domingo, 16 de janeiro de 2022

UMA BIBLIOTECA DE AMOR

UMA BIBLIOTECA DE AMOR
Ruy Castro

O samba estava na corrente sanguínea de Lucio Rangel, mas seu coração batia ao ritmo de New Orleans

Ainda falta para o Natal, mas o meu já está garantido. Ganhei de Maria Lucia Rangel, querida amiga de antigas redações, a biblioteca de jazz de seu pai, Lucio Rangel, jornalista e autoridade em música popular. Para Lucio (1914-79), trabalho era prazer. Não se limitava a admirar e escrever sobre Pixinguinha, Mario Reis, Ismael Silva, Paulo da Portela, Cartola —seu convívio com eles se media em hectolitros. Sim, foi ele também quem acoplou Tom e Vinicius como parceiros, em 1956. E sua outra paixão era o jazz.

Não qualquer jazz, mas aquele entre o primeiro tambor tocado na África e a intrincada polifonia inventada pelos americanos em 1917. Pelos negros americanos, claro, porque Lucio não confiava nos jazzistas brancos, e mesmo assim só até a 2ª Guerra, porque ele também não queria saber de modernidades. Sobre essa música acumulou uma quantidade de livros, em francês, inglês e espanhol, dos anos 30 aos 60, muitos mandados encadernar por ele e amorosamente anotados. É isso: uma biblioteca de amor.

Tudo o que tivesse a ver com as raízes do jazz o interessava: work e folk songs, country, blues, gospel e até vudu haitiano. Mas foi à música de New Orleans, propriamente dita, que dedicou a vida, daí as pilhas de livros de história, enciclopédias e ensaios sobre ela —vários pelos pioneiros franceses Hughes Panassié, Charles Delaunnay e André Hodeir, campeões do "verdadeiro" jazz e que já o estudavam até antes dos americanos.

E dá-lhe de biografias, perfis, entrevistas, memórias e discografias de seus heróis Louis Armstrong, Kid Ory, Jelly Roll Morton, Sidney Bechet, Fats Waller, Duke Ellington, Bessie Smith, Ethel Waters, Count Basie e muitos mais, famosos ou obscuros.

O samba estava no sistema sanguíneo de Lucio Rangel, vide sua obsessiva dedicação a ele em 30 anos de artigos para jornais e revistas. Mas seu coração batia ao ritmo de New Orleans e tocava um trombone imaginário.

Fonte: Folha de S. Paulo (13/11/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário