sábado, 29 de janeiro de 2022

VIVER DA INTERNET

VIVER DA INTERNET
* Por Jennifer de Paula

Quem sonha em viver da internet precisa acordar urgente; já existem mais youtubers do que psicólogos

As mídias sociais trouxeram uma verdadeira transformação para o dia a dia das pessoas no mundo inteiro. De repente, as celebridades não são somente músicos ou artistas de cinema, são pessoas comuns, que por alguma razão se destacaram no mundo virtual e angariaram milhões de seguidores.

Em uma realidade não tão distante, ter somente seguidores não era tão relevante quanto é hoje. Atualmente, um perfil bem engajado e em crescimento, representa a possibilidade de ganhar muito dinheiro com um clique. Esse glamour em torno da vida dos influenciadores digitais, enche os olhos da nova geração. De acordo com a revista Trip, nos Estados Unidos já existem mais youtubers do que psicólogos e dentistas.

Porém, a versatilidade da internet e a dimensão que os ganhos advindos dela proporcionam escondem uma realidade frustrante para os jovens sonhadores. “O mercado não pode absorver mais produtores de conteúdo. Há uma vida real acontecendo. Há pessoas com ansiedade e depressão. Por trás dos bastidores, longe dos holofotes há seres humanos se fragmentando”, explica a psicóloga Leninha Wagner.

De acordo com ela, psicólogos e psicanalistas nunca trabalharam tanto. A quantidade de jovens querendo trabalhar com internet é tão grande, que os profissionais da saúde mental estão precisando desenvolver técnicas para trazer os jovens de volta à realidade do trabalho convencional. “Com uma porcentagem de retorno tão baixa, é difícil acreditar que profissões tão importantes para a sociedade estão se tornando “extintas” por conta de uma minoria que faz os jovens acreditarem que é fácil e divertido trabalhar apenas utilizando a tela de um celular”, opina Jennifer de Paula, BBA e especialista em Marketing Digital.

Para ela, o que acontecerá com os sonhadores do mundo digital é o que já aconteceu com quem sonhava em viver de música. “Hoje em dia os músicos estudam cada vez mais e estão se tornando profissionais completos. Aprendem diversas línguas, instrumentos, gestão, composição, entre outras funções necessárias para um profissional de sucesso”, afirma a especialista em marketing. As métricas de vaidade podem ser importantes aliadas na avaliação vocacional de quem sonha em ser influencer.

Jennifer de Paula defende ainda que deve ser realizado um teste vocacional para identificar as habilidades particulares de cada pessoa. “Os testes consideram o perfil psicológico, a personalidade, o histórico acadêmico, as preferências, as habilidades naturais e os objetivos pessoais do estudante na sua análise”, detalha a psicóloga Leninha. Para Jennifer de Paula, é importante ter amplo conhecimento em ferramentas digitais, administração de carreiras, marketing, línguas e qualquer outro de utilização da internet. “Muito se engana quem acredita não precisar de muito conhecimento para ser um influencer de sucesso”, ressalta.

* Diretora de marketing e gestão da MF Press Global,
uma agência de comunicação internacional.
Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca,
comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais
que somam milhões de seguidores nas redes sociais

Fonte: https://fernandoalbrecht.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário