentalidade consciente , responsável e equilibrada é o melhor caminho.

Fonte: https://www.revistapazes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário